A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula

Bibliographic Details
Main Author: Rodrigues, Gabriela Ferraz
Publication Date: 2010
Format: Bachelor thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFRGS
Download full: http://hdl.handle.net/10183/26157
Summary: Durante os Estágios de Docência em Biologia e em Ciências o que mais me chamou atenção foi o prazer dos alunos ao realizar experimentos e utilizar jogos e materiais lúdicos elaborados para que eles compreendessem a matéria de um jeito diferente. Muitas vezes os professores ficam restritos aos livros didáticos e o seguem tão rigorosamente que não questionam se aquela é a melhor forma de ensinar a seus alunos. O jogo estimula os alunos a criarem/inventarem outras soluções que não eram imaginadas, ou seja, ajuda na capacidade criativa do sujeito. Além disso, a importância do silêncio na sala de aula, para criar um ambiente propício ao aprendizado, é outro aspecto que busquei identificar. O silêncio ao qual me refiro não é aquele silêncio absoluto, mas sim um silêncio “saudável” onde é possível conversar com o colega ao lado, desde que isso não perturbe os demais colegas, a si mesmo e a professora. Com o objetivo de conhecer qual a visão dos professores sobre os brincar e o silêncio na sala de aula, realizei um levantamento através de dois questionários (com professores e com alunos) em três escolas da zona sul de Porto Alegre, sendo uma privada e as demais públicas estaduais. Com os dados das entrevistas busquei identificar como as escolas estão ensinando Biologia, se os alunos estão satisfeitos com a sua abordagem, e como eles gostariam de aprender os conteúdos. Além de identificar como os professores estão lidando com o barulho na sala de aula e se eles estão criando métodos alternativos de ensino, evitando a agitação dos alunos possivelmente articulando a ludicidade ao interesse e a um ambiente “saudável” de trabalho. Os professores relatam que jogos, brincadeiras e experimentos são importantes para o aprendizado, mas quando questionados não citam essas atividades como usuais em suas aulas. Todos os alunos dizem que é muito mais fácil de aprender com jogos, brincadeiras e experimentos.
id UFRGS-2_527e343dca145a40bd19745cc34957ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26157
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rodrigues, Gabriela FerrazKindel, Eunice Aita Isaia2010-10-06T04:19:07Z2010http://hdl.handle.net/10183/26157000756568Durante os Estágios de Docência em Biologia e em Ciências o que mais me chamou atenção foi o prazer dos alunos ao realizar experimentos e utilizar jogos e materiais lúdicos elaborados para que eles compreendessem a matéria de um jeito diferente. Muitas vezes os professores ficam restritos aos livros didáticos e o seguem tão rigorosamente que não questionam se aquela é a melhor forma de ensinar a seus alunos. O jogo estimula os alunos a criarem/inventarem outras soluções que não eram imaginadas, ou seja, ajuda na capacidade criativa do sujeito. Além disso, a importância do silêncio na sala de aula, para criar um ambiente propício ao aprendizado, é outro aspecto que busquei identificar. O silêncio ao qual me refiro não é aquele silêncio absoluto, mas sim um silêncio “saudável” onde é possível conversar com o colega ao lado, desde que isso não perturbe os demais colegas, a si mesmo e a professora. Com o objetivo de conhecer qual a visão dos professores sobre os brincar e o silêncio na sala de aula, realizei um levantamento através de dois questionários (com professores e com alunos) em três escolas da zona sul de Porto Alegre, sendo uma privada e as demais públicas estaduais. Com os dados das entrevistas busquei identificar como as escolas estão ensinando Biologia, se os alunos estão satisfeitos com a sua abordagem, e como eles gostariam de aprender os conteúdos. Além de identificar como os professores estão lidando com o barulho na sala de aula e se eles estão criando métodos alternativos de ensino, evitando a agitação dos alunos possivelmente articulando a ludicidade ao interesse e a um ambiente “saudável” de trabalho. Os professores relatam que jogos, brincadeiras e experimentos são importantes para o aprendizado, mas quando questionados não citam essas atividades como usuais em suas aulas. Todos os alunos dizem que é muito mais fácil de aprender com jogos, brincadeiras e experimentos.application/pdfporBiologiaEnsinoA visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2010Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000756568.pdf000756568.pdfTexto completoapplication/pdf580107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26157/1/000756568.pdfa5d8d311e24c306b7ee73dbf74a0cda6MD51TEXT000756568.pdf.txt000756568.pdf.txtExtracted Texttext/plain76855http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26157/2/000756568.pdf.txt9247c748831f33e41ed429ae47a964c4MD52THUMBNAIL000756568.pdf.jpg000756568.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26157/3/000756568.pdf.jpg264d78f0cebd48c223e897289a06d4b6MD5310183/261572018-10-18 07:36:59.349oai:www.lume.ufrgs.br:10183/26157Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:36:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
title A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
spellingShingle A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
Rodrigues, Gabriela Ferraz
Biologia
Ensino
title_short A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
title_full A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
title_fullStr A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
title_full_unstemmed A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
title_sort A visão dos professores de Ciências e Biologia sobre o brincar e o silêncio em sala de aula
author Rodrigues, Gabriela Ferraz
author_facet Rodrigues, Gabriela Ferraz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Gabriela Ferraz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Biologia
Ensino
topic Biologia
Ensino
description Durante os Estágios de Docência em Biologia e em Ciências o que mais me chamou atenção foi o prazer dos alunos ao realizar experimentos e utilizar jogos e materiais lúdicos elaborados para que eles compreendessem a matéria de um jeito diferente. Muitas vezes os professores ficam restritos aos livros didáticos e o seguem tão rigorosamente que não questionam se aquela é a melhor forma de ensinar a seus alunos. O jogo estimula os alunos a criarem/inventarem outras soluções que não eram imaginadas, ou seja, ajuda na capacidade criativa do sujeito. Além disso, a importância do silêncio na sala de aula, para criar um ambiente propício ao aprendizado, é outro aspecto que busquei identificar. O silêncio ao qual me refiro não é aquele silêncio absoluto, mas sim um silêncio “saudável” onde é possível conversar com o colega ao lado, desde que isso não perturbe os demais colegas, a si mesmo e a professora. Com o objetivo de conhecer qual a visão dos professores sobre os brincar e o silêncio na sala de aula, realizei um levantamento através de dois questionários (com professores e com alunos) em três escolas da zona sul de Porto Alegre, sendo uma privada e as demais públicas estaduais. Com os dados das entrevistas busquei identificar como as escolas estão ensinando Biologia, se os alunos estão satisfeitos com a sua abordagem, e como eles gostariam de aprender os conteúdos. Além de identificar como os professores estão lidando com o barulho na sala de aula e se eles estão criando métodos alternativos de ensino, evitando a agitação dos alunos possivelmente articulando a ludicidade ao interesse e a um ambiente “saudável” de trabalho. Os professores relatam que jogos, brincadeiras e experimentos são importantes para o aprendizado, mas quando questionados não citam essas atividades como usuais em suas aulas. Todos os alunos dizem que é muito mais fácil de aprender com jogos, brincadeiras e experimentos.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-10-06T04:19:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/26157
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000756568
url http://hdl.handle.net/10183/26157
identifier_str_mv 000756568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26157/1/000756568.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26157/2/000756568.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/26157/3/000756568.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a5d8d311e24c306b7ee73dbf74a0cda6
9247c748831f33e41ed429ae47a964c4
264d78f0cebd48c223e897289a06d4b6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798486720496271360