Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/18947 |
Resumo: | Em função da inclusão de novas gerações na cultura digital, o Brasil inicia um projeto de nível nacional para a implantação de um sistema de ensino baseado, fundamentalmente, na utilização de um laptop por cada aluno, conectado obrigatoriamente à internet. Com esta inovação nos processos de ensino, criou-se a necessidade de analisarmos a aceitação dos usuários desta nova tecnologia. Utilizou-se um modelo integrado dos modelos TAM e TTF. O principal objetivo deste trabalho é Identificar os fatores de aceitação dos alunos de 5ª a 8ª séries no uso de laptops XO, no sistema um para um, nos processos de ensino nas salas de aulas. Para alcançar este objetivo se realizou uma pesquisa survey em duas etapas. Uma preliminar para identificar quais são os fatores de aceitação e validação do instrumento de pesquisa, e uma aplicação do instrumento proposto. Em sua conclusão traz análises sobre a aceitação em relação aos fatores propostos pelo presente trabalho. |
id |
UFRGS-2_51a49885c5d457f78b2d0f4d3d0a951c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18947 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Milagre, Fernando FagundesMaçada, Antônio Carlos Gastaud2010-03-27T04:15:26Z2009http://hdl.handle.net/10183/18947000733451Em função da inclusão de novas gerações na cultura digital, o Brasil inicia um projeto de nível nacional para a implantação de um sistema de ensino baseado, fundamentalmente, na utilização de um laptop por cada aluno, conectado obrigatoriamente à internet. Com esta inovação nos processos de ensino, criou-se a necessidade de analisarmos a aceitação dos usuários desta nova tecnologia. Utilizou-se um modelo integrado dos modelos TAM e TTF. O principal objetivo deste trabalho é Identificar os fatores de aceitação dos alunos de 5ª a 8ª séries no uso de laptops XO, no sistema um para um, nos processos de ensino nas salas de aulas. Para alcançar este objetivo se realizou uma pesquisa survey em duas etapas. Uma preliminar para identificar quais são os fatores de aceitação e validação do instrumento de pesquisa, e uma aplicação do instrumento proposto. Em sua conclusão traz análises sobre a aceitação em relação aos fatores propostos pelo presente trabalho.application/pdfporLaptopEnsino fundamentalUso do computadorAceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2009Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000733451.pdf000733451.pdfTexto completoapplication/pdf1064748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/1/000733451.pdf9fc062e8ae6dcb704af0de09e71ddba8MD51TEXT000733451.pdf.txt000733451.pdf.txtExtracted Texttext/plain100763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/2/000733451.pdf.txt8eaeb3200daea4a85c558e2be3a6d7d5MD52THUMBNAIL000733451.pdf.jpg000733451.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/3/000733451.pdf.jpg5a86fe72c271299a129dbeb560075c70MD5310183/189472019-07-10 02:35:14.778313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-07-10T05:35:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA |
title |
Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA |
spellingShingle |
Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA Milagre, Fernando Fagundes Laptop Ensino fundamental Uso do computador |
title_short |
Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA |
title_full |
Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA |
title_fullStr |
Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA |
title_full_unstemmed |
Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA |
title_sort |
Aceitação dos usuários na implantação dos computadores na Educação : Projeto Piloto UCA |
author |
Milagre, Fernando Fagundes |
author_facet |
Milagre, Fernando Fagundes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milagre, Fernando Fagundes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
contributor_str_mv |
Maçada, Antônio Carlos Gastaud |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laptop Ensino fundamental Uso do computador |
topic |
Laptop Ensino fundamental Uso do computador |
description |
Em função da inclusão de novas gerações na cultura digital, o Brasil inicia um projeto de nível nacional para a implantação de um sistema de ensino baseado, fundamentalmente, na utilização de um laptop por cada aluno, conectado obrigatoriamente à internet. Com esta inovação nos processos de ensino, criou-se a necessidade de analisarmos a aceitação dos usuários desta nova tecnologia. Utilizou-se um modelo integrado dos modelos TAM e TTF. O principal objetivo deste trabalho é Identificar os fatores de aceitação dos alunos de 5ª a 8ª séries no uso de laptops XO, no sistema um para um, nos processos de ensino nas salas de aulas. Para alcançar este objetivo se realizou uma pesquisa survey em duas etapas. Uma preliminar para identificar quais são os fatores de aceitação e validação do instrumento de pesquisa, e uma aplicação do instrumento proposto. Em sua conclusão traz análises sobre a aceitação em relação aos fatores propostos pelo presente trabalho. |
publishDate |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-03-27T04:15:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/18947 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000733451 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/18947 |
identifier_str_mv |
000733451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/1/000733451.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/2/000733451.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18947/3/000733451.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9fc062e8ae6dcb704af0de09e71ddba8 8eaeb3200daea4a85c558e2be3a6d7d5 5a86fe72c271299a129dbeb560075c70 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447036073345024 |