O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/60703 |
Resumo: | Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ele merece. Além disso, pretende sugerir uma classificação de figuras de linguagem para ser trabalhada com o aluno do último ano do Ensino Fundamental. E, por fim, objetiva mostrar como está o ensino desse tópico nas aulas de língua portuguesa. O trabalho contou também com pesquisa realizada com professores de 8ª série e análise de gramáticas da língua portuguesa, a fim de observar como alguns gramáticos conceituam e dividem as figuras de linguagem. Pelas análises feitas neste trabalho, pode-se inferir que os livros didáticos analisados não apresentam um padrão homogêneo para o tratamento das figuras de linguagem. Nesse sentido, eles divergem tanto quanto aos conceitos como à classificação das figuras de linguagem. Além disso, constatou-se que os professores de língua portuguesa estão trabalhando o assunto de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
id |
UFRGS-2_563d9e7b88c21ca65c59d463fca6712c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60703 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Renata RodriguesAbreu, Sabrina Pereira de2012-11-08T01:37:55Z2011http://hdl.handle.net/10183/60703000862303Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ele merece. Além disso, pretende sugerir uma classificação de figuras de linguagem para ser trabalhada com o aluno do último ano do Ensino Fundamental. E, por fim, objetiva mostrar como está o ensino desse tópico nas aulas de língua portuguesa. O trabalho contou também com pesquisa realizada com professores de 8ª série e análise de gramáticas da língua portuguesa, a fim de observar como alguns gramáticos conceituam e dividem as figuras de linguagem. Pelas análises feitas neste trabalho, pode-se inferir que os livros didáticos analisados não apresentam um padrão homogêneo para o tratamento das figuras de linguagem. Nesse sentido, eles divergem tanto quanto aos conceitos como à classificação das figuras de linguagem. Além disso, constatou-se que os professores de língua portuguesa estão trabalhando o assunto de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.This work aims at presenting how five 8th grade educational books from Junior High School show the figures of speech, how they are approached, and if the topic is being taught as it really should. In addition, it suggests a speech figures classification in order to be worked with students from the final year of Junior High School; and finally, presenting how the teaching of this topic in Portuguese Language classes is. This work has also counted on a research involving 8th grade teachers and the bibliographical analysis of Portuguese Language grammar in order to observe how some grammarians evaluate and divide the speech figures. Throughout the analysis done in this work, we can come to the conclusion that the educational books analyzed do not meet the standards concerning the figures of speech treatment. Thus the books diverge as far as figures of speech conception and classification. Besides, it was also noticed that Portuguese language teachers have been working with such topic according to what is proposed by the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Parameters).application/pdfporFiguras de linguagemLíngua portuguesaEnsino fundamentalFigures of speech8th grade teachingClassificationNational curricular parametersO ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862303.pdf000862303.pdfTexto completoapplication/pdf1586168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/1/000862303.pdff62a739223a72dc386a4447b77d7b02bMD51TEXT000862303.pdf.txt000862303.pdf.txtExtracted Texttext/plain94036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/2/000862303.pdf.txtced6b49f802996fddc7679cb6de82c35MD52THUMBNAIL000862303.pdf.jpg000862303.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/3/000862303.pdf.jpga63312a5fd4b1eb05a68457174e6a106MD5310183/607032022-08-06 04:53:08.53178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental |
title |
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental Corrêa, Renata Rodrigues Figuras de linguagem Língua portuguesa Ensino fundamental Figures of speech 8th grade teaching Classification National curricular parameters |
title_short |
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental |
title_full |
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental |
title_sort |
O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental |
author |
Corrêa, Renata Rodrigues |
author_facet |
Corrêa, Renata Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Renata Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Sabrina Pereira de |
contributor_str_mv |
Abreu, Sabrina Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Figuras de linguagem Língua portuguesa Ensino fundamental |
topic |
Figuras de linguagem Língua portuguesa Ensino fundamental Figures of speech 8th grade teaching Classification National curricular parameters |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Figures of speech 8th grade teaching Classification National curricular parameters |
description |
Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ele merece. Além disso, pretende sugerir uma classificação de figuras de linguagem para ser trabalhada com o aluno do último ano do Ensino Fundamental. E, por fim, objetiva mostrar como está o ensino desse tópico nas aulas de língua portuguesa. O trabalho contou também com pesquisa realizada com professores de 8ª série e análise de gramáticas da língua portuguesa, a fim de observar como alguns gramáticos conceituam e dividem as figuras de linguagem. Pelas análises feitas neste trabalho, pode-se inferir que os livros didáticos analisados não apresentam um padrão homogêneo para o tratamento das figuras de linguagem. Nesse sentido, eles divergem tanto quanto aos conceitos como à classificação das figuras de linguagem. Além disso, constatou-se que os professores de língua portuguesa estão trabalhando o assunto de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-11-08T01:37:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/60703 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000862303 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/60703 |
identifier_str_mv |
000862303 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/1/000862303.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/2/000862303.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/3/000862303.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f62a739223a72dc386a4447b77d7b02b ced6b49f802996fddc7679cb6de82c35 a63312a5fd4b1eb05a68457174e6a106 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224435158482944 |