Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas'
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25240 |
Resumo: | A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, esta pesquisa tenciona visibilizar escritas localizadas na última página do caderno escolar. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Diante das observações realizadas na sala de aula, o corpus empírico consistiu em registros fotográficos das produções escritas nos cadernos e na (de)gravação das conversações realizadas com alunos. Frente à recorrência de tais escritas, considera-se que as mesmas constituem práticas de letramento vinculadas à função que exercem tanto para o autor quanto ao interlocutor a que se destinam. Por estarem inscritas em um suporte que a priori é restrito às atividades escolares, são denominadas ―não autorizadas‖, assim como as práticas de letramento que as originam. As análises permitiram lançar hipóteses a respeito das práticas sociais de escrita adotadas pelas crianças, por meio da categorização da função que cada escrita desempenhou, a saber: mnemônica, de valor afetivo e de fruição; também possibilitaram perceber os múltiplos usos atribuídos, pelas crianças, ao caderno, através das marcas identitárias impressas em sua última página; além disso, permitiram a identificação do modo alternativo encontrado pelos alunos para romper com uso formalizado, regulado e disciplinado deste artefato cultural. |
id |
UFRGS-2_520aee07e6fed3abc09277bee439882b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25240 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Souza, Mariana Venafre Pereira dePiccoli, Luciana2010-08-26T04:19:05Z2010http://hdl.handle.net/10183/25240000752168A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, esta pesquisa tenciona visibilizar escritas localizadas na última página do caderno escolar. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Diante das observações realizadas na sala de aula, o corpus empírico consistiu em registros fotográficos das produções escritas nos cadernos e na (de)gravação das conversações realizadas com alunos. Frente à recorrência de tais escritas, considera-se que as mesmas constituem práticas de letramento vinculadas à função que exercem tanto para o autor quanto ao interlocutor a que se destinam. Por estarem inscritas em um suporte que a priori é restrito às atividades escolares, são denominadas ―não autorizadas‖, assim como as práticas de letramento que as originam. As análises permitiram lançar hipóteses a respeito das práticas sociais de escrita adotadas pelas crianças, por meio da categorização da função que cada escrita desempenhou, a saber: mnemônica, de valor afetivo e de fruição; também possibilitaram perceber os múltiplos usos atribuídos, pelas crianças, ao caderno, através das marcas identitárias impressas em sua última página; além disso, permitiram a identificação do modo alternativo encontrado pelos alunos para romper com uso formalizado, regulado e disciplinado deste artefato cultural.application/pdfporLetramentoEstudos culturaisLá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas'info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752168.pdf.txt000752168.pdf.txtExtracted Texttext/plain118384http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25240/2/000752168.pdf.txt8e2565470ffce63aaefb4825f0d6025bMD52ORIGINAL000752168.pdf000752168.pdfTexto completoapplication/pdf1024846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25240/1/000752168.pdf45233c9993c098aedfd1c1eb92712a6cMD51THUMBNAIL000752168.pdf.jpg000752168.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1049http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25240/3/000752168.pdf.jpg2c389fb7ed6a7c33c9011f8b0807d6bdMD5310183/252402018-10-09 08:30:13.185oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25240Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:30:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas' |
title |
Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas' |
spellingShingle |
Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas' Souza, Mariana Venafre Pereira de Letramento Estudos culturais |
title_short |
Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas' |
title_full |
Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas' |
title_fullStr |
Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas' |
title_full_unstemmed |
Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas' |
title_sort |
Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas' |
author |
Souza, Mariana Venafre Pereira de |
author_facet |
Souza, Mariana Venafre Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Mariana Venafre Pereira de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piccoli, Luciana |
contributor_str_mv |
Piccoli, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Estudos culturais |
topic |
Letramento Estudos culturais |
description |
A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, esta pesquisa tenciona visibilizar escritas localizadas na última página do caderno escolar. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Diante das observações realizadas na sala de aula, o corpus empírico consistiu em registros fotográficos das produções escritas nos cadernos e na (de)gravação das conversações realizadas com alunos. Frente à recorrência de tais escritas, considera-se que as mesmas constituem práticas de letramento vinculadas à função que exercem tanto para o autor quanto ao interlocutor a que se destinam. Por estarem inscritas em um suporte que a priori é restrito às atividades escolares, são denominadas ―não autorizadas‖, assim como as práticas de letramento que as originam. As análises permitiram lançar hipóteses a respeito das práticas sociais de escrita adotadas pelas crianças, por meio da categorização da função que cada escrita desempenhou, a saber: mnemônica, de valor afetivo e de fruição; também possibilitaram perceber os múltiplos usos atribuídos, pelas crianças, ao caderno, através das marcas identitárias impressas em sua última página; além disso, permitiram a identificação do modo alternativo encontrado pelos alunos para romper com uso formalizado, regulado e disciplinado deste artefato cultural. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-26T04:19:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25240 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752168 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25240 |
identifier_str_mv |
000752168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25240/2/000752168.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25240/1/000752168.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25240/3/000752168.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e2565470ffce63aaefb4825f0d6025b 45233c9993c098aedfd1c1eb92712a6c 2c389fb7ed6a7c33c9011f8b0807d6bd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398063009792 |