Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172603 |
Resumo: | Objetivo: Analisar como se articulam alunos, professores e profissionais de enfermagem no ensinar e aprender administração em enfermagem na graduação, em um hospital universitário público. Método: A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, ancorada no referencial de Pichon-Rivière sobre grupo operativo. A coleta das informações deu-se entre outubro de 2013 e setembro de 2014 e consistiu em Questionário Autoadministrado, Observação Participante e Grupo Focal. As informações foram submetidas à análise temática. Resultados: Do corpus da análise resultaram quatro categorias temáticas: o desconhecido e o inevitável; no ir e vir, atitudes, valores e novos vínculos; o diálogo e modos de agir no ensinar/aprender; a emergência da práxis. Conclusão: A articulação entre alunos, professores e profissionais de enfermagem dá-se em um ir e vir de atitudes, valores e novos vínculos em que o diálogo viabiliza os modos de agir no ensinar/aprender administração em enfermagem na graduação, possibilitando a emergência da práxis. |
id |
UFRGS-2_501b69ebafb5699afff3d55e370e828b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172603 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kaiser, Dagmar ElaineDall'Agnol, Clarice Maria2018-02-20T02:25:14Z20170080-6234http://hdl.handle.net/10183/172603001059337Objetivo: Analisar como se articulam alunos, professores e profissionais de enfermagem no ensinar e aprender administração em enfermagem na graduação, em um hospital universitário público. Método: A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, ancorada no referencial de Pichon-Rivière sobre grupo operativo. A coleta das informações deu-se entre outubro de 2013 e setembro de 2014 e consistiu em Questionário Autoadministrado, Observação Participante e Grupo Focal. As informações foram submetidas à análise temática. Resultados: Do corpus da análise resultaram quatro categorias temáticas: o desconhecido e o inevitável; no ir e vir, atitudes, valores e novos vínculos; o diálogo e modos de agir no ensinar/aprender; a emergência da práxis. Conclusão: A articulação entre alunos, professores e profissionais de enfermagem dá-se em um ir e vir de atitudes, valores e novos vínculos em que o diálogo viabiliza os modos de agir no ensinar/aprender administração em enfermagem na graduação, possibilitando a emergência da práxis.Objective: Analyze the articulation of students, professors (supervisors of the undergraduate practicum) and nursing professionals in teaching and learning nursing management at graduation in a public university hospital. Method: This is a study of qualitative approach, anchored in the operative group reference of Pichon-Rivière. Data collection was held between October 2013 and September 2014 and consisted of a selfadministered questionnaire, participant observation and focus group. The information was submitted to thematic analysis. Results: The thematic analysis of the corpus resulted in four themes: the unknown and the inevitable; in coming and going, attitudes, values and new bonding; the dialogue and ways of acting in the teaching/learning; the emergence of praxis. Conclusion: The articulation among students, supervisors and nursing professionals occurring in a coming and going of attitudes, values and new bonding, in which the dialogue enables ways of acting in the teaching/learning of nursing management in graduation, allowing the emergence of praxis.Objetivo: Analizar cómo se articulan los alumnos, profesores y profesionales de enfermería en la enseñanza y aprendizaje de la administración de enfermería en el pregrado, en un hospital universitario público. Método: La investigación se inserta en el abordaje cualitativo, anclado en el marco de referencia de Pichon-Rivière acerca del grupo operativo. La recolección de las informaciones ocurrió entre octubre de 2013 y septiembre de 2014, se constituyó en un Cuestionario Autoadministrado, Observación Participativa y Grupo Focal. Las informaciones fueron sometidas al análisis temático. Resultados: Del corpus del análisis resultaron cuatro categorías temáticas: lo desconocido y lo inevitable; el ir y venir, actitudes, valores y nuevos vínculos; el diálogo y los modos de actuar en la enseñanza/aprendizaje; la urgencia de la praxis. Conclusión: La articulación entre alumnos, profesores y profesionales de enfermería se da en un ir y venir de actitudes, valores y nuevos vínculos en que el diálogo hace viable los modos de actuar en la enseñanza/aprendizaje de la administración de enfermería en el pregrado, posibilitando la urgencia de la praxis.application/pdfengRevista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 51 (2017), e03261Pesquisa em administração de enfermagemEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemNursing administration researchEducation, nursingStudents, nursingFocus groupsInvestigación en administración de enfermeríaEducación en enfermeríaEstudiantes de enfermeríaGrupos focalesTeaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-RivièreEnsinar e aprender administração em enfermagem no contexto hospitalar : um enfoque à luz de Pichon-RivièreEnseñar y aprender administración de enfermería en el marco hospitalario : un enfoque a la luz de Pichon-Rivièreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059337.pdf001059337.pdfTexto completo (inglês)application/pdf612058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/1/001059337.pdfdd5420da7c0310cccf3421358f80816eMD51TEXT001059337.pdf.txt001059337.pdf.txtExtracted Texttext/plain52321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/2/001059337.pdf.txt59c28ff8af55dffd0f0a78f5359b6c51MD52THUMBNAIL001059337.pdf.jpg001059337.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/3/001059337.pdf.jpg60f0d10ec53ec40d92f3a4c7ee4b28f9MD5310183/1726032018-10-29 07:49:47.95oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172603Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:49:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Ensinar e aprender administração em enfermagem no contexto hospitalar : um enfoque à luz de Pichon-Rivière |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Enseñar y aprender administración de enfermería en el marco hospitalario : un enfoque a la luz de Pichon-Rivière |
title |
Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière |
spellingShingle |
Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière Kaiser, Dagmar Elaine Pesquisa em administração de enfermagem Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Nursing administration research Education, nursing Students, nursing Focus groups Investigación en administración de enfermería Educación en enfermería Estudiantes de enfermería Grupos focales |
title_short |
Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière |
title_full |
Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière |
title_fullStr |
Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière |
title_full_unstemmed |
Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière |
title_sort |
Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière |
author |
Kaiser, Dagmar Elaine |
author_facet |
Kaiser, Dagmar Elaine Dall'Agnol, Clarice Maria |
author_role |
author |
author2 |
Dall'Agnol, Clarice Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kaiser, Dagmar Elaine Dall'Agnol, Clarice Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa em administração de enfermagem Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem |
topic |
Pesquisa em administração de enfermagem Estudantes de enfermagem Educação em enfermagem Nursing administration research Education, nursing Students, nursing Focus groups Investigación en administración de enfermería Educación en enfermería Estudiantes de enfermería Grupos focales |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Nursing administration research Education, nursing Students, nursing Focus groups |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Investigación en administración de enfermería Educación en enfermería Estudiantes de enfermería Grupos focales |
description |
Objetivo: Analisar como se articulam alunos, professores e profissionais de enfermagem no ensinar e aprender administração em enfermagem na graduação, em um hospital universitário público. Método: A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, ancorada no referencial de Pichon-Rivière sobre grupo operativo. A coleta das informações deu-se entre outubro de 2013 e setembro de 2014 e consistiu em Questionário Autoadministrado, Observação Participante e Grupo Focal. As informações foram submetidas à análise temática. Resultados: Do corpus da análise resultaram quatro categorias temáticas: o desconhecido e o inevitável; no ir e vir, atitudes, valores e novos vínculos; o diálogo e modos de agir no ensinar/aprender; a emergência da práxis. Conclusão: A articulação entre alunos, professores e profissionais de enfermagem dá-se em um ir e vir de atitudes, valores e novos vínculos em que o diálogo viabiliza os modos de agir no ensinar/aprender administração em enfermagem na graduação, possibilitando a emergência da práxis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-02-20T02:25:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/172603 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0080-6234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001059337 |
identifier_str_mv |
0080-6234 001059337 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/172603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 51 (2017), e03261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/1/001059337.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/2/001059337.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/3/001059337.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dd5420da7c0310cccf3421358f80816e 59c28ff8af55dffd0f0a78f5359b6c51 60f0d10ec53ec40d92f3a4c7ee4b28f9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447653065949184 |