Lá, na última página do caderno escolar... práticas de letramento 'não autorizadas'

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariana Venafre Pereira de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25240
Resumo: A partir do campo dos Estudos Culturais e dos Estudos do Letramento, esta pesquisa tenciona visibilizar escritas localizadas na última página do caderno escolar. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de inspiração etnográfica em uma turma de terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. Diante das observações realizadas na sala de aula, o corpus empírico consistiu em registros fotográficos das produções escritas nos cadernos e na (de)gravação das conversações realizadas com alunos. Frente à recorrência de tais escritas, considera-se que as mesmas constituem práticas de letramento vinculadas à função que exercem tanto para o autor quanto ao interlocutor a que se destinam. Por estarem inscritas em um suporte que a priori é restrito às atividades escolares, são denominadas ―não autorizadas‖, assim como as práticas de letramento que as originam. As análises permitiram lançar hipóteses a respeito das práticas sociais de escrita adotadas pelas crianças, por meio da categorização da função que cada escrita desempenhou, a saber: mnemônica, de valor afetivo e de fruição; também possibilitaram perceber os múltiplos usos atribuídos, pelas crianças, ao caderno, através das marcas identitárias impressas em sua última página; além disso, permitiram a identificação do modo alternativo encontrado pelos alunos para romper com uso formalizado, regulado e disciplinado deste artefato cultural.
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