Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kaiser, Dagmar Elaine
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dall'Agnol, Clarice Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172603
Resumo: Objetivo: Analisar como se articulam alunos, professores e profissionais de enfermagem no ensinar e aprender administração em enfermagem na graduação, em um hospital universitário público. Método: A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, ancorada no referencial de Pichon-Rivière sobre grupo operativo. A coleta das informações deu-se entre outubro de 2013 e setembro de 2014 e consistiu em Questionário Autoadministrado, Observação Participante e Grupo Focal. As informações foram submetidas à análise temática. Resultados: Do corpus da análise resultaram quatro categorias temáticas: o desconhecido e o inevitável; no ir e vir, atitudes, valores e novos vínculos; o diálogo e modos de agir no ensinar/aprender; a emergência da práxis. Conclusão: A articulação entre alunos, professores e profissionais de enfermagem dá-se em um ir e vir de atitudes, valores e novos vínculos em que o diálogo viabiliza os modos de agir no ensinar/aprender administração em enfermagem na graduação, possibilitando a emergência da práxis.
id UFRGS-2_501b69ebafb5699afff3d55e370e828b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172603
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kaiser, Dagmar ElaineDall'Agnol, Clarice Maria2018-02-20T02:25:14Z20170080-6234http://hdl.handle.net/10183/172603001059337Objetivo: Analisar como se articulam alunos, professores e profissionais de enfermagem no ensinar e aprender administração em enfermagem na graduação, em um hospital universitário público. Método: A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, ancorada no referencial de Pichon-Rivière sobre grupo operativo. A coleta das informações deu-se entre outubro de 2013 e setembro de 2014 e consistiu em Questionário Autoadministrado, Observação Participante e Grupo Focal. As informações foram submetidas à análise temática. Resultados: Do corpus da análise resultaram quatro categorias temáticas: o desconhecido e o inevitável; no ir e vir, atitudes, valores e novos vínculos; o diálogo e modos de agir no ensinar/aprender; a emergência da práxis. Conclusão: A articulação entre alunos, professores e profissionais de enfermagem dá-se em um ir e vir de atitudes, valores e novos vínculos em que o diálogo viabiliza os modos de agir no ensinar/aprender administração em enfermagem na graduação, possibilitando a emergência da práxis.Objective: Analyze the articulation of students, professors (supervisors of the undergraduate practicum) and nursing professionals in teaching and learning nursing management at graduation in a public university hospital. Method: This is a study of qualitative approach, anchored in the operative group reference of Pichon-Rivière. Data collection was held between October 2013 and September 2014 and consisted of a selfadministered questionnaire, participant observation and focus group. The information was submitted to thematic analysis. Results: The thematic analysis of the corpus resulted in four themes: the unknown and the inevitable; in coming and going, attitudes, values and new bonding; the dialogue and ways of acting in the teaching/learning; the emergence of praxis. Conclusion: The articulation among students, supervisors and nursing professionals occurring in a coming and going of attitudes, values and new bonding, in which the dialogue enables ways of acting in the teaching/learning of nursing management in graduation, allowing the emergence of praxis.Objetivo: Analizar cómo se articulan los alumnos, profesores y profesionales de enfermería en la enseñanza y aprendizaje de la administración de enfermería en el pregrado, en un hospital universitario público. Método: La investigación se inserta en el abordaje cualitativo, anclado en el marco de referencia de Pichon-Rivière acerca del grupo operativo. La recolección de las informaciones ocurrió entre octubre de 2013 y septiembre de 2014, se constituyó en un Cuestionario Autoadministrado, Observación Participativa y Grupo Focal. Las informaciones fueron sometidas al análisis temático. Resultados: Del corpus del análisis resultaron cuatro categorías temáticas: lo desconocido y lo inevitable; el ir y venir, actitudes, valores y nuevos vínculos; el diálogo y los modos de actuar en la enseñanza/aprendizaje; la urgencia de la praxis. Conclusión: La articulación entre alumnos, profesores y profesionales de enfermería se da en un ir y venir de actitudes, valores y nuevos vínculos en que el diálogo hace viable los modos de actuar en la enseñanza/aprendizaje de la administración de enfermería en el pregrado, posibilitando la urgencia de la praxis.application/pdfengRevista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 51 (2017), e03261Pesquisa em administração de enfermagemEstudantes de enfermagemEducação em enfermagemNursing administration researchEducation, nursingStudents, nursingFocus groupsInvestigación en administración de enfermeríaEducación en enfermeríaEstudiantes de enfermeríaGrupos focalesTeaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-RivièreEnsinar e aprender administração em enfermagem no contexto hospitalar : um enfoque à luz de Pichon-RivièreEnseñar y aprender administración de enfermería en el marco hospitalario : un enfoque a la luz de Pichon-Rivièreinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059337.pdf001059337.pdfTexto completo (inglês)application/pdf612058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/1/001059337.pdfdd5420da7c0310cccf3421358f80816eMD51TEXT001059337.pdf.txt001059337.pdf.txtExtracted Texttext/plain52321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/2/001059337.pdf.txt59c28ff8af55dffd0f0a78f5359b6c51MD52THUMBNAIL001059337.pdf.jpg001059337.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1696http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/3/001059337.pdf.jpg60f0d10ec53ec40d92f3a4c7ee4b28f9MD5310183/1726032018-10-29 07:49:47.95oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172603Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:49:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Ensinar e aprender administração em enfermagem no contexto hospitalar : um enfoque à luz de Pichon-Rivière
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Enseñar y aprender administración de enfermería en el marco hospitalario : un enfoque a la luz de Pichon-Rivière
title Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
spellingShingle Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
Kaiser, Dagmar Elaine
Pesquisa em administração de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Nursing administration research
Education, nursing
Students, nursing
Focus groups
Investigación en administración de enfermería
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Grupos focales
title_short Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
title_full Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
title_fullStr Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
title_full_unstemmed Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
title_sort Teaching and learning nursing management in the hospital context : an approach in the light of Pichon-Rivière
author Kaiser, Dagmar Elaine
author_facet Kaiser, Dagmar Elaine
Dall'Agnol, Clarice Maria
author_role author
author2 Dall'Agnol, Clarice Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kaiser, Dagmar Elaine
Dall'Agnol, Clarice Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em administração de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
topic Pesquisa em administração de enfermagem
Estudantes de enfermagem
Educação em enfermagem
Nursing administration research
Education, nursing
Students, nursing
Focus groups
Investigación en administración de enfermería
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Grupos focales
dc.subject.eng.fl_str_mv Nursing administration research
Education, nursing
Students, nursing
Focus groups
dc.subject.spa.fl_str_mv Investigación en administración de enfermería
Educación en enfermería
Estudiantes de enfermería
Grupos focales
description Objetivo: Analisar como se articulam alunos, professores e profissionais de enfermagem no ensinar e aprender administração em enfermagem na graduação, em um hospital universitário público. Método: A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa, ancorada no referencial de Pichon-Rivière sobre grupo operativo. A coleta das informações deu-se entre outubro de 2013 e setembro de 2014 e consistiu em Questionário Autoadministrado, Observação Participante e Grupo Focal. As informações foram submetidas à análise temática. Resultados: Do corpus da análise resultaram quatro categorias temáticas: o desconhecido e o inevitável; no ir e vir, atitudes, valores e novos vínculos; o diálogo e modos de agir no ensinar/aprender; a emergência da práxis. Conclusão: A articulação entre alunos, professores e profissionais de enfermagem dá-se em um ir e vir de atitudes, valores e novos vínculos em que o diálogo viabiliza os modos de agir no ensinar/aprender administração em enfermagem na graduação, possibilitando a emergência da práxis.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-20T02:25:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172603
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0080-6234
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059337
identifier_str_mv 0080-6234
001059337
url http://hdl.handle.net/10183/172603
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 51 (2017), e03261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/1/001059337.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/2/001059337.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172603/3/001059337.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd5420da7c0310cccf3421358f80816e
59c28ff8af55dffd0f0a78f5359b6c51
60f0d10ec53ec40d92f3a4c7ee4b28f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447653065949184