Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gheno, Bruna Fraga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67885
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma reflexão acerca dos sentidos da escolarização atribuídos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de registros de suas histórias de vida. Esta inquietação é algo que a autora carrega consigo em sua trajetória e que se manifestou no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa de abordagem qualitativa referenciou-se em outras pesquisas acadêmicas sobre o tema do TCC bem como estudos sobre o perfil do estudante da EJA e no Parecer CNE 11/2000. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, após entrevista-piloto, com três estudantes da EJA de uma escola do município de Porto Alegre, a mesma do Estágio. Os dados obtidos foram transcritos e analisados apoiando-se na revisão de literatura. Fatores associados à exclusão da escola – especialmente trabalho e relações de gênero – e na escola – normas disciplinares e bullying foram mencionados pelos estudantes para explicar as dificuldades de se manter estudando ou mesmo começar a estudar. Os depoimentos indicam que a volta e o ingresso à escola na idade adulta está associado ao tempo disponível para dedicar-se aos estudos e a instrumentalizar-se para enfrentar desafios cotidianos (como localizar-se na cidade e fazer compras). Expressam, verbalmente, também, que estudar é ‘tornar-se gente”, o que pode remeter a ideias e sentimentos de autonomia, independência e cidadania.
id UFRGS-2_54319a4925713bbe4b02004db02be2c6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67885
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gheno, Bruna FragaFischer, Maria Clara Bueno2013-03-21T01:43:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/67885000873115O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma reflexão acerca dos sentidos da escolarização atribuídos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de registros de suas histórias de vida. Esta inquietação é algo que a autora carrega consigo em sua trajetória e que se manifestou no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa de abordagem qualitativa referenciou-se em outras pesquisas acadêmicas sobre o tema do TCC bem como estudos sobre o perfil do estudante da EJA e no Parecer CNE 11/2000. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, após entrevista-piloto, com três estudantes da EJA de uma escola do município de Porto Alegre, a mesma do Estágio. Os dados obtidos foram transcritos e analisados apoiando-se na revisão de literatura. Fatores associados à exclusão da escola – especialmente trabalho e relações de gênero – e na escola – normas disciplinares e bullying foram mencionados pelos estudantes para explicar as dificuldades de se manter estudando ou mesmo começar a estudar. Os depoimentos indicam que a volta e o ingresso à escola na idade adulta está associado ao tempo disponível para dedicar-se aos estudos e a instrumentalizar-se para enfrentar desafios cotidianos (como localizar-se na cidade e fazer compras). Expressam, verbalmente, também, que estudar é ‘tornar-se gente”, o que pode remeter a ideias e sentimentos de autonomia, independência e cidadania.application/pdfporEducação de jovens e adultosEscolarizaçãoHistória de vidaHistórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873115.pdf000873115.pdfTexto completoapplication/pdf608930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/1/000873115.pdfda76e3b713ebe4538de55ae7f530bf40MD51TEXT000873115.pdf.txt000873115.pdf.txtExtracted Texttext/plain74483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/2/000873115.pdf.txtc7df43a3d79574909d6da30d9e918d0dMD52THUMBNAIL000873115.pdf.jpg000873115.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/3/000873115.pdf.jpg828976e9cf2d34b90e97aa6f2f298207MD5310183/678852018-10-15 07:52:44.987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
title Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
spellingShingle Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
Gheno, Bruna Fraga
Educação de jovens e adultos
Escolarização
História de vida
title_short Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
title_full Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
title_fullStr Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
title_full_unstemmed Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
title_sort Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
author Gheno, Bruna Fraga
author_facet Gheno, Bruna Fraga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gheno, Bruna Fraga
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fischer, Maria Clara Bueno
contributor_str_mv Fischer, Maria Clara Bueno
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Escolarização
História de vida
topic Educação de jovens e adultos
Escolarização
História de vida
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma reflexão acerca dos sentidos da escolarização atribuídos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de registros de suas histórias de vida. Esta inquietação é algo que a autora carrega consigo em sua trajetória e que se manifestou no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa de abordagem qualitativa referenciou-se em outras pesquisas acadêmicas sobre o tema do TCC bem como estudos sobre o perfil do estudante da EJA e no Parecer CNE 11/2000. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, após entrevista-piloto, com três estudantes da EJA de uma escola do município de Porto Alegre, a mesma do Estágio. Os dados obtidos foram transcritos e analisados apoiando-se na revisão de literatura. Fatores associados à exclusão da escola – especialmente trabalho e relações de gênero – e na escola – normas disciplinares e bullying foram mencionados pelos estudantes para explicar as dificuldades de se manter estudando ou mesmo começar a estudar. Os depoimentos indicam que a volta e o ingresso à escola na idade adulta está associado ao tempo disponível para dedicar-se aos estudos e a instrumentalizar-se para enfrentar desafios cotidianos (como localizar-se na cidade e fazer compras). Expressam, verbalmente, também, que estudar é ‘tornar-se gente”, o que pode remeter a ideias e sentimentos de autonomia, independência e cidadania.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-21T01:43:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67885
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873115
url http://hdl.handle.net/10183/67885
identifier_str_mv 000873115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/1/000873115.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/2/000873115.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/3/000873115.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da76e3b713ebe4538de55ae7f530bf40
c7df43a3d79574909d6da30d9e918d0d
828976e9cf2d34b90e97aa6f2f298207
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224442099007488