Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/102715 |
Resumo: | Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das TICs, trazendo consigo o incentivo e as novas descobertas na exploração dos recursos e das ferramentas tecnológicas. Com isso, modificando antigos conceitos que dar aula seja somente a “transmissão” de conteúdos, passando a propiciar neste ambiente educacional, a motivação e o encantamento pelas novas aprendizagens. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento por parte do pesquisador de se respeitar as experiências e os conhecimentos dos alunos já trazidos de fora do ambiente escolar. Assim sendo, destaca-se na pesquisa, os discentes sendo despertados para um maior envolvimento e interesse por diferentes histórias, numa proposta em que haja novas aberturas através de debates e diálogos, enfatizando a importância da cooperação entre professores e alunos. Logo, as atividades proporcionadas também podem levar a um maior entusiasmo e dedicação por parte do educador em que, este prepara suas aulas utilizando as tecnologias como o vídeo, videoclipes e diferentes ferramentas e softwares, no ambiente da sala de aula enriquecendo e valorizando ainda mais, o ato de ensinar e aprender. Ainda lembrando sempre que, a motivação, o encantamento e a interação no ambiente escolar são essenciais. E que podem se fortalecer nesta relação intrínseca entre tecnologia, conteúdo e aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa aos alunos e qualificando a ação docente. |
id |
UFRGS-2_54cc20ef84ebe0bf552843706ce15304 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102715 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silveira, Marivete HahnBernardi, Maira2014-09-10T02:11:43Z2012http://hdl.handle.net/10183/102715000917905Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das TICs, trazendo consigo o incentivo e as novas descobertas na exploração dos recursos e das ferramentas tecnológicas. Com isso, modificando antigos conceitos que dar aula seja somente a “transmissão” de conteúdos, passando a propiciar neste ambiente educacional, a motivação e o encantamento pelas novas aprendizagens. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento por parte do pesquisador de se respeitar as experiências e os conhecimentos dos alunos já trazidos de fora do ambiente escolar. Assim sendo, destaca-se na pesquisa, os discentes sendo despertados para um maior envolvimento e interesse por diferentes histórias, numa proposta em que haja novas aberturas através de debates e diálogos, enfatizando a importância da cooperação entre professores e alunos. Logo, as atividades proporcionadas também podem levar a um maior entusiasmo e dedicação por parte do educador em que, este prepara suas aulas utilizando as tecnologias como o vídeo, videoclipes e diferentes ferramentas e softwares, no ambiente da sala de aula enriquecendo e valorizando ainda mais, o ato de ensinar e aprender. Ainda lembrando sempre que, a motivação, o encantamento e a interação no ambiente escolar são essenciais. E que podem se fortalecer nesta relação intrínseca entre tecnologia, conteúdo e aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa aos alunos e qualificando a ação docente.application/pdfporTecnologiaSala de aulaAprendizagemMotivaçãoInserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000917905.pdf000917905.pdfTexto completoapplication/pdf875406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/1/000917905.pdf5024fb2efa80dac1ee97c6006b410776MD51TEXT000917905.pdf.txt000917905.pdf.txtExtracted Texttext/plain119076http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/2/000917905.pdf.txt406dcf19a14e7cbbcef33f4d61b7f02cMD52THUMBNAIL000917905.pdf.jpg000917905.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/3/000917905.pdf.jpg45057a0e230a8d047d053b7b6fb03870MD5310183/1027152018-10-23 09:11:30.97oai:www.lume.ufrgs.br:10183/102715Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:11:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização |
title |
Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização |
spellingShingle |
Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização Silveira, Marivete Hahn Tecnologia Sala de aula Aprendizagem Motivação |
title_short |
Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização |
title_full |
Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização |
title_fullStr |
Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização |
title_sort |
Inserção das tecnologias da comunicação e da informação na prática pedagógica : motivação e encantamento no processo de alfabetização |
author |
Silveira, Marivete Hahn |
author_facet |
Silveira, Marivete Hahn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Marivete Hahn |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bernardi, Maira |
contributor_str_mv |
Bernardi, Maira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Sala de aula Aprendizagem Motivação |
topic |
Tecnologia Sala de aula Aprendizagem Motivação |
description |
Este trabalho dedicou-se a investigar as contribuições que a inserção das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) pode trazer à prática pedagógica do professor, como instrumento facilitador do ensino e aprendizagem, desenvolvendo aspectos cognitivos, sociais e afetivos com alunos do primeiro ano do ensino fundamental de nove anos. Ao integrar as tecnologias no trabalho da sala de aula, sugere-se ao educador o despertar de um novo olhar para as novidades que se abrem com a inserção das TICs, trazendo consigo o incentivo e as novas descobertas na exploração dos recursos e das ferramentas tecnológicas. Com isso, modificando antigos conceitos que dar aula seja somente a “transmissão” de conteúdos, passando a propiciar neste ambiente educacional, a motivação e o encantamento pelas novas aprendizagens. Neste contexto, destaca-se a importância de um comprometimento por parte do pesquisador de se respeitar as experiências e os conhecimentos dos alunos já trazidos de fora do ambiente escolar. Assim sendo, destaca-se na pesquisa, os discentes sendo despertados para um maior envolvimento e interesse por diferentes histórias, numa proposta em que haja novas aberturas através de debates e diálogos, enfatizando a importância da cooperação entre professores e alunos. Logo, as atividades proporcionadas também podem levar a um maior entusiasmo e dedicação por parte do educador em que, este prepara suas aulas utilizando as tecnologias como o vídeo, videoclipes e diferentes ferramentas e softwares, no ambiente da sala de aula enriquecendo e valorizando ainda mais, o ato de ensinar e aprender. Ainda lembrando sempre que, a motivação, o encantamento e a interação no ambiente escolar são essenciais. E que podem se fortalecer nesta relação intrínseca entre tecnologia, conteúdo e aprendizagem, tornando a aprendizagem mais significativa aos alunos e qualificando a ação docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-09-10T02:11:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/102715 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000917905 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/102715 |
identifier_str_mv |
000917905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/1/000917905.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/2/000917905.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/102715/3/000917905.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5024fb2efa80dac1ee97c6006b410776 406dcf19a14e7cbbcef33f4d61b7f02c 45057a0e230a8d047d053b7b6fb03870 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224471271440384 |