Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Affeldt, Guilherme Hoff
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234836
Resumo: INTRODUÇÃO: Com a ascensão da tecnologia, cada vez mais crianças são expostas a dispositivos eletrônicos como tablets, celulares, televisão e computadores. Sendo assim, as mesmas trocaram o brincar e o se movimentar, pelo comportamento sedentário em frente às telas, podendo assim, afetar significativamente seu desenvolvimento infantil, sendo ele motor, cognitivo e sociocomportamental. OBJETIVO: Revisar sistematicamente comportamento sedentário e o desenvolvimento motor infantil. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre comportamento sedentário e o desenvolvimento motor em crianças e pré-escolares (0 a 5 anos de idade). Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Scielo, Embase e LILACS. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre as variáveis e a qualidade dos artigos (o risco de viés). RESULTADOS: De 612 estudos iniciais, 10 compuseram a síntese final (quatro longitudinais e seis transversais). Desses, em oito foram observadas associações negativas entre o comportamento sedentário e o desenvolvimento motor e dois estudos não constataram associação entre as duas variáveis. Na análise do risco de viés, a maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés, o que contribuiu significativamente para a qualidade da revisão. Dentre as principais limitações dos estudos, destaca-se a grande heterogeneidade entre as escalas que avaliaram o desenvolvimento motor e apenas duas linguagens incluídas na revisão, a língua portuguesa e a inglesa. CONCLUSÃO: A evidência disponível sugere que o comportamento sedentário está negativamente associado ao desenvolvimento motor infantil. Conclui-se que é de extrema importância estimular a criança o brincar e o desenvolver, procurando evitar o comportamento sedentário em excesso. Seria interessante os próximos estudos avaliarem de forma mais homogênea o desenvolvimento motor, buscando melhorar ainda mais a qualidade das evidências.
id UFRGS-2_53d72778dbf9b810fab8bceaa09b86ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234836
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Affeldt, Guilherme HoffFerrari, Renata SalattiSchaan, Camila Wohlgemuth2022-02-08T04:36:54Z2021http://hdl.handle.net/10183/234836001136841INTRODUÇÃO: Com a ascensão da tecnologia, cada vez mais crianças são expostas a dispositivos eletrônicos como tablets, celulares, televisão e computadores. Sendo assim, as mesmas trocaram o brincar e o se movimentar, pelo comportamento sedentário em frente às telas, podendo assim, afetar significativamente seu desenvolvimento infantil, sendo ele motor, cognitivo e sociocomportamental. OBJETIVO: Revisar sistematicamente comportamento sedentário e o desenvolvimento motor infantil. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre comportamento sedentário e o desenvolvimento motor em crianças e pré-escolares (0 a 5 anos de idade). Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Scielo, Embase e LILACS. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre as variáveis e a qualidade dos artigos (o risco de viés). RESULTADOS: De 612 estudos iniciais, 10 compuseram a síntese final (quatro longitudinais e seis transversais). Desses, em oito foram observadas associações negativas entre o comportamento sedentário e o desenvolvimento motor e dois estudos não constataram associação entre as duas variáveis. Na análise do risco de viés, a maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés, o que contribuiu significativamente para a qualidade da revisão. Dentre as principais limitações dos estudos, destaca-se a grande heterogeneidade entre as escalas que avaliaram o desenvolvimento motor e apenas duas linguagens incluídas na revisão, a língua portuguesa e a inglesa. CONCLUSÃO: A evidência disponível sugere que o comportamento sedentário está negativamente associado ao desenvolvimento motor infantil. Conclui-se que é de extrema importância estimular a criança o brincar e o desenvolver, procurando evitar o comportamento sedentário em excesso. Seria interessante os próximos estudos avaliarem de forma mais homogênea o desenvolvimento motor, buscando melhorar ainda mais a qualidade das evidências.application/pdfporComportamento sedentárioRevisão sistemáticaTranstornos das habilidades motorasCriançaComportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoPrograma de Residência Integrada Multiprofissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136841.pdf.txt001136841.pdf.txtExtracted Texttext/plain51300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234836/2/001136841.pdf.txt5fa42593b6ec082da949cb46d1f22283MD52ORIGINAL001136841.pdfTexto completoapplication/pdf823256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234836/1/001136841.pdf5f9d3248f56d8084b184e105d4221989MD5110183/2348362023-12-23 04:28:46.525688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-23T06:28:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
title Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
spellingShingle Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
Affeldt, Guilherme Hoff
Comportamento sedentário
Revisão sistemática
Transtornos das habilidades motoras
Criança
title_short Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
title_full Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
title_fullStr Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
title_full_unstemmed Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
title_sort Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
author Affeldt, Guilherme Hoff
author_facet Affeldt, Guilherme Hoff
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Affeldt, Guilherme Hoff
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ferrari, Renata Salatti
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Schaan, Camila Wohlgemuth
contributor_str_mv Ferrari, Renata Salatti
Schaan, Camila Wohlgemuth
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento sedentário
Revisão sistemática
Transtornos das habilidades motoras
Criança
topic Comportamento sedentário
Revisão sistemática
Transtornos das habilidades motoras
Criança
description INTRODUÇÃO: Com a ascensão da tecnologia, cada vez mais crianças são expostas a dispositivos eletrônicos como tablets, celulares, televisão e computadores. Sendo assim, as mesmas trocaram o brincar e o se movimentar, pelo comportamento sedentário em frente às telas, podendo assim, afetar significativamente seu desenvolvimento infantil, sendo ele motor, cognitivo e sociocomportamental. OBJETIVO: Revisar sistematicamente comportamento sedentário e o desenvolvimento motor infantil. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre comportamento sedentário e o desenvolvimento motor em crianças e pré-escolares (0 a 5 anos de idade). Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Scielo, Embase e LILACS. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre as variáveis e a qualidade dos artigos (o risco de viés). RESULTADOS: De 612 estudos iniciais, 10 compuseram a síntese final (quatro longitudinais e seis transversais). Desses, em oito foram observadas associações negativas entre o comportamento sedentário e o desenvolvimento motor e dois estudos não constataram associação entre as duas variáveis. Na análise do risco de viés, a maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés, o que contribuiu significativamente para a qualidade da revisão. Dentre as principais limitações dos estudos, destaca-se a grande heterogeneidade entre as escalas que avaliaram o desenvolvimento motor e apenas duas linguagens incluídas na revisão, a língua portuguesa e a inglesa. CONCLUSÃO: A evidência disponível sugere que o comportamento sedentário está negativamente associado ao desenvolvimento motor infantil. Conclui-se que é de extrema importância estimular a criança o brincar e o desenvolver, procurando evitar o comportamento sedentário em excesso. Seria interessante os próximos estudos avaliarem de forma mais homogênea o desenvolvimento motor, buscando melhorar ainda mais a qualidade das evidências.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-08T04:36:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234836
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001136841
url http://hdl.handle.net/10183/234836
identifier_str_mv 001136841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234836/2/001136841.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234836/1/001136841.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5fa42593b6ec082da949cb46d1f22283
5f9d3248f56d8084b184e105d4221989
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224620564545536