A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ananias, Elisangela Venancio
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza Neto, Samuel de, Benites, Larissa Cerignoni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255521
Resumo: A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, teve como objetivo identificar e analisar a influência do Movimento da Profissionalização do Ensino (MPE) em três contextos de formação de professores de Educação Física nas propostas de estágio supervisionado (ES). Como resultados apontou-se que em Portugal, o processo de Bolonha representou o princípio norteador de uma proposta integrada para o contexto europeu para a formação e ES; nos EUA, os parâmetros prescritos nos manuais consolidaram uma proposta de formação de professores e reorganizaram os ES; e, no Brasil, a lei de diretrizes e bases da educação nacional estabeleceu princípios para se pensar à docência como profissão e área de conhecimento, promovendo novas interpretações para os ES. Em conclusão, o MPE influenciou a formação e o ES em todos os contextos, mas com perspectivas distintas.
id UFRGS-2_51dc52f90550a698389c5fad1282dc70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255521
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ananias, Elisangela VenancioSouza Neto, Samuel deBenites, Larissa Cerignoni2023-03-10T03:26:24Z20221068-2341http://hdl.handle.net/10183/255521001147706A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, teve como objetivo identificar e analisar a influência do Movimento da Profissionalização do Ensino (MPE) em três contextos de formação de professores de Educação Física nas propostas de estágio supervisionado (ES). Como resultados apontou-se que em Portugal, o processo de Bolonha representou o princípio norteador de uma proposta integrada para o contexto europeu para a formação e ES; nos EUA, os parâmetros prescritos nos manuais consolidaram uma proposta de formação de professores e reorganizaram os ES; e, no Brasil, a lei de diretrizes e bases da educação nacional estabeleceu princípios para se pensar à docência como profissão e área de conhecimento, promovendo novas interpretações para os ES. Em conclusão, o MPE influenciou a formação e o ES em todos os contextos, mas com perspectivas distintas.Thisresearch, with a qualitative approach of the multiple case study type, aimed to identify and analyze the influence of the movement for the professionalization of teaching (MPT) in three contexts of physical education teacher training practicum proposals. As a result, it was pointed out that in Portugal, the Bologna process represented the guiding principle of an integrated proposal for the European context for training and practicum; in the USA, the parameters prescribed in the manuals consolidated a proposal for teacher training and reorganized the practicum; and, in Brazil, the law of guidelines and bases for national education established principles for thinking about teaching as a profession and area of knowledge, promoting new interpretations for practicum. In conclusion, the MPT influenced training and the practicum in all contexts, but with different perspectives.La investigación, con un enfoque cualitativo del tipo estudio de caso múltiple, tuvo como objetivo identificar y analizar la influencia del Movimiento para la Profesionalización de la Docencia (MPD) en tres contextos de formación docente de Educación Física en las propuestas de prácticas supervisadas (PS). En consecuencia, se señaló que en Portugal, el proceso de Bolonia representaba el principio rector de una propuesta integrada para el contexto europeo de la formación y las PS; en EE.UU., los parámetros prescritos en los manuales consolidaron una propuesta de formación docente y reorganizaron la PS; y, en Brasil, la ley de lineamientos y bases de la educación nacional estableció principios para pensar la docencia como profesión y área de conocimiento, promoviendo nuevas interpretaciones para la PS. En conclusión, el MPD influyó en la formación y las PS en todos los contextos, pero con diferentes perspectivas.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 30, n. 21 (fev. 2022), p. 1-30Formação de professoresEstágio supervisionadoEducação físicaPolítica educacionalTeacher trainingPracticumPhysical educationEducational policiesFormación del profesoradoPrácticas supervisadaEducación físicaPolíticas educativasA formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionadoThe training of physical education teachers in Portugal, the USA,and Brazil from the perspective of professionalization of teaching duringthe practicum La formación de docentes de educación física en Portugal, Estados Unidos y Brasil sobre la perspectiva de profesionalización de la enseñanza en las prácticas supervisadas Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147706.pdf.txt001147706.pdf.txtExtracted Texttext/plain108854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255521/2/001147706.pdf.txt4c01aea8bd3bb03e7ef89eec4ef706a3MD52ORIGINAL001147706.pdfTexto completoapplication/pdf556258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255521/1/001147706.pdf1ea274c480fb6db10b248dee67067966MD5110183/2555212023-03-11 03:30:19.269775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The training of physical education teachers in Portugal, the USA,and Brazil from the perspective of professionalization of teaching duringthe practicum
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La formación de docentes de educación física en Portugal, Estados Unidos y Brasil sobre la perspectiva de profesionalización de la enseñanza en las prácticas supervisadas
title A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
spellingShingle A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
Ananias, Elisangela Venancio
Formação de professores
Estágio supervisionado
Educação física
Política educacional
Teacher training
Practicum
Physical education
Educational policies
Formación del profesorado
Prácticas supervisada
Educación física
Políticas educativas
title_short A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
title_full A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
title_fullStr A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
title_full_unstemmed A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
title_sort A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
author Ananias, Elisangela Venancio
author_facet Ananias, Elisangela Venancio
Souza Neto, Samuel de
Benites, Larissa Cerignoni
author_role author
author2 Souza Neto, Samuel de
Benites, Larissa Cerignoni
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ananias, Elisangela Venancio
Souza Neto, Samuel de
Benites, Larissa Cerignoni
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Estágio supervisionado
Educação física
Política educacional
topic Formação de professores
Estágio supervisionado
Educação física
Política educacional
Teacher training
Practicum
Physical education
Educational policies
Formación del profesorado
Prácticas supervisada
Educación física
Políticas educativas
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Practicum
Physical education
Educational policies
dc.subject.spa.fl_str_mv Formación del profesorado
Prácticas supervisada
Educación física
Políticas educativas
description A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, teve como objetivo identificar e analisar a influência do Movimento da Profissionalização do Ensino (MPE) em três contextos de formação de professores de Educação Física nas propostas de estágio supervisionado (ES). Como resultados apontou-se que em Portugal, o processo de Bolonha representou o princípio norteador de uma proposta integrada para o contexto europeu para a formação e ES; nos EUA, os parâmetros prescritos nos manuais consolidaram uma proposta de formação de professores e reorganizaram os ES; e, no Brasil, a lei de diretrizes e bases da educação nacional estabeleceu princípios para se pensar à docência como profissão e área de conhecimento, promovendo novas interpretações para os ES. Em conclusão, o MPE influenciou a formação e o ES em todos os contextos, mas com perspectivas distintas.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-10T03:26:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255521
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147706
identifier_str_mv 1068-2341
001147706
url http://hdl.handle.net/10183/255521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 30, n. 21 (fev. 2022), p. 1-30
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255521/2/001147706.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255521/1/001147706.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c01aea8bd3bb03e7ef89eec4ef706a3
1ea274c480fb6db10b248dee67067966
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225082599636992