A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Roberta Neves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/102835
Resumo: Este trabalho traz uma proposta integradora das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo, enquanto função articuladora de ação/reflexão/ação do Supervisor no cotidiano escolar. Evidencia uma metodologia globalizadora embasada em Zabala (1998) organizadas em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais nas práticas pedagógicas, hoje desenvolvidas em âmbito informacional e comunicacional pelos professores da nova era digital, nas salas de aula e espaços laboratoriais. Nesta dimensão, busca-se alcançar como objetivo principal o reconhecimento da interdisciplinariedade dos conteúdos curriculares com eixos temáticos e as metas para a qualidade de ensino. Ao longo do processo de pesquisa e das abordagens do Ensino, se entende que o que tem de mais atual na Educação é a globalização, advento e processo de construção do conhecimento e aprofundamento da identidade e inserção social do ser no cotidiano escolar, meta para se construir a aprendizagem no conhecer, fazer e ser.
id UFRGS-2_546cd29bc7d40a06be7ff82ee2201c75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102835
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pinheiro, Roberta NevesSelli, Maribel Susane2014-09-11T02:09:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/102835000919979Este trabalho traz uma proposta integradora das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo, enquanto função articuladora de ação/reflexão/ação do Supervisor no cotidiano escolar. Evidencia uma metodologia globalizadora embasada em Zabala (1998) organizadas em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais nas práticas pedagógicas, hoje desenvolvidas em âmbito informacional e comunicacional pelos professores da nova era digital, nas salas de aula e espaços laboratoriais. Nesta dimensão, busca-se alcançar como objetivo principal o reconhecimento da interdisciplinariedade dos conteúdos curriculares com eixos temáticos e as metas para a qualidade de ensino. Ao longo do processo de pesquisa e das abordagens do Ensino, se entende que o que tem de mais atual na Educação é a globalização, advento e processo de construção do conhecimento e aprofundamento da identidade e inserção social do ser no cotidiano escolar, meta para se construir a aprendizagem no conhecer, fazer e ser.This paper presents a proposal for integrating ICT - Information and Communication Technologies in the Curriculum - while articulating function of action / reflection / action Supervisor in daily school life. Demonstrates a methodology grounded in Zabala (1998) organized in conceptual content, procedural, attitudinal pedagogical practices today in developed informational and communicational context by teachers of the new digital age, in classrooms and laboratory spaces. In this dimension, we seek to achieve the main objective recognition of the interdisciplinary curriculum with themes and goals for quality education. Throughout the research process and approaches to teaching, it is understood that what is most current in Education is globalization, emergence and process of knowledge construction and deepening of social integration and identity of being at school, aim to build learning in knowing, doing and being.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CurrículoSupervisor escolarInformation technologyCommunication ICDsCurriculumSchool educatorA função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919979.pdf000919979.pdfTexto completoapplication/pdf392746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/1/000919979.pdf8b1dcfd01550539e55c30614535f9ba2MD51TEXT000919979.pdf.txt000919979.pdf.txtExtracted Texttext/plain66417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/2/000919979.pdf.txtdbf67179680dee3bdc4b672998203b5eMD52THUMBNAIL000919979.pdf.jpg000919979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/3/000919979.pdf.jpgd5c631c78e04aa9cc00c441e4fb245c9MD5310183/1028352018-10-25 09:01:39.778oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102835Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
title A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
spellingShingle A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
Pinheiro, Roberta Neves
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Currículo
Supervisor escolar
Information technology
Communication ICDs
Curriculum
School educator
title_short A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
title_full A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
title_fullStr A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
title_full_unstemmed A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
title_sort A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
author Pinheiro, Roberta Neves
author_facet Pinheiro, Roberta Neves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Roberta Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Selli, Maribel Susane
contributor_str_mv Selli, Maribel Susane
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Currículo
Supervisor escolar
topic Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Currículo
Supervisor escolar
Information technology
Communication ICDs
Curriculum
School educator
dc.subject.eng.fl_str_mv Information technology
Communication ICDs
Curriculum
School educator
description Este trabalho traz uma proposta integradora das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo, enquanto função articuladora de ação/reflexão/ação do Supervisor no cotidiano escolar. Evidencia uma metodologia globalizadora embasada em Zabala (1998) organizadas em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais nas práticas pedagógicas, hoje desenvolvidas em âmbito informacional e comunicacional pelos professores da nova era digital, nas salas de aula e espaços laboratoriais. Nesta dimensão, busca-se alcançar como objetivo principal o reconhecimento da interdisciplinariedade dos conteúdos curriculares com eixos temáticos e as metas para a qualidade de ensino. Ao longo do processo de pesquisa e das abordagens do Ensino, se entende que o que tem de mais atual na Educação é a globalização, advento e processo de construção do conhecimento e aprofundamento da identidade e inserção social do ser no cotidiano escolar, meta para se construir a aprendizagem no conhecer, fazer e ser.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-09-11T02:09:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/102835
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000919979
url http://hdl.handle.net/10183/102835
identifier_str_mv 000919979
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/1/000919979.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/2/000919979.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/3/000919979.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b1dcfd01550539e55c30614535f9ba2
dbf67179680dee3bdc4b672998203b5e
d5c631c78e04aa9cc00c441e4fb245c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447132873687040