Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schrijnemaekers, Stella Christina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pimenta, Melissa de Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98949
Resumo: O artigo apresenta como se deu a elaboração e aprovação da proposta curricular para Sociologia no ensino médio, seus princípios orientadores e suas características gerais. Reflete sobre o formato idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para o projeto São Paulo Faz Escola, tendo em vista as limitações e as condições da rede pública em termos de recursos humanos e infraestrutura. No texto são discutidos os desafios teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos de transformar a proposta em Cadernos de Sociologia para Professores e Alunos, considerando prazos, fontes de consulta, direitos autorais a que a SEE tinha acesso, entre outras adaptações necessárias. Finalmente, o texto discute os alcances e os limites da proposta, considerandose a prolongada ausência da Sociologia nos currículos escolares, a falta de professores licenciados na área e o tempo reservado à disciplina na grade curricular.
id UFRGS-2_530329c59375dece899cbf7f9a1fa252
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98949
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schrijnemaekers, Stella ChristinaPimenta, Melissa de Mattos2014-07-30T02:04:31Z20110101-3262http://hdl.handle.net/10183/98949000893927O artigo apresenta como se deu a elaboração e aprovação da proposta curricular para Sociologia no ensino médio, seus princípios orientadores e suas características gerais. Reflete sobre o formato idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para o projeto São Paulo Faz Escola, tendo em vista as limitações e as condições da rede pública em termos de recursos humanos e infraestrutura. No texto são discutidos os desafios teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos de transformar a proposta em Cadernos de Sociologia para Professores e Alunos, considerando prazos, fontes de consulta, direitos autorais a que a SEE tinha acesso, entre outras adaptações necessárias. Finalmente, o texto discute os alcances e os limites da proposta, considerandose a prolongada ausência da Sociologia nos currículos escolares, a falta de professores licenciados na área e o tempo reservado à disciplina na grade curricular.The paper presents how occurred the elaboration and approval of the curriculum proposed for sociology in High School, its guiding principles and general characteristics. It reflects on the format idealized by the Department of Education (SEE) for the project São Paulo Faz Escola, in consideration of the limitations and conditions of the public, in terms of human resources and infrastructure. The text discusses the challenges theoretical, methodological, didactic and pedagogical proposal to transform books for teachers and students, considering deadlines, sources of information, copyrights that ESS had access, among other adaptations. Finally, the paper discusses the scope and limits of the proposal, considering the prolonged absence of sociology in school curricula, the lack of licensed teachers in the area and time spent on discipline in the curriculum.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 31, n. 85 (set./dez. 2011), f. 405-423Ensino médioEscola públicaSão Paulo (Estado)SociologyHigh schoolPublic educationState of São PauloSociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz EscolaHigh school sociology : writing a section for the project são paulo faz escolainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000893927.pdf000893927.pdfTexto completoapplication/pdf103710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/1/000893927.pdf003ae9f51dc6f08bc4cd97ed25ca38aaMD51TEXT000893927.pdf.txt000893927.pdf.txtExtracted Texttext/plain48341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/2/000893927.pdf.txta56c117f95032e3ced5d3596669372a0MD52THUMBNAIL000893927.pdf.jpg000893927.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/3/000893927.pdf.jpg88e0d61e4ad79239a19886fcd3c89052MD5310183/989492018-10-22 08:00:38.204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98949Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:00:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
dc.title.alternative.en.fl_str_mv High school sociology : writing a section for the project são paulo faz escola
title Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
spellingShingle Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
Schrijnemaekers, Stella Christina
Ensino médio
Escola pública
São Paulo (Estado)
Sociology
High school
Public education
State of São Paulo
title_short Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
title_full Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
title_fullStr Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
title_full_unstemmed Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
title_sort Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
author Schrijnemaekers, Stella Christina
author_facet Schrijnemaekers, Stella Christina
Pimenta, Melissa de Mattos
author_role author
author2 Pimenta, Melissa de Mattos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schrijnemaekers, Stella Christina
Pimenta, Melissa de Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Escola pública
São Paulo (Estado)
topic Ensino médio
Escola pública
São Paulo (Estado)
Sociology
High school
Public education
State of São Paulo
dc.subject.eng.fl_str_mv Sociology
High school
Public education
State of São Paulo
description O artigo apresenta como se deu a elaboração e aprovação da proposta curricular para Sociologia no ensino médio, seus princípios orientadores e suas características gerais. Reflete sobre o formato idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para o projeto São Paulo Faz Escola, tendo em vista as limitações e as condições da rede pública em termos de recursos humanos e infraestrutura. No texto são discutidos os desafios teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos de transformar a proposta em Cadernos de Sociologia para Professores e Alunos, considerando prazos, fontes de consulta, direitos autorais a que a SEE tinha acesso, entre outras adaptações necessárias. Finalmente, o texto discute os alcances e os limites da proposta, considerandose a prolongada ausência da Sociologia nos currículos escolares, a falta de professores licenciados na área e o tempo reservado à disciplina na grade curricular.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98949
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0101-3262
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000893927
identifier_str_mv 0101-3262
000893927
url http://hdl.handle.net/10183/98949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 31, n. 85 (set./dez. 2011), f. 405-423
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/1/000893927.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/2/000893927.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/3/000893927.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 003ae9f51dc6f08bc4cd97ed25ca38aa
a56c117f95032e3ced5d3596669372a0
88e0d61e4ad79239a19886fcd3c89052
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447551875219456