Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Cecília Bobsin do
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66876
Resumo: Neste trabalho investiga-se como vem se constituindo o sujeito professor de matemática e de que forma práticas narrativas e grupos colaborativos podem contribuir para o desenvolvimento profissional desse sujeito. Utiliza-se como metodologia a História Oral Temática, valendo-se assim de entrevistas semiestruturadas em torno de perguntas previamente definidas, as quais pretendem captar relatos das histórias de trajetórias profissionais das professoras entrevistadas, a fim de estabelecer paralelos com a bibliografia e o contexto histórico brasileiro de formação de professores de matemática. A pesquisa considera ainda o registro de observações realizadas nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS que priorizam as práticas de ensino e a própria trajetória da pesquisadora. Como resultado, verificam-se, através desses elementos, novas possibilidades de o professor de matemática recriar-se, reproduzir-se e reimaginar-se.
id UFRGS-2_54b39045397defccef168e1bff5b456c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66876
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canto, Cecília Bobsin doCarrasco, Lucia Helena Marques2013-02-22T01:39:19Z2012http://hdl.handle.net/10183/66876000871868Neste trabalho investiga-se como vem se constituindo o sujeito professor de matemática e de que forma práticas narrativas e grupos colaborativos podem contribuir para o desenvolvimento profissional desse sujeito. Utiliza-se como metodologia a História Oral Temática, valendo-se assim de entrevistas semiestruturadas em torno de perguntas previamente definidas, as quais pretendem captar relatos das histórias de trajetórias profissionais das professoras entrevistadas, a fim de estabelecer paralelos com a bibliografia e o contexto histórico brasileiro de formação de professores de matemática. A pesquisa considera ainda o registro de observações realizadas nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS que priorizam as práticas de ensino e a própria trajetória da pesquisadora. Como resultado, verificam-se, através desses elementos, novas possibilidades de o professor de matemática recriar-se, reproduzir-se e reimaginar-se.This work investigates the constitution of math teachers and the way that narrative practices and collaborative groups can contribute to their professional development. The methodology used is Thematic Oral History, which consists of semi-structured interviews with questions previously defined, with the intention to capture reports and stories about the professional route of those who were interviewed. The purpose is to establish parallels according to the literature and the historical Brazilian context in the process of education of math teachers. This research takes into consideration the register of observations that been made at UFRGS, in classes of disciplines required to get a Math Degree, which prioritize the teaching practices and the course taken by the researcher herself. The results show, through these elements, new possibilities for the math teacher do recreate, reproduce, and reimagine his own way of teaching.application/pdfporFormação de professoresprofessores de matemáticaEducação MatemáticaTeachers constitutionNarrative practicesCollaborative groupsExperienceTimePráticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000871868.pdf.txt000871868.pdf.txtExtracted Texttext/plain105219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/2/000871868.pdf.txtb610621404e37b2b771f2e2d85e6da23MD52ORIGINAL000871868.pdf000871868.pdfTexto completoapplication/pdf1536435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/1/000871868.pdf6220ac36ee8f31a97588c80e0d7f427dMD51THUMBNAIL000871868.pdf.jpg000871868.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/3/000871868.pdf.jpg2e29abb2dbf950dec253a82eb302cea2MD5310183/668762018-10-17 07:48:04.159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
title Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
spellingShingle Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
Canto, Cecília Bobsin do
Formação de professores
professores de matemática
Educação Matemática
Teachers constitution
Narrative practices
Collaborative groups
Experience
Time
title_short Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
title_full Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
title_fullStr Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
title_full_unstemmed Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
title_sort Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
author Canto, Cecília Bobsin do
author_facet Canto, Cecília Bobsin do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Cecília Bobsin do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
contributor_str_mv Carrasco, Lucia Helena Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
professores de matemática
Educação Matemática
topic Formação de professores
professores de matemática
Educação Matemática
Teachers constitution
Narrative practices
Collaborative groups
Experience
Time
dc.subject.eng.fl_str_mv Teachers constitution
Narrative practices
Collaborative groups
Experience
Time
description Neste trabalho investiga-se como vem se constituindo o sujeito professor de matemática e de que forma práticas narrativas e grupos colaborativos podem contribuir para o desenvolvimento profissional desse sujeito. Utiliza-se como metodologia a História Oral Temática, valendo-se assim de entrevistas semiestruturadas em torno de perguntas previamente definidas, as quais pretendem captar relatos das histórias de trajetórias profissionais das professoras entrevistadas, a fim de estabelecer paralelos com a bibliografia e o contexto histórico brasileiro de formação de professores de matemática. A pesquisa considera ainda o registro de observações realizadas nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS que priorizam as práticas de ensino e a própria trajetória da pesquisadora. Como resultado, verificam-se, através desses elementos, novas possibilidades de o professor de matemática recriar-se, reproduzir-se e reimaginar-se.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-02-22T01:39:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/66876
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000871868
url http://hdl.handle.net/10183/66876
identifier_str_mv 000871868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/2/000871868.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/1/000871868.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/3/000871868.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b610621404e37b2b771f2e2d85e6da23
6220ac36ee8f31a97588c80e0d7f427d
2e29abb2dbf950dec253a82eb302cea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224438182576128