Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67885 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma reflexão acerca dos sentidos da escolarização atribuídos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de registros de suas histórias de vida. Esta inquietação é algo que a autora carrega consigo em sua trajetória e que se manifestou no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa de abordagem qualitativa referenciou-se em outras pesquisas acadêmicas sobre o tema do TCC bem como estudos sobre o perfil do estudante da EJA e no Parecer CNE 11/2000. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, após entrevista-piloto, com três estudantes da EJA de uma escola do município de Porto Alegre, a mesma do Estágio. Os dados obtidos foram transcritos e analisados apoiando-se na revisão de literatura. Fatores associados à exclusão da escola – especialmente trabalho e relações de gênero – e na escola – normas disciplinares e bullying foram mencionados pelos estudantes para explicar as dificuldades de se manter estudando ou mesmo começar a estudar. Os depoimentos indicam que a volta e o ingresso à escola na idade adulta está associado ao tempo disponível para dedicar-se aos estudos e a instrumentalizar-se para enfrentar desafios cotidianos (como localizar-se na cidade e fazer compras). Expressam, verbalmente, também, que estudar é ‘tornar-se gente”, o que pode remeter a ideias e sentimentos de autonomia, independência e cidadania. |
id |
UFRGS-2_54319a4925713bbe4b02004db02be2c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67885 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gheno, Bruna FragaFischer, Maria Clara Bueno2013-03-21T01:43:55Z2012http://hdl.handle.net/10183/67885000873115O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma reflexão acerca dos sentidos da escolarização atribuídos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de registros de suas histórias de vida. Esta inquietação é algo que a autora carrega consigo em sua trajetória e que se manifestou no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa de abordagem qualitativa referenciou-se em outras pesquisas acadêmicas sobre o tema do TCC bem como estudos sobre o perfil do estudante da EJA e no Parecer CNE 11/2000. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, após entrevista-piloto, com três estudantes da EJA de uma escola do município de Porto Alegre, a mesma do Estágio. Os dados obtidos foram transcritos e analisados apoiando-se na revisão de literatura. Fatores associados à exclusão da escola – especialmente trabalho e relações de gênero – e na escola – normas disciplinares e bullying foram mencionados pelos estudantes para explicar as dificuldades de se manter estudando ou mesmo começar a estudar. Os depoimentos indicam que a volta e o ingresso à escola na idade adulta está associado ao tempo disponível para dedicar-se aos estudos e a instrumentalizar-se para enfrentar desafios cotidianos (como localizar-se na cidade e fazer compras). Expressam, verbalmente, também, que estudar é ‘tornar-se gente”, o que pode remeter a ideias e sentimentos de autonomia, independência e cidadania.application/pdfporEducação de jovens e adultosEscolarizaçãoHistória de vidaHistórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873115.pdf000873115.pdfTexto completoapplication/pdf608930http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/1/000873115.pdfda76e3b713ebe4538de55ae7f530bf40MD51TEXT000873115.pdf.txt000873115.pdf.txtExtracted Texttext/plain74483http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/2/000873115.pdf.txtc7df43a3d79574909d6da30d9e918d0dMD52THUMBNAIL000873115.pdf.jpg000873115.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/3/000873115.pdf.jpg828976e9cf2d34b90e97aa6f2f298207MD5310183/678852018-10-15 07:52:44.987oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67885Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-15T10:52:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos |
title |
Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos |
spellingShingle |
Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos Gheno, Bruna Fraga Educação de jovens e adultos Escolarização História de vida |
title_short |
Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos |
title_full |
Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos |
title_fullStr |
Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos |
title_full_unstemmed |
Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos |
title_sort |
Histórias de vida e escolarização de adultos : entrelaçando sentidos |
author |
Gheno, Bruna Fraga |
author_facet |
Gheno, Bruna Fraga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gheno, Bruna Fraga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Maria Clara Bueno |
contributor_str_mv |
Fischer, Maria Clara Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Escolarização História de vida |
topic |
Educação de jovens e adultos Escolarização História de vida |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) traz uma reflexão acerca dos sentidos da escolarização atribuídos por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir de registros de suas histórias de vida. Esta inquietação é algo que a autora carrega consigo em sua trajetória e que se manifestou no estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa de abordagem qualitativa referenciou-se em outras pesquisas acadêmicas sobre o tema do TCC bem como estudos sobre o perfil do estudante da EJA e no Parecer CNE 11/2000. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, após entrevista-piloto, com três estudantes da EJA de uma escola do município de Porto Alegre, a mesma do Estágio. Os dados obtidos foram transcritos e analisados apoiando-se na revisão de literatura. Fatores associados à exclusão da escola – especialmente trabalho e relações de gênero – e na escola – normas disciplinares e bullying foram mencionados pelos estudantes para explicar as dificuldades de se manter estudando ou mesmo começar a estudar. Os depoimentos indicam que a volta e o ingresso à escola na idade adulta está associado ao tempo disponível para dedicar-se aos estudos e a instrumentalizar-se para enfrentar desafios cotidianos (como localizar-se na cidade e fazer compras). Expressam, verbalmente, também, que estudar é ‘tornar-se gente”, o que pode remeter a ideias e sentimentos de autonomia, independência e cidadania. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-21T01:43:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67885 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873115 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67885 |
identifier_str_mv |
000873115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/1/000873115.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/2/000873115.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67885/3/000873115.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da76e3b713ebe4538de55ae7f530bf40 c7df43a3d79574909d6da30d9e918d0d 828976e9cf2d34b90e97aa6f2f298207 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447101906092032 |