Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/66876 |
Resumo: | Neste trabalho investiga-se como vem se constituindo o sujeito professor de matemática e de que forma práticas narrativas e grupos colaborativos podem contribuir para o desenvolvimento profissional desse sujeito. Utiliza-se como metodologia a História Oral Temática, valendo-se assim de entrevistas semiestruturadas em torno de perguntas previamente definidas, as quais pretendem captar relatos das histórias de trajetórias profissionais das professoras entrevistadas, a fim de estabelecer paralelos com a bibliografia e o contexto histórico brasileiro de formação de professores de matemática. A pesquisa considera ainda o registro de observações realizadas nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS que priorizam as práticas de ensino e a própria trajetória da pesquisadora. Como resultado, verificam-se, através desses elementos, novas possibilidades de o professor de matemática recriar-se, reproduzir-se e reimaginar-se. |
id |
UFRGS-2_54b39045397defccef168e1bff5b456c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66876 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Canto, Cecília Bobsin doCarrasco, Lucia Helena Marques2013-02-22T01:39:19Z2012http://hdl.handle.net/10183/66876000871868Neste trabalho investiga-se como vem se constituindo o sujeito professor de matemática e de que forma práticas narrativas e grupos colaborativos podem contribuir para o desenvolvimento profissional desse sujeito. Utiliza-se como metodologia a História Oral Temática, valendo-se assim de entrevistas semiestruturadas em torno de perguntas previamente definidas, as quais pretendem captar relatos das histórias de trajetórias profissionais das professoras entrevistadas, a fim de estabelecer paralelos com a bibliografia e o contexto histórico brasileiro de formação de professores de matemática. A pesquisa considera ainda o registro de observações realizadas nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS que priorizam as práticas de ensino e a própria trajetória da pesquisadora. Como resultado, verificam-se, através desses elementos, novas possibilidades de o professor de matemática recriar-se, reproduzir-se e reimaginar-se.This work investigates the constitution of math teachers and the way that narrative practices and collaborative groups can contribute to their professional development. The methodology used is Thematic Oral History, which consists of semi-structured interviews with questions previously defined, with the intention to capture reports and stories about the professional route of those who were interviewed. The purpose is to establish parallels according to the literature and the historical Brazilian context in the process of education of math teachers. This research takes into consideration the register of observations that been made at UFRGS, in classes of disciplines required to get a Math Degree, which prioritize the teaching practices and the course taken by the researcher herself. The results show, through these elements, new possibilities for the math teacher do recreate, reproduce, and reimagine his own way of teaching.application/pdfporFormação de professoresprofessores de matemáticaEducação MatemáticaTeachers constitutionNarrative practicesCollaborative groupsExperienceTimePráticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2012Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000871868.pdf.txt000871868.pdf.txtExtracted Texttext/plain105219http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/2/000871868.pdf.txtb610621404e37b2b771f2e2d85e6da23MD52ORIGINAL000871868.pdf000871868.pdfTexto completoapplication/pdf1536435http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/1/000871868.pdf6220ac36ee8f31a97588c80e0d7f427dMD51THUMBNAIL000871868.pdf.jpg000871868.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/3/000871868.pdf.jpg2e29abb2dbf950dec253a82eb302cea2MD5310183/668762018-10-17 07:48:04.159oai:www.lume.ufrgs.br:10183/66876Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:48:04Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática |
title |
Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática |
spellingShingle |
Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática Canto, Cecília Bobsin do Formação de professores professores de matemática Educação Matemática Teachers constitution Narrative practices Collaborative groups Experience Time |
title_short |
Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática |
title_full |
Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática |
title_fullStr |
Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática |
title_full_unstemmed |
Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática |
title_sort |
Práticas narrativas no pensar e repensar do professor de matemática |
author |
Canto, Cecília Bobsin do |
author_facet |
Canto, Cecília Bobsin do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canto, Cecília Bobsin do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
contributor_str_mv |
Carrasco, Lucia Helena Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores professores de matemática Educação Matemática |
topic |
Formação de professores professores de matemática Educação Matemática Teachers constitution Narrative practices Collaborative groups Experience Time |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teachers constitution Narrative practices Collaborative groups Experience Time |
description |
Neste trabalho investiga-se como vem se constituindo o sujeito professor de matemática e de que forma práticas narrativas e grupos colaborativos podem contribuir para o desenvolvimento profissional desse sujeito. Utiliza-se como metodologia a História Oral Temática, valendo-se assim de entrevistas semiestruturadas em torno de perguntas previamente definidas, as quais pretendem captar relatos das histórias de trajetórias profissionais das professoras entrevistadas, a fim de estabelecer paralelos com a bibliografia e o contexto histórico brasileiro de formação de professores de matemática. A pesquisa considera ainda o registro de observações realizadas nas disciplinas do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS que priorizam as práticas de ensino e a própria trajetória da pesquisadora. Como resultado, verificam-se, através desses elementos, novas possibilidades de o professor de matemática recriar-se, reproduzir-se e reimaginar-se. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-02-22T01:39:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/66876 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000871868 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/66876 |
identifier_str_mv |
000871868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/2/000871868.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/1/000871868.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/66876/3/000871868.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b610621404e37b2b771f2e2d85e6da23 6220ac36ee8f31a97588c80e0d7f427d 2e29abb2dbf950dec253a82eb302cea2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224438182576128 |