De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fontoura, Rochele Pires
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/67838
Resumo: A construção da identidade de aluno na Educação Infantil é o tema desta pesquisa. O foco são as percepções que as crianças possuem de sua condição e o quanto as narrativas podem ser produtoras destes “seres alunos”. Os objetivos deste estudo são: identificar a visão que as crianças possuem de sua condição de aluno na escola infantil e avaliar a relevância das narrativas na produção desta identidade escolar. O referencial teórico utilizado encontra-se situado no campo dos estudos sobre a infância e dos estudos culturais com ênfase nos estudos de Tomaz Tadeu da Silva e Stuart Hall. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4 e 5 anos, de crianças da EI, POA, e as metodologias utilizadas foram baseadas em observações participantes registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as crianças. O s resultados foram analisados a partir do cruzamento de dados e o debate com a teoria, tendo assim percebido que as crianças possuem noções distintas do que são na escola e em casa, que a elas é ensinado um modelo especifico de aluno, o do ensino fundamental, entretanto eles possuem um discernimento claro de que na EI são alunos diferentes do modelo ensinado a eles.
id UFRGS-2_55deadd34aaa526e967e26921e727b9f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67838
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fontoura, Rochele PiresBarbosa, Maria Carmen Silveira2013-03-20T01:42:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/67838000873840A construção da identidade de aluno na Educação Infantil é o tema desta pesquisa. O foco são as percepções que as crianças possuem de sua condição e o quanto as narrativas podem ser produtoras destes “seres alunos”. Os objetivos deste estudo são: identificar a visão que as crianças possuem de sua condição de aluno na escola infantil e avaliar a relevância das narrativas na produção desta identidade escolar. O referencial teórico utilizado encontra-se situado no campo dos estudos sobre a infância e dos estudos culturais com ênfase nos estudos de Tomaz Tadeu da Silva e Stuart Hall. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4 e 5 anos, de crianças da EI, POA, e as metodologias utilizadas foram baseadas em observações participantes registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as crianças. O s resultados foram analisados a partir do cruzamento de dados e o debate com a teoria, tendo assim percebido que as crianças possuem noções distintas do que são na escola e em casa, que a elas é ensinado um modelo especifico de aluno, o do ensino fundamental, entretanto eles possuem um discernimento claro de que na EI são alunos diferentes do modelo ensinado a eles.application/pdfporEducação infantilNarrativaIdentidadeDe criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873840.pdf000873840.pdfTexto completoapplication/pdf469616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/1/000873840.pdf9ecec411be5334606c45fc7c85bd450cMD51TEXT000873840.pdf.txt000873840.pdf.txtExtracted Texttext/plain48719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/2/000873840.pdf.txtb9e8ebd4171b6171d2492f0c1386e710MD52THUMBNAIL000873840.pdf.jpg000873840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/3/000873840.pdf.jpg38eb20d117adf58e5528e73f35d6ffe7MD5310183/678382018-10-05 08:49:55.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67838Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
title De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
spellingShingle De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
Fontoura, Rochele Pires
Educação infantil
Narrativa
Identidade
title_short De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
title_full De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
title_fullStr De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
title_full_unstemmed De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
title_sort De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
author Fontoura, Rochele Pires
author_facet Fontoura, Rochele Pires
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fontoura, Rochele Pires
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
contributor_str_mv Barbosa, Maria Carmen Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Narrativa
Identidade
topic Educação infantil
Narrativa
Identidade
description A construção da identidade de aluno na Educação Infantil é o tema desta pesquisa. O foco são as percepções que as crianças possuem de sua condição e o quanto as narrativas podem ser produtoras destes “seres alunos”. Os objetivos deste estudo são: identificar a visão que as crianças possuem de sua condição de aluno na escola infantil e avaliar a relevância das narrativas na produção desta identidade escolar. O referencial teórico utilizado encontra-se situado no campo dos estudos sobre a infância e dos estudos culturais com ênfase nos estudos de Tomaz Tadeu da Silva e Stuart Hall. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4 e 5 anos, de crianças da EI, POA, e as metodologias utilizadas foram baseadas em observações participantes registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as crianças. O s resultados foram analisados a partir do cruzamento de dados e o debate com a teoria, tendo assim percebido que as crianças possuem noções distintas do que são na escola e em casa, que a elas é ensinado um modelo especifico de aluno, o do ensino fundamental, entretanto eles possuem um discernimento claro de que na EI são alunos diferentes do modelo ensinado a eles.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-03-20T01:42:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/67838
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000873840
url http://hdl.handle.net/10183/67838
identifier_str_mv 000873840
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/1/000873840.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/2/000873840.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/3/000873840.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9ecec411be5334606c45fc7c85bd450c
b9e8ebd4171b6171d2492f0c1386e710
38eb20d117adf58e5528e73f35d6ffe7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224441560039424