Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmoro, Bruna Martini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175185
Resumo: A Educação a Distância (EAD) vem ganhando novos adeptos, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem, sem barreiras de tempo e distância, aperfeiçoando e adotando várias tecnologias. A tecnologia aplicada à educação é uma das principais ferramentas que estimulam uma participação ativa do aluno no aprendizado. O estudante deixa de ser apenas o receptor de informações e começa a interagir com o conteúdo e, principalmente, toma a iniciativa de aprender. As tecnologias podem ser utilizadas não só para facilitar a aplicação de ferramentas estatísticas, mas também no processo de ensino-aprendizagem, o que têm mudado rapidamente a forma de ensinar estatística. As disciplinas de estatística são parte integrante de grande parte dos cursos de graduação da UFRGS e têm por objetivo instrumentalizar o aluno a ler de forma quantitativa o seu cotidiano, servindo de ferramenta para o auxílio em pesquisas em todas as áreas de conhecimento. A disciplina de Probabilidade e Estatística é oferecida para 34 cursos de graduação da UFRGS na área de ciências exatas, sendo ofertada também na modalidade EAD. A disciplina é dividida em três grandes áreas: Descritiva, Probabilidade e Inferência. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem, em forma de aplicações web, que abranjam essas três áreas da disciplina. Estes objetos de aprendizagem permitirão aos alunos interagir com os conceitos aprendidos na disciplina e, assim, melhor assimilá-los. Cada um dos aplicativos desenvolvidos permite, através da interatividade, que o aluno compreenda a influência dos dados nos resultados das análises, podendo simular os valores de entrada e observar sua interação nos resultados obtidos. Os aplicativos foram desenvolvidos em Shiny, uma estrutura de aplicação web para a linguagem R, estão disponíveis para acesso on-line e visam enriquecer o material da disciplina e, possivelmente, integrar o material de outras disciplinas de ensino de estatística.
id UFRGS-2_54eb5a81aa8e06e9001759f65c21e00d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175185
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Dalmoro, Bruna MartiniSelau, Lisiane Priscila Roldão2018-05-01T02:26:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/175185001065190A Educação a Distância (EAD) vem ganhando novos adeptos, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem, sem barreiras de tempo e distância, aperfeiçoando e adotando várias tecnologias. A tecnologia aplicada à educação é uma das principais ferramentas que estimulam uma participação ativa do aluno no aprendizado. O estudante deixa de ser apenas o receptor de informações e começa a interagir com o conteúdo e, principalmente, toma a iniciativa de aprender. As tecnologias podem ser utilizadas não só para facilitar a aplicação de ferramentas estatísticas, mas também no processo de ensino-aprendizagem, o que têm mudado rapidamente a forma de ensinar estatística. As disciplinas de estatística são parte integrante de grande parte dos cursos de graduação da UFRGS e têm por objetivo instrumentalizar o aluno a ler de forma quantitativa o seu cotidiano, servindo de ferramenta para o auxílio em pesquisas em todas as áreas de conhecimento. A disciplina de Probabilidade e Estatística é oferecida para 34 cursos de graduação da UFRGS na área de ciências exatas, sendo ofertada também na modalidade EAD. A disciplina é dividida em três grandes áreas: Descritiva, Probabilidade e Inferência. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem, em forma de aplicações web, que abranjam essas três áreas da disciplina. Estes objetos de aprendizagem permitirão aos alunos interagir com os conceitos aprendidos na disciplina e, assim, melhor assimilá-los. Cada um dos aplicativos desenvolvidos permite, através da interatividade, que o aluno compreenda a influência dos dados nos resultados das análises, podendo simular os valores de entrada e observar sua interação nos resultados obtidos. Os aplicativos foram desenvolvidos em Shiny, uma estrutura de aplicação web para a linguagem R, estão disponíveis para acesso on-line e visam enriquecer o material da disciplina e, possivelmente, integrar o material de outras disciplinas de ensino de estatística.application/pdfporEnsino a distânciaTecnologia virtualEnsino-aprendizagemAplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001065190.pdf001065190.pdfTexto completoapplication/pdf1219724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/1/001065190.pdfef76e54ba18449c682c362ee6f5a890aMD51TEXT001065190.pdf.txt001065190.pdf.txtExtracted Texttext/plain48529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/2/001065190.pdf.txtc7405190cc47d02574b6625af470a70eMD52THUMBNAIL001065190.pdf.jpg001065190.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/3/001065190.pdf.jpged93ee1bfd41ec835bc5d8eb8f969a1aMD5310183/1751852021-12-06 05:36:30.923154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
title Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
spellingShingle Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
Dalmoro, Bruna Martini
Ensino a distância
Tecnologia virtual
Ensino-aprendizagem
title_short Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
title_full Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
title_fullStr Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
title_full_unstemmed Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
title_sort Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
author Dalmoro, Bruna Martini
author_facet Dalmoro, Bruna Martini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmoro, Bruna Martini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Selau, Lisiane Priscila Roldão
contributor_str_mv Selau, Lisiane Priscila Roldão
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Tecnologia virtual
Ensino-aprendizagem
topic Ensino a distância
Tecnologia virtual
Ensino-aprendizagem
description A Educação a Distância (EAD) vem ganhando novos adeptos, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem, sem barreiras de tempo e distância, aperfeiçoando e adotando várias tecnologias. A tecnologia aplicada à educação é uma das principais ferramentas que estimulam uma participação ativa do aluno no aprendizado. O estudante deixa de ser apenas o receptor de informações e começa a interagir com o conteúdo e, principalmente, toma a iniciativa de aprender. As tecnologias podem ser utilizadas não só para facilitar a aplicação de ferramentas estatísticas, mas também no processo de ensino-aprendizagem, o que têm mudado rapidamente a forma de ensinar estatística. As disciplinas de estatística são parte integrante de grande parte dos cursos de graduação da UFRGS e têm por objetivo instrumentalizar o aluno a ler de forma quantitativa o seu cotidiano, servindo de ferramenta para o auxílio em pesquisas em todas as áreas de conhecimento. A disciplina de Probabilidade e Estatística é oferecida para 34 cursos de graduação da UFRGS na área de ciências exatas, sendo ofertada também na modalidade EAD. A disciplina é dividida em três grandes áreas: Descritiva, Probabilidade e Inferência. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem, em forma de aplicações web, que abranjam essas três áreas da disciplina. Estes objetos de aprendizagem permitirão aos alunos interagir com os conceitos aprendidos na disciplina e, assim, melhor assimilá-los. Cada um dos aplicativos desenvolvidos permite, através da interatividade, que o aluno compreenda a influência dos dados nos resultados das análises, podendo simular os valores de entrada e observar sua interação nos resultados obtidos. Os aplicativos foram desenvolvidos em Shiny, uma estrutura de aplicação web para a linguagem R, estão disponíveis para acesso on-line e visam enriquecer o material da disciplina e, possivelmente, integrar o material de outras disciplinas de ensino de estatística.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-01T02:26:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175185
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001065190
url http://hdl.handle.net/10183/175185
identifier_str_mv 001065190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/1/001065190.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/2/001065190.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/3/001065190.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ef76e54ba18449c682c362ee6f5a890a
c7405190cc47d02574b6625af470a70e
ed93ee1bfd41ec835bc5d8eb8f969a1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447214894350336