A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102835 |
Resumo: | Este trabalho traz uma proposta integradora das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo, enquanto função articuladora de ação/reflexão/ação do Supervisor no cotidiano escolar. Evidencia uma metodologia globalizadora embasada em Zabala (1998) organizadas em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais nas práticas pedagógicas, hoje desenvolvidas em âmbito informacional e comunicacional pelos professores da nova era digital, nas salas de aula e espaços laboratoriais. Nesta dimensão, busca-se alcançar como objetivo principal o reconhecimento da interdisciplinariedade dos conteúdos curriculares com eixos temáticos e as metas para a qualidade de ensino. Ao longo do processo de pesquisa e das abordagens do Ensino, se entende que o que tem de mais atual na Educação é a globalização, advento e processo de construção do conhecimento e aprofundamento da identidade e inserção social do ser no cotidiano escolar, meta para se construir a aprendizagem no conhecer, fazer e ser. |
id |
UFRGS-2_546cd29bc7d40a06be7ff82ee2201c75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102835 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pinheiro, Roberta NevesSelli, Maribel Susane2014-09-11T02:09:54Z2012http://hdl.handle.net/10183/102835000919979Este trabalho traz uma proposta integradora das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo, enquanto função articuladora de ação/reflexão/ação do Supervisor no cotidiano escolar. Evidencia uma metodologia globalizadora embasada em Zabala (1998) organizadas em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais nas práticas pedagógicas, hoje desenvolvidas em âmbito informacional e comunicacional pelos professores da nova era digital, nas salas de aula e espaços laboratoriais. Nesta dimensão, busca-se alcançar como objetivo principal o reconhecimento da interdisciplinariedade dos conteúdos curriculares com eixos temáticos e as metas para a qualidade de ensino. Ao longo do processo de pesquisa e das abordagens do Ensino, se entende que o que tem de mais atual na Educação é a globalização, advento e processo de construção do conhecimento e aprofundamento da identidade e inserção social do ser no cotidiano escolar, meta para se construir a aprendizagem no conhecer, fazer e ser.This paper presents a proposal for integrating ICT - Information and Communication Technologies in the Curriculum - while articulating function of action / reflection / action Supervisor in daily school life. Demonstrates a methodology grounded in Zabala (1998) organized in conceptual content, procedural, attitudinal pedagogical practices today in developed informational and communicational context by teachers of the new digital age, in classrooms and laboratory spaces. In this dimension, we seek to achieve the main objective recognition of the interdisciplinary curriculum with themes and goals for quality education. Throughout the research process and approaches to teaching, it is understood that what is most current in Education is globalization, emergence and process of knowledge construction and deepening of social integration and identity of being at school, aim to build learning in knowing, doing and being.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)CurrículoSupervisor escolarInformation technologyCommunication ICDsCurriculumSchool educatorA função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000919979.pdf000919979.pdfTexto completoapplication/pdf392746http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/1/000919979.pdf8b1dcfd01550539e55c30614535f9ba2MD51TEXT000919979.pdf.txt000919979.pdf.txtExtracted Texttext/plain66417http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/2/000919979.pdf.txtdbf67179680dee3bdc4b672998203b5eMD52THUMBNAIL000919979.pdf.jpg000919979.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/3/000919979.pdf.jpgd5c631c78e04aa9cc00c441e4fb245c9MD5310183/1028352018-10-25 09:01:39.778oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102835Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:01:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar |
title |
A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar |
spellingShingle |
A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar Pinheiro, Roberta Neves Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Currículo Supervisor escolar Information technology Communication ICDs Curriculum School educator |
title_short |
A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar |
title_full |
A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar |
title_fullStr |
A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar |
title_sort |
A função do supervisor um olhar mediador frente às TICs, uma proposta integradora no currículo e no cotidiano escolar |
author |
Pinheiro, Roberta Neves |
author_facet |
Pinheiro, Roberta Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Roberta Neves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Selli, Maribel Susane |
contributor_str_mv |
Selli, Maribel Susane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Currículo Supervisor escolar |
topic |
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Currículo Supervisor escolar Information technology Communication ICDs Curriculum School educator |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Information technology Communication ICDs Curriculum School educator |
description |
Este trabalho traz uma proposta integradora das TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação no Currículo, enquanto função articuladora de ação/reflexão/ação do Supervisor no cotidiano escolar. Evidencia uma metodologia globalizadora embasada em Zabala (1998) organizadas em conteúdos conceituais, procedimentais, atitudinais nas práticas pedagógicas, hoje desenvolvidas em âmbito informacional e comunicacional pelos professores da nova era digital, nas salas de aula e espaços laboratoriais. Nesta dimensão, busca-se alcançar como objetivo principal o reconhecimento da interdisciplinariedade dos conteúdos curriculares com eixos temáticos e as metas para a qualidade de ensino. Ao longo do processo de pesquisa e das abordagens do Ensino, se entende que o que tem de mais atual na Educação é a globalização, advento e processo de construção do conhecimento e aprofundamento da identidade e inserção social do ser no cotidiano escolar, meta para se construir a aprendizagem no conhecer, fazer e ser. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-11T02:09:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102835 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000919979 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102835 |
identifier_str_mv |
000919979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/1/000919979.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/2/000919979.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102835/3/000919979.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b1dcfd01550539e55c30614535f9ba2 dbf67179680dee3bdc4b672998203b5e d5c631c78e04aa9cc00c441e4fb245c9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447132873687040 |