Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/175185 |
Resumo: | A Educação a Distância (EAD) vem ganhando novos adeptos, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem, sem barreiras de tempo e distância, aperfeiçoando e adotando várias tecnologias. A tecnologia aplicada à educação é uma das principais ferramentas que estimulam uma participação ativa do aluno no aprendizado. O estudante deixa de ser apenas o receptor de informações e começa a interagir com o conteúdo e, principalmente, toma a iniciativa de aprender. As tecnologias podem ser utilizadas não só para facilitar a aplicação de ferramentas estatísticas, mas também no processo de ensino-aprendizagem, o que têm mudado rapidamente a forma de ensinar estatística. As disciplinas de estatística são parte integrante de grande parte dos cursos de graduação da UFRGS e têm por objetivo instrumentalizar o aluno a ler de forma quantitativa o seu cotidiano, servindo de ferramenta para o auxílio em pesquisas em todas as áreas de conhecimento. A disciplina de Probabilidade e Estatística é oferecida para 34 cursos de graduação da UFRGS na área de ciências exatas, sendo ofertada também na modalidade EAD. A disciplina é dividida em três grandes áreas: Descritiva, Probabilidade e Inferência. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem, em forma de aplicações web, que abranjam essas três áreas da disciplina. Estes objetos de aprendizagem permitirão aos alunos interagir com os conceitos aprendidos na disciplina e, assim, melhor assimilá-los. Cada um dos aplicativos desenvolvidos permite, através da interatividade, que o aluno compreenda a influência dos dados nos resultados das análises, podendo simular os valores de entrada e observar sua interação nos resultados obtidos. Os aplicativos foram desenvolvidos em Shiny, uma estrutura de aplicação web para a linguagem R, estão disponíveis para acesso on-line e visam enriquecer o material da disciplina e, possivelmente, integrar o material de outras disciplinas de ensino de estatística. |
id |
UFRGS-2_54eb5a81aa8e06e9001759f65c21e00d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175185 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalmoro, Bruna MartiniSelau, Lisiane Priscila Roldão2018-05-01T02:26:18Z2017http://hdl.handle.net/10183/175185001065190A Educação a Distância (EAD) vem ganhando novos adeptos, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem, sem barreiras de tempo e distância, aperfeiçoando e adotando várias tecnologias. A tecnologia aplicada à educação é uma das principais ferramentas que estimulam uma participação ativa do aluno no aprendizado. O estudante deixa de ser apenas o receptor de informações e começa a interagir com o conteúdo e, principalmente, toma a iniciativa de aprender. As tecnologias podem ser utilizadas não só para facilitar a aplicação de ferramentas estatísticas, mas também no processo de ensino-aprendizagem, o que têm mudado rapidamente a forma de ensinar estatística. As disciplinas de estatística são parte integrante de grande parte dos cursos de graduação da UFRGS e têm por objetivo instrumentalizar o aluno a ler de forma quantitativa o seu cotidiano, servindo de ferramenta para o auxílio em pesquisas em todas as áreas de conhecimento. A disciplina de Probabilidade e Estatística é oferecida para 34 cursos de graduação da UFRGS na área de ciências exatas, sendo ofertada também na modalidade EAD. A disciplina é dividida em três grandes áreas: Descritiva, Probabilidade e Inferência. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem, em forma de aplicações web, que abranjam essas três áreas da disciplina. Estes objetos de aprendizagem permitirão aos alunos interagir com os conceitos aprendidos na disciplina e, assim, melhor assimilá-los. Cada um dos aplicativos desenvolvidos permite, através da interatividade, que o aluno compreenda a influência dos dados nos resultados das análises, podendo simular os valores de entrada e observar sua interação nos resultados obtidos. Os aplicativos foram desenvolvidos em Shiny, uma estrutura de aplicação web para a linguagem R, estão disponíveis para acesso on-line e visam enriquecer o material da disciplina e, possivelmente, integrar o material de outras disciplinas de ensino de estatística.application/pdfporEnsino a distânciaTecnologia virtualEnsino-aprendizagemAplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Estatística: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001065190.pdf001065190.pdfTexto completoapplication/pdf1219724http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/1/001065190.pdfef76e54ba18449c682c362ee6f5a890aMD51TEXT001065190.pdf.txt001065190.pdf.txtExtracted Texttext/plain48529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/2/001065190.pdf.txtc7405190cc47d02574b6625af470a70eMD52THUMBNAIL001065190.pdf.jpg001065190.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/3/001065190.pdf.jpged93ee1bfd41ec835bc5d8eb8f969a1aMD5310183/1751852021-12-06 05:36:30.923154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175185Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:36:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância |
title |
Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância |
spellingShingle |
Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância Dalmoro, Bruna Martini Ensino a distância Tecnologia virtual Ensino-aprendizagem |
title_short |
Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância |
title_full |
Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância |
title_fullStr |
Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância |
title_full_unstemmed |
Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância |
title_sort |
Aplicações web interativas em R Shiny para o ensino de estatística na modalidade a distância |
author |
Dalmoro, Bruna Martini |
author_facet |
Dalmoro, Bruna Martini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dalmoro, Bruna Martini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Selau, Lisiane Priscila Roldão |
contributor_str_mv |
Selau, Lisiane Priscila Roldão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância Tecnologia virtual Ensino-aprendizagem |
topic |
Ensino a distância Tecnologia virtual Ensino-aprendizagem |
description |
A Educação a Distância (EAD) vem ganhando novos adeptos, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem, sem barreiras de tempo e distância, aperfeiçoando e adotando várias tecnologias. A tecnologia aplicada à educação é uma das principais ferramentas que estimulam uma participação ativa do aluno no aprendizado. O estudante deixa de ser apenas o receptor de informações e começa a interagir com o conteúdo e, principalmente, toma a iniciativa de aprender. As tecnologias podem ser utilizadas não só para facilitar a aplicação de ferramentas estatísticas, mas também no processo de ensino-aprendizagem, o que têm mudado rapidamente a forma de ensinar estatística. As disciplinas de estatística são parte integrante de grande parte dos cursos de graduação da UFRGS e têm por objetivo instrumentalizar o aluno a ler de forma quantitativa o seu cotidiano, servindo de ferramenta para o auxílio em pesquisas em todas as áreas de conhecimento. A disciplina de Probabilidade e Estatística é oferecida para 34 cursos de graduação da UFRGS na área de ciências exatas, sendo ofertada também na modalidade EAD. A disciplina é dividida em três grandes áreas: Descritiva, Probabilidade e Inferência. Tendo isso em mente, o objetivo deste trabalho é apresentar objetos de aprendizagem, em forma de aplicações web, que abranjam essas três áreas da disciplina. Estes objetos de aprendizagem permitirão aos alunos interagir com os conceitos aprendidos na disciplina e, assim, melhor assimilá-los. Cada um dos aplicativos desenvolvidos permite, através da interatividade, que o aluno compreenda a influência dos dados nos resultados das análises, podendo simular os valores de entrada e observar sua interação nos resultados obtidos. Os aplicativos foram desenvolvidos em Shiny, uma estrutura de aplicação web para a linguagem R, estão disponíveis para acesso on-line e visam enriquecer o material da disciplina e, possivelmente, integrar o material de outras disciplinas de ensino de estatística. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-01T02:26:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/175185 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001065190 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/175185 |
identifier_str_mv |
001065190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/1/001065190.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/2/001065190.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175185/3/001065190.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ef76e54ba18449c682c362ee6f5a890a c7405190cc47d02574b6625af470a70e ed93ee1bfd41ec835bc5d8eb8f969a1a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447214894350336 |