Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/234836 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Com a ascensão da tecnologia, cada vez mais crianças são expostas a dispositivos eletrônicos como tablets, celulares, televisão e computadores. Sendo assim, as mesmas trocaram o brincar e o se movimentar, pelo comportamento sedentário em frente às telas, podendo assim, afetar significativamente seu desenvolvimento infantil, sendo ele motor, cognitivo e sociocomportamental. OBJETIVO: Revisar sistematicamente comportamento sedentário e o desenvolvimento motor infantil. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre comportamento sedentário e o desenvolvimento motor em crianças e pré-escolares (0 a 5 anos de idade). Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Scielo, Embase e LILACS. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre as variáveis e a qualidade dos artigos (o risco de viés). RESULTADOS: De 612 estudos iniciais, 10 compuseram a síntese final (quatro longitudinais e seis transversais). Desses, em oito foram observadas associações negativas entre o comportamento sedentário e o desenvolvimento motor e dois estudos não constataram associação entre as duas variáveis. Na análise do risco de viés, a maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés, o que contribuiu significativamente para a qualidade da revisão. Dentre as principais limitações dos estudos, destaca-se a grande heterogeneidade entre as escalas que avaliaram o desenvolvimento motor e apenas duas linguagens incluídas na revisão, a língua portuguesa e a inglesa. CONCLUSÃO: A evidência disponível sugere que o comportamento sedentário está negativamente associado ao desenvolvimento motor infantil. Conclui-se que é de extrema importância estimular a criança o brincar e o desenvolver, procurando evitar o comportamento sedentário em excesso. Seria interessante os próximos estudos avaliarem de forma mais homogênea o desenvolvimento motor, buscando melhorar ainda mais a qualidade das evidências. |
id |
UFRGS-2_53d72778dbf9b810fab8bceaa09b86ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234836 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Affeldt, Guilherme HoffFerrari, Renata SalattiSchaan, Camila Wohlgemuth2022-02-08T04:36:54Z2021http://hdl.handle.net/10183/234836001136841INTRODUÇÃO: Com a ascensão da tecnologia, cada vez mais crianças são expostas a dispositivos eletrônicos como tablets, celulares, televisão e computadores. Sendo assim, as mesmas trocaram o brincar e o se movimentar, pelo comportamento sedentário em frente às telas, podendo assim, afetar significativamente seu desenvolvimento infantil, sendo ele motor, cognitivo e sociocomportamental. OBJETIVO: Revisar sistematicamente comportamento sedentário e o desenvolvimento motor infantil. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre comportamento sedentário e o desenvolvimento motor em crianças e pré-escolares (0 a 5 anos de idade). Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Scielo, Embase e LILACS. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre as variáveis e a qualidade dos artigos (o risco de viés). RESULTADOS: De 612 estudos iniciais, 10 compuseram a síntese final (quatro longitudinais e seis transversais). Desses, em oito foram observadas associações negativas entre o comportamento sedentário e o desenvolvimento motor e dois estudos não constataram associação entre as duas variáveis. Na análise do risco de viés, a maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés, o que contribuiu significativamente para a qualidade da revisão. Dentre as principais limitações dos estudos, destaca-se a grande heterogeneidade entre as escalas que avaliaram o desenvolvimento motor e apenas duas linguagens incluídas na revisão, a língua portuguesa e a inglesa. CONCLUSÃO: A evidência disponível sugere que o comportamento sedentário está negativamente associado ao desenvolvimento motor infantil. Conclui-se que é de extrema importância estimular a criança o brincar e o desenvolver, procurando evitar o comportamento sedentário em excesso. Seria interessante os próximos estudos avaliarem de forma mais homogênea o desenvolvimento motor, buscando melhorar ainda mais a qualidade das evidências.application/pdfporComportamento sedentárioRevisão sistemáticaTranstornos das habilidades motorasCriançaComportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePorto Alegre, BR-RS2021especializaçãoPrograma de Residência Integrada Multiprofissional em Saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136841.pdf.txt001136841.pdf.txtExtracted Texttext/plain51300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234836/2/001136841.pdf.txt5fa42593b6ec082da949cb46d1f22283MD52ORIGINAL001136841.pdfTexto completoapplication/pdf823256http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234836/1/001136841.pdf5f9d3248f56d8084b184e105d4221989MD5110183/2348362023-12-23 04:28:46.525688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234836Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-23T06:28:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática |
title |
Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática |
spellingShingle |
Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática Affeldt, Guilherme Hoff Comportamento sedentário Revisão sistemática Transtornos das habilidades motoras Criança |
title_short |
Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática |
title_full |
Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática |
title_fullStr |
Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática |
title_full_unstemmed |
Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática |
title_sort |
Comportamento sedentário e desenvolvimento motor infantil : uma revisão sistemática |
author |
Affeldt, Guilherme Hoff |
author_facet |
Affeldt, Guilherme Hoff |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Affeldt, Guilherme Hoff |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ferrari, Renata Salatti |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Schaan, Camila Wohlgemuth |
contributor_str_mv |
Ferrari, Renata Salatti Schaan, Camila Wohlgemuth |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento sedentário Revisão sistemática Transtornos das habilidades motoras Criança |
topic |
Comportamento sedentário Revisão sistemática Transtornos das habilidades motoras Criança |
description |
INTRODUÇÃO: Com a ascensão da tecnologia, cada vez mais crianças são expostas a dispositivos eletrônicos como tablets, celulares, televisão e computadores. Sendo assim, as mesmas trocaram o brincar e o se movimentar, pelo comportamento sedentário em frente às telas, podendo assim, afetar significativamente seu desenvolvimento infantil, sendo ele motor, cognitivo e sociocomportamental. OBJETIVO: Revisar sistematicamente comportamento sedentário e o desenvolvimento motor infantil. MÉTODOS: Revisão sistemática de artigos originais que analisaram possíveis associações entre comportamento sedentário e o desenvolvimento motor em crianças e pré-escolares (0 a 5 anos de idade). Os artigos foram identificados por meio de buscas nas bases PubMed, Scielo, Embase e LILACS. O nível de evidência foi avaliado de acordo com a quantidade de estudos que reportaram significância estatística nas associações entre as variáveis e a qualidade dos artigos (o risco de viés). RESULTADOS: De 612 estudos iniciais, 10 compuseram a síntese final (quatro longitudinais e seis transversais). Desses, em oito foram observadas associações negativas entre o comportamento sedentário e o desenvolvimento motor e dois estudos não constataram associação entre as duas variáveis. Na análise do risco de viés, a maioria dos estudos apresentou baixo risco de viés, o que contribuiu significativamente para a qualidade da revisão. Dentre as principais limitações dos estudos, destaca-se a grande heterogeneidade entre as escalas que avaliaram o desenvolvimento motor e apenas duas linguagens incluídas na revisão, a língua portuguesa e a inglesa. CONCLUSÃO: A evidência disponível sugere que o comportamento sedentário está negativamente associado ao desenvolvimento motor infantil. Conclui-se que é de extrema importância estimular a criança o brincar e o desenvolver, procurando evitar o comportamento sedentário em excesso. Seria interessante os próximos estudos avaliarem de forma mais homogênea o desenvolvimento motor, buscando melhorar ainda mais a qualidade das evidências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-08T04:36:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/234836 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001136841 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/234836 |
identifier_str_mv |
001136841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234836/2/001136841.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234836/1/001136841.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5fa42593b6ec082da949cb46d1f22283 5f9d3248f56d8084b184e105d4221989 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224620564545536 |