A formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionado
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255521 |
Resumo: | A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, teve como objetivo identificar e analisar a influência do Movimento da Profissionalização do Ensino (MPE) em três contextos de formação de professores de Educação Física nas propostas de estágio supervisionado (ES). Como resultados apontou-se que em Portugal, o processo de Bolonha representou o princípio norteador de uma proposta integrada para o contexto europeu para a formação e ES; nos EUA, os parâmetros prescritos nos manuais consolidaram uma proposta de formação de professores e reorganizaram os ES; e, no Brasil, a lei de diretrizes e bases da educação nacional estabeleceu princípios para se pensar à docência como profissão e área de conhecimento, promovendo novas interpretações para os ES. Em conclusão, o MPE influenciou a formação e o ES em todos os contextos, mas com perspectivas distintas. |
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Ananias, Elisangela VenancioSouza Neto, Samuel deBenites, Larissa Cerignoni2023-03-10T03:26:24Z20221068-2341http://hdl.handle.net/10183/255521001147706A pesquisa, de abordagem qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos, teve como objetivo identificar e analisar a influência do Movimento da Profissionalização do Ensino (MPE) em três contextos de formação de professores de Educação Física nas propostas de estágio supervisionado (ES). Como resultados apontou-se que em Portugal, o processo de Bolonha representou o princípio norteador de uma proposta integrada para o contexto europeu para a formação e ES; nos EUA, os parâmetros prescritos nos manuais consolidaram uma proposta de formação de professores e reorganizaram os ES; e, no Brasil, a lei de diretrizes e bases da educação nacional estabeleceu princípios para se pensar à docência como profissão e área de conhecimento, promovendo novas interpretações para os ES. Em conclusão, o MPE influenciou a formação e o ES em todos os contextos, mas com perspectivas distintas.Thisresearch, with a qualitative approach of the multiple case study type, aimed to identify and analyze the influence of the movement for the professionalization of teaching (MPT) in three contexts of physical education teacher training practicum proposals. As a result, it was pointed out that in Portugal, the Bologna process represented the guiding principle of an integrated proposal for the European context for training and practicum; in the USA, the parameters prescribed in the manuals consolidated a proposal for teacher training and reorganized the practicum; and, in Brazil, the law of guidelines and bases for national education established principles for thinking about teaching as a profession and area of knowledge, promoting new interpretations for practicum. In conclusion, the MPT influenced training and the practicum in all contexts, but with different perspectives.La investigación, con un enfoque cualitativo del tipo estudio de caso múltiple, tuvo como objetivo identificar y analizar la influencia del Movimiento para la Profesionalización de la Docencia (MPD) en tres contextos de formación docente de Educación Física en las propuestas de prácticas supervisadas (PS). En consecuencia, se señaló que en Portugal, el proceso de Bolonia representaba el principio rector de una propuesta integrada para el contexto europeo de la formación y las PS; en EE.UU., los parámetros prescritos en los manuales consolidaron una propuesta de formación docente y reorganizaron la PS; y, en Brasil, la ley de lineamientos y bases de la educación nacional estableció principios para pensar la docencia como profesión y área de conocimiento, promoviendo nuevas interpretaciones para la PS. En conclusión, el MPD influyó en la formación y las PS en todos los contextos, pero con diferentes perspectivas.application/pdfporArquivos Analíticos de Políticas Educativas. Arizona. Vol. 30, n. 21 (fev. 2022), p. 1-30Formação de professoresEstágio supervisionadoEducação físicaPolítica educacionalTeacher trainingPracticumPhysical educationEducational policiesFormación del profesoradoPrácticas supervisadaEducación físicaPolíticas educativasA formação de professores de Educação Física em Portugal, EUA e Brasil sob a perspectiva da profissionalização do ensino no estágio supervisionadoThe training of physical education teachers in Portugal, the USA,and Brazil from the perspective of professionalization of teaching duringthe practicum La formación de docentes de educación física en Portugal, Estados Unidos y Brasil sobre la perspectiva de profesionalización de la enseñanza en las prácticas supervisadas Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147706.pdf.txt001147706.pdf.txtExtracted Texttext/plain108854http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255521/2/001147706.pdf.txt4c01aea8bd3bb03e7ef89eec4ef706a3MD52ORIGINAL001147706.pdfTexto completoapplication/pdf556258http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255521/1/001147706.pdf1ea274c480fb6db10b248dee67067966MD5110183/2555212023-03-11 03:30:19.269775oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-11T06:30:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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