Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milagre, Fernando Fagundes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18947
Resumo: Em função da inclusão de novas gerações na cultura digital, o Brasil inicia um projeto de nível nacional para a implantação de um sistema de ensino baseado, fundamentalmente, na utilização de um laptop por cada aluno, conectado obrigatoriamente à internet. Com esta inovação nos processos de ensino, criou-se a necessidade de analisarmos a aceitação dos usuários desta nova tecnologia. Utilizou-se um modelo integrado dos modelos TAM e TTF. O principal objetivo deste trabalho é Identificar os fatores de aceitação dos alunos de 5ª a 8ª séries no uso de laptops XO, no sistema um para um, nos processos de ensino nas salas de aulas. Para alcançar este objetivo se realizou uma pesquisa survey em duas etapas. Uma preliminar para identificar quais são os fatores de aceitação e validação do instrumento de pesquisa, e uma aplicação do instrumento proposto. Em sua conclusão traz análises sobre a aceitação em relação aos fatores propostos pelo presente trabalho.
id UFRGS-2_51a49885c5d457f78b2d0f4d3d0a951c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Milagre, Fernando FagundesMaçada, Antônio Carlos Gastaud2010-03-27T04:15:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/18947000733451Em função da inclusão de novas gerações na cultura digital, o Brasil inicia um projeto de nível nacional para a implantação de um sistema de ensino baseado, fundamentalmente, na utilização de um laptop por cada aluno, conectado obrigatoriamente à internet. Com esta inovação nos processos de ensino, criou-se a necessidade de analisarmos a aceitação dos usuários desta nova tecnologia. Utilizou-se um modelo integrado dos modelos TAM e TTF. O principal objetivo deste trabalho é Identificar os fatores de aceitação dos alunos de 5ª a 8ª séries no uso de laptops XO, no sistema um para um, nos processos de ensino nas salas de aulas. Para alcançar este objetivo se realizou uma pesquisa survey em duas etapas. Uma preliminar para identificar quais são os fatores de aceitação e validação do instrumento de pesquisa, e uma aplicação do instrumento proposto. Em sua conclusão traz análises sobre a aceitação em relação aos fatores propostos pelo presente trabalho.application/pdfporLaptopEnsino fundamentalUso do computadorAceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000733451.pdf000733451.pdfTexto completoapplication/pdf1064748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/1/000733451.pdf9fc062e8ae6dcb704af0de09e71ddba8MD51TEXT000733451.pdf.txt000733451.pdf.txtExtracted Texttext/plain100763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/2/000733451.pdf.txt8eaeb3200daea4a85c558e2be3a6d7d5MD52THUMBNAIL000733451.pdf.jpg000733451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/3/000733451.pdf.jpg5a86fe72c271299a129dbeb560075c70MD5310183/189472019-07-10 02:35:14.778313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:35:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
title Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
spellingShingle Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
Milagre, Fernando Fagundes
Laptop
Ensino fundamental
Uso do computador
title_short Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
title_full Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
title_fullStr Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
title_full_unstemmed Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
title_sort Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
author Milagre, Fernando Fagundes
author_facet Milagre, Fernando Fagundes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milagre, Fernando Fagundes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
contributor_str_mv Maçada, Antônio Carlos Gastaud
dc.subject.por.fl_str_mv Laptop
Ensino fundamental
Uso do computador
topic Laptop
Ensino fundamental
Uso do computador
description Em função da inclusão de novas gerações na cultura digital, o Brasil inicia um projeto de nível nacional para a implantação de um sistema de ensino baseado, fundamentalmente, na utilização de um laptop por cada aluno, conectado obrigatoriamente à internet. Com esta inovação nos processos de ensino, criou-se a necessidade de analisarmos a aceitação dos usuários desta nova tecnologia. Utilizou-se um modelo integrado dos modelos TAM e TTF. O principal objetivo deste trabalho é Identificar os fatores de aceitação dos alunos de 5ª a 8ª séries no uso de laptops XO, no sistema um para um, nos processos de ensino nas salas de aulas. Para alcançar este objetivo se realizou uma pesquisa survey em duas etapas. Uma preliminar para identificar quais são os fatores de aceitação e validação do instrumento de pesquisa, e uma aplicação do instrumento proposto. Em sua conclusão traz análises sobre a aceitação em relação aos fatores propostos pelo presente trabalho.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-27T04:15:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18947
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000733451
url http://hdl.handle.net/10183/18947
identifier_str_mv 000733451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/1/000733451.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/2/000733451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/3/000733451.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9fc062e8ae6dcb704af0de09e71ddba8
8eaeb3200daea4a85c558e2be3a6d7d5
5a86fe72c271299a129dbeb560075c70
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447036073345024