A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198587 |
Resumo: | Neste artigo pretende-se demonstrar como ocorreu o processo de criação, e o uso, do material didático utilizado nas aulas de Língua Brasileira de Sinais, Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Compreendendo a im-portância de um melhor aprendizado por parte dos alunos, foi desenvolvido o material didático em vídeo, com diálogos e sinalário. Deseja-se que o material produzido pelos professores seja plenamente utilizado no ensino e aprendizado da língua de sinais; tor-nando os alunos capazes de compre-ender não somente o sinalizar, mas também compreender a Libras enquan-to língua de uma comunidade com valores sociais, culturais e linguísticos próprios. |
id |
UFRGS-2_51a66a757d56cea4bb53ba13c2491017 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198587 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Alberton, Bruna Fagundes AntunesRosa, Emiliana Faria2019-08-29T02:35:07Z20162525-6203http://hdl.handle.net/10183/198587001052643Neste artigo pretende-se demonstrar como ocorreu o processo de criação, e o uso, do material didático utilizado nas aulas de Língua Brasileira de Sinais, Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Compreendendo a im-portância de um melhor aprendizado por parte dos alunos, foi desenvolvido o material didático em vídeo, com diálogos e sinalário. Deseja-se que o material produzido pelos professores seja plenamente utilizado no ensino e aprendizado da língua de sinais; tor-nando os alunos capazes de compre-ender não somente o sinalizar, mas também compreender a Libras enquan-to língua de uma comunidade com valores sociais, culturais e linguísticos próprios.This article aims to show the crea-tion process and the use of teach-ing materials in Brazilian Sign Language (Libras) classes at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Based on an un-derstanding of the importance of better learning experiences for students, courseware videos with dialogues and a signed dictionary (sinalário) were developed. It is hoped that this material, produced by teachers, will be fully used in the teaching and learning of sign language, thereby helping stu-dents not only to understand signs, but also to appreciate Libras as the language of a community with its own social, cultural and linguistic values.application/pdfporEspaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro. N. 45 (jan./jun. 2016), p. 29-45Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Material didáticoEnsino superiorPesquisaLibras (Brazilian Sign Language)Teaching materialHigher educationA disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001052643.pdf.txt001052643.pdf.txtExtracted Texttext/plain6149http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198587/2/001052643.pdf.txte00dd9d02d707ab301021cd5dcecbaeaMD52ORIGINAL001052643.pdfTexto completoapplication/pdf2121940http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198587/1/001052643.pdf6afca6d6a763946f2dfe78670687bbadMD5110183/1985872023-06-25 03:43:52.768178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198587Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-06-25T06:43:52Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso |
title |
A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso |
spellingShingle |
A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso Alberton, Bruna Fagundes Antunes Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Material didático Ensino superior Pesquisa Libras (Brazilian Sign Language) Teaching material Higher education |
title_short |
A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso |
title_full |
A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso |
title_fullStr |
A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso |
title_sort |
A disciplina de libras e a produção de material didático : um estudo de caso |
author |
Alberton, Bruna Fagundes Antunes |
author_facet |
Alberton, Bruna Fagundes Antunes Rosa, Emiliana Faria |
author_role |
author |
author2 |
Rosa, Emiliana Faria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alberton, Bruna Fagundes Antunes Rosa, Emiliana Faria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Material didático Ensino superior Pesquisa |
topic |
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Material didático Ensino superior Pesquisa Libras (Brazilian Sign Language) Teaching material Higher education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Libras (Brazilian Sign Language) Teaching material Higher education |
description |
Neste artigo pretende-se demonstrar como ocorreu o processo de criação, e o uso, do material didático utilizado nas aulas de Língua Brasileira de Sinais, Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Compreendendo a im-portância de um melhor aprendizado por parte dos alunos, foi desenvolvido o material didático em vídeo, com diálogos e sinalário. Deseja-se que o material produzido pelos professores seja plenamente utilizado no ensino e aprendizado da língua de sinais; tor-nando os alunos capazes de compre-ender não somente o sinalizar, mas também compreender a Libras enquan-to língua de uma comunidade com valores sociais, culturais e linguísticos próprios. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T02:35:07Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198587 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2525-6203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001052643 |
identifier_str_mv |
2525-6203 001052643 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198587 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Espaço : informativo técnico-científico do INES. Rio de Janeiro. N. 45 (jan./jun. 2016), p. 29-45 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198587/2/001052643.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198587/1/001052643.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e00dd9d02d707ab301021cd5dcecbaea 6afca6d6a763946f2dfe78670687bbad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447693098483712 |