De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/67838 |
Resumo: | A construção da identidade de aluno na Educação Infantil é o tema desta pesquisa. O foco são as percepções que as crianças possuem de sua condição e o quanto as narrativas podem ser produtoras destes “seres alunos”. Os objetivos deste estudo são: identificar a visão que as crianças possuem de sua condição de aluno na escola infantil e avaliar a relevância das narrativas na produção desta identidade escolar. O referencial teórico utilizado encontra-se situado no campo dos estudos sobre a infância e dos estudos culturais com ênfase nos estudos de Tomaz Tadeu da Silva e Stuart Hall. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4 e 5 anos, de crianças da EI, POA, e as metodologias utilizadas foram baseadas em observações participantes registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as crianças. O s resultados foram analisados a partir do cruzamento de dados e o debate com a teoria, tendo assim percebido que as crianças possuem noções distintas do que são na escola e em casa, que a elas é ensinado um modelo especifico de aluno, o do ensino fundamental, entretanto eles possuem um discernimento claro de que na EI são alunos diferentes do modelo ensinado a eles. |
id |
UFRGS-2_55deadd34aaa526e967e26921e727b9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67838 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Fontoura, Rochele PiresBarbosa, Maria Carmen Silveira2013-03-20T01:42:53Z2012http://hdl.handle.net/10183/67838000873840A construção da identidade de aluno na Educação Infantil é o tema desta pesquisa. O foco são as percepções que as crianças possuem de sua condição e o quanto as narrativas podem ser produtoras destes “seres alunos”. Os objetivos deste estudo são: identificar a visão que as crianças possuem de sua condição de aluno na escola infantil e avaliar a relevância das narrativas na produção desta identidade escolar. O referencial teórico utilizado encontra-se situado no campo dos estudos sobre a infância e dos estudos culturais com ênfase nos estudos de Tomaz Tadeu da Silva e Stuart Hall. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4 e 5 anos, de crianças da EI, POA, e as metodologias utilizadas foram baseadas em observações participantes registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as crianças. O s resultados foram analisados a partir do cruzamento de dados e o debate com a teoria, tendo assim percebido que as crianças possuem noções distintas do que são na escola e em casa, que a elas é ensinado um modelo especifico de aluno, o do ensino fundamental, entretanto eles possuem um discernimento claro de que na EI são alunos diferentes do modelo ensinado a eles.application/pdfporEducação infantilNarrativaIdentidadeDe criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000873840.pdf000873840.pdfTexto completoapplication/pdf469616http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/1/000873840.pdf9ecec411be5334606c45fc7c85bd450cMD51TEXT000873840.pdf.txt000873840.pdf.txtExtracted Texttext/plain48719http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/2/000873840.pdf.txtb9e8ebd4171b6171d2492f0c1386e710MD52THUMBNAIL000873840.pdf.jpg000873840.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1020http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/3/000873840.pdf.jpg38eb20d117adf58e5528e73f35d6ffe7MD5310183/678382018-10-05 08:49:55.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/67838Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-05T11:49:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil |
title |
De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil |
spellingShingle |
De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil Fontoura, Rochele Pires Educação infantil Narrativa Identidade |
title_short |
De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil |
title_full |
De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil |
title_fullStr |
De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil |
title_full_unstemmed |
De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil |
title_sort |
De criança a aluno : a construção da identidade escolar na educação infantil |
author |
Fontoura, Rochele Pires |
author_facet |
Fontoura, Rochele Pires |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fontoura, Rochele Pires |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
contributor_str_mv |
Barbosa, Maria Carmen Silveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Narrativa Identidade |
topic |
Educação infantil Narrativa Identidade |
description |
A construção da identidade de aluno na Educação Infantil é o tema desta pesquisa. O foco são as percepções que as crianças possuem de sua condição e o quanto as narrativas podem ser produtoras destes “seres alunos”. Os objetivos deste estudo são: identificar a visão que as crianças possuem de sua condição de aluno na escola infantil e avaliar a relevância das narrativas na produção desta identidade escolar. O referencial teórico utilizado encontra-se situado no campo dos estudos sobre a infância e dos estudos culturais com ênfase nos estudos de Tomaz Tadeu da Silva e Stuart Hall. A pesquisa foi realizada com um grupo de 4 e 5 anos, de crianças da EI, POA, e as metodologias utilizadas foram baseadas em observações participantes registradas em diário de campo e entrevistas semiestruturadas com as crianças. O s resultados foram analisados a partir do cruzamento de dados e o debate com a teoria, tendo assim percebido que as crianças possuem noções distintas do que são na escola e em casa, que a elas é ensinado um modelo especifico de aluno, o do ensino fundamental, entretanto eles possuem um discernimento claro de que na EI são alunos diferentes do modelo ensinado a eles. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-03-20T01:42:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/67838 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000873840 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/67838 |
identifier_str_mv |
000873840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/1/000873840.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/2/000873840.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/67838/3/000873840.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9ecec411be5334606c45fc7c85bd450c b9e8ebd4171b6171d2492f0c1386e710 38eb20d117adf58e5528e73f35d6ffe7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224441560039424 |