Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98949 |
Resumo: | O artigo apresenta como se deu a elaboração e aprovação da proposta curricular para Sociologia no ensino médio, seus princípios orientadores e suas características gerais. Reflete sobre o formato idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para o projeto São Paulo Faz Escola, tendo em vista as limitações e as condições da rede pública em termos de recursos humanos e infraestrutura. No texto são discutidos os desafios teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos de transformar a proposta em Cadernos de Sociologia para Professores e Alunos, considerando prazos, fontes de consulta, direitos autorais a que a SEE tinha acesso, entre outras adaptações necessárias. Finalmente, o texto discute os alcances e os limites da proposta, considerandose a prolongada ausência da Sociologia nos currículos escolares, a falta de professores licenciados na área e o tempo reservado à disciplina na grade curricular. |
id |
UFRGS-2_530329c59375dece899cbf7f9a1fa252 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98949 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schrijnemaekers, Stella ChristinaPimenta, Melissa de Mattos2014-07-30T02:04:31Z20110101-3262http://hdl.handle.net/10183/98949000893927O artigo apresenta como se deu a elaboração e aprovação da proposta curricular para Sociologia no ensino médio, seus princípios orientadores e suas características gerais. Reflete sobre o formato idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para o projeto São Paulo Faz Escola, tendo em vista as limitações e as condições da rede pública em termos de recursos humanos e infraestrutura. No texto são discutidos os desafios teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos de transformar a proposta em Cadernos de Sociologia para Professores e Alunos, considerando prazos, fontes de consulta, direitos autorais a que a SEE tinha acesso, entre outras adaptações necessárias. Finalmente, o texto discute os alcances e os limites da proposta, considerandose a prolongada ausência da Sociologia nos currículos escolares, a falta de professores licenciados na área e o tempo reservado à disciplina na grade curricular.The paper presents how occurred the elaboration and approval of the curriculum proposed for sociology in High School, its guiding principles and general characteristics. It reflects on the format idealized by the Department of Education (SEE) for the project São Paulo Faz Escola, in consideration of the limitations and conditions of the public, in terms of human resources and infrastructure. The text discusses the challenges theoretical, methodological, didactic and pedagogical proposal to transform books for teachers and students, considering deadlines, sources of information, copyrights that ESS had access, among other adaptations. Finally, the paper discusses the scope and limits of the proposal, considering the prolonged absence of sociology in school curricula, the lack of licensed teachers in the area and time spent on discipline in the curriculum.application/pdfporCadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 31, n. 85 (set./dez. 2011), f. 405-423Ensino médioEscola públicaSão Paulo (Estado)SociologyHigh schoolPublic educationState of São PauloSociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz EscolaHigh school sociology : writing a section for the project são paulo faz escolainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000893927.pdf000893927.pdfTexto completoapplication/pdf103710http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/1/000893927.pdf003ae9f51dc6f08bc4cd97ed25ca38aaMD51TEXT000893927.pdf.txt000893927.pdf.txtExtracted Texttext/plain48341http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/2/000893927.pdf.txta56c117f95032e3ced5d3596669372a0MD52THUMBNAIL000893927.pdf.jpg000893927.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/3/000893927.pdf.jpg88e0d61e4ad79239a19886fcd3c89052MD5310183/989492018-10-22 08:00:38.204oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98949Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:00:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
High school sociology : writing a section for the project são paulo faz escola |
title |
Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola |
spellingShingle |
Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola Schrijnemaekers, Stella Christina Ensino médio Escola pública São Paulo (Estado) Sociology High school Public education State of São Paulo |
title_short |
Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola |
title_full |
Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola |
title_fullStr |
Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola |
title_full_unstemmed |
Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola |
title_sort |
Sociologia no ensino médio : escrevendo cadernos para o projeto São Paulo Faz Escola |
author |
Schrijnemaekers, Stella Christina |
author_facet |
Schrijnemaekers, Stella Christina Pimenta, Melissa de Mattos |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Melissa de Mattos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schrijnemaekers, Stella Christina Pimenta, Melissa de Mattos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Escola pública São Paulo (Estado) |
topic |
Ensino médio Escola pública São Paulo (Estado) Sociology High school Public education State of São Paulo |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Sociology High school Public education State of São Paulo |
description |
O artigo apresenta como se deu a elaboração e aprovação da proposta curricular para Sociologia no ensino médio, seus princípios orientadores e suas características gerais. Reflete sobre o formato idealizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) para o projeto São Paulo Faz Escola, tendo em vista as limitações e as condições da rede pública em termos de recursos humanos e infraestrutura. No texto são discutidos os desafios teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos de transformar a proposta em Cadernos de Sociologia para Professores e Alunos, considerando prazos, fontes de consulta, direitos autorais a que a SEE tinha acesso, entre outras adaptações necessárias. Finalmente, o texto discute os alcances e os limites da proposta, considerandose a prolongada ausência da Sociologia nos currículos escolares, a falta de professores licenciados na área e o tempo reservado à disciplina na grade curricular. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-30T02:04:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98949 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0101-3262 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000893927 |
identifier_str_mv |
0101-3262 000893927 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98949 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Cadernos CEDES. Campinas, SP. Vol. 31, n. 85 (set./dez. 2011), f. 405-423 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/1/000893927.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/2/000893927.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98949/3/000893927.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
003ae9f51dc6f08bc4cd97ed25ca38aa a56c117f95032e3ced5d3596669372a0 88e0d61e4ad79239a19886fcd3c89052 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447551875219456 |