A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberton, Bruna Fagundes Antunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rosa, Emiliana Faria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198587
Resumo: Neste artigo pretende-se demonstrar como ocorreu o processo de criação, e o uso, do material didático utilizado nas aulas de Língua Brasileira de Sinais, Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Compreendendo a im-portância de um melhor aprendizado por parte dos alunos, foi desenvolvido o material didático em vídeo, com diálogos e sinalário. Deseja-se que o material produzido pelos professores seja plenamente utilizado no ensino e aprendizado da língua de sinais; tor-nando os alunos capazes de compre-ender não somente o sinalizar, mas também compreender a Libras enquan-to língua de uma comunidade com valores sociais, culturais e linguísticos próprios.
id UFRGS-2_51a66a757d56cea4bb53ba13c2491017
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198587
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Alberton, Bruna Fagundes AntunesRosa, Emiliana Faria2019-08-29T02:35:07Z20162525-6203http://hdl.handle.net/10183/198587001052643Neste artigo pretende-se demonstrar como ocorreu o processo de criação, e o uso, do material didático utilizado nas aulas de Língua Brasileira de Sinais, Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Compreendendo a im-portância de um melhor aprendizado por parte dos alunos, foi desenvolvido o material didático em vídeo, com diálogos e sinalário. Deseja-se que o material produzido pelos professores seja plenamente utilizado no ensino e aprendizado da língua de sinais; tor-nando os alunos capazes de compre-ender não somente o sinalizar, mas também compreender a Libras enquan-to língua de uma comunidade com valores sociais, culturais e linguísticos próprios.This article aims to show the crea-tion process and the use of teach-ing materials in Brazilian Sign Language (Libras) classes at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on an un-derstanding of the importance of better learning experiences for students, courseware videos with dialogues and a signed dictionary (sinalário) were developed. It is hoped that this material, produced by teachers, will be fully used in the teaching and learning of sign language, thereby helping stu-dents not only to understand signs, but also to appreciate Libras as the language of a community with its own social, cultural and linguistic values.application/pdfporEspaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro. N. 45 (jan./jun. 2016), p. 29-45Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Material didáticoEnsino superiorPesquisaLibras (Brazilian Sign Language)Teaching materialHigher educationA disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001052643.pdf.txt001052643.pdf.txtExtracted Texttext/plain6149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198587/2/001052643.pdf.txte00dd9d02d707ab301021cd5dcecbaeaMD52ORIGINAL001052643.pdfTexto completoapplication/pdf2121940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198587/1/001052643.pdf6afca6d6a763946f2dfe78670687bbadMD5110183/1985872023-06-25 03:43:52.768178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:43:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
title A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
spellingShingle A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
Alberton, Bruna Fagundes Antunes
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Material didático
Ensino superior
Pesquisa
Libras (Brazilian Sign Language)
Teaching material
Higher education
title_short A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
title_full A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
title_fullStr A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
title_full_unstemmed A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
title_sort A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
author Alberton, Bruna Fagundes Antunes
author_facet Alberton, Bruna Fagundes Antunes
Rosa, Emiliana Faria
author_role author
author2 Rosa, Emiliana Faria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberton, Bruna Fagundes Antunes
Rosa, Emiliana Faria
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Material didático
Ensino superior
Pesquisa
topic Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Material didático
Ensino superior
Pesquisa
Libras (Brazilian Sign Language)
Teaching material
Higher education
dc.subject.eng.fl_str_mv Libras (Brazilian Sign Language)
Teaching material
Higher education
description Neste artigo pretende-se demonstrar como ocorreu o processo de criação, e o uso, do material didático utilizado nas aulas de Língua Brasileira de Sinais, Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Compreendendo a im-portância de um melhor aprendizado por parte dos alunos, foi desenvolvido o material didático em vídeo, com diálogos e sinalário. Deseja-se que o material produzido pelos professores seja plenamente utilizado no ensino e aprendizado da língua de sinais; tor-nando os alunos capazes de compre-ender não somente o sinalizar, mas também compreender a Libras enquan-to língua de uma comunidade com valores sociais, culturais e linguísticos próprios.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:35:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198587
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2525-6203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001052643
identifier_str_mv 2525-6203
001052643
url http://hdl.handle.net/10183/198587
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Espaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro. N. 45 (jan./jun. 2016), p. 29-45
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198587/2/001052643.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198587/1/001052643.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e00dd9d02d707ab301021cd5dcecbaea
6afca6d6a763946f2dfe78670687bbad
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224973218480128