O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Renata Rodrigues
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/60703
Resumo: Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ele merece. Além disso, pretende sugerir uma classificação de figuras de linguagem para ser trabalhada com o aluno do último ano do Ensino Fundamental. E, por fim, objetiva mostrar como está o ensino desse tópico nas aulas de língua portuguesa. O trabalho contou também com pesquisa realizada com professores de 8ª série e análise de gramáticas da língua portuguesa, a fim de observar como alguns gramáticos conceituam e dividem as figuras de linguagem. Pelas análises feitas neste trabalho, pode-se inferir que os livros didáticos analisados não apresentam um padrão homogêneo para o tratamento das figuras de linguagem. Nesse sentido, eles divergem tanto quanto aos conceitos como à classificação das figuras de linguagem. Além disso, constatou-se que os professores de língua portuguesa estão trabalhando o assunto de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
id UFRGS-2_563d9e7b88c21ca65c59d463fca6712c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60703
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Renata RodriguesAbreu, Sabrina Pereira de2012-11-08T01:37:55Z2011http://hdl.handle.net/10183/60703000862303Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ele merece. Além disso, pretende sugerir uma classificação de figuras de linguagem para ser trabalhada com o aluno do último ano do Ensino Fundamental. E, por fim, objetiva mostrar como está o ensino desse tópico nas aulas de língua portuguesa. O trabalho contou também com pesquisa realizada com professores de 8ª série e análise de gramáticas da língua portuguesa, a fim de observar como alguns gramáticos conceituam e dividem as figuras de linguagem. Pelas análises feitas neste trabalho, pode-se inferir que os livros didáticos analisados não apresentam um padrão homogêneo para o tratamento das figuras de linguagem. Nesse sentido, eles divergem tanto quanto aos conceitos como à classificação das figuras de linguagem. Além disso, constatou-se que os professores de língua portuguesa estão trabalhando o assunto de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.This work aims at presenting how five 8th grade educational books from Junior High School show the figures of speech, how they are approached, and if the topic is being taught as it really should. In addition, it suggests a speech figures classification in order to be worked with students from the final year of Junior High School; and finally, presenting how the teaching of this topic in Portuguese Language classes is. This work has also counted on a research involving 8th grade teachers and the bibliographical analysis of Portuguese Language grammar in order to observe how some grammarians evaluate and divide the speech figures. Throughout the analysis done in this work, we can come to the conclusion that the educational books analyzed do not meet the standards concerning the figures of speech treatment. Thus the books diverge as far as figures of speech conception and classification. Besides, it was also noticed that Portuguese language teachers have been working with such topic according to what is proposed by the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curricular Parameters).application/pdfporFiguras de linguagemLíngua portuguesaEnsino fundamentalFigures of speech8th grade teachingClassificationNational curricular parametersO ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000862303.pdf000862303.pdfTexto completoapplication/pdf1586168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/1/000862303.pdff62a739223a72dc386a4447b77d7b02bMD51TEXT000862303.pdf.txt000862303.pdf.txtExtracted Texttext/plain94036http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/2/000862303.pdf.txtced6b49f802996fddc7679cb6de82c35MD52THUMBNAIL000862303.pdf.jpg000862303.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/3/000862303.pdf.jpga63312a5fd4b1eb05a68457174e6a106MD5310183/607032022-08-06 04:53:08.53178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/60703Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:53:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
title O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
spellingShingle O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
Corrêa, Renata Rodrigues
Figuras de linguagem
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Figures of speech
8th grade teaching
Classification
National curricular parameters
title_short O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
title_full O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
title_fullStr O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
title_sort O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental
author Corrêa, Renata Rodrigues
author_facet Corrêa, Renata Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Renata Rodrigues
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
contributor_str_mv Abreu, Sabrina Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Figuras de linguagem
Língua portuguesa
Ensino fundamental
topic Figuras de linguagem
Língua portuguesa
Ensino fundamental
Figures of speech
8th grade teaching
Classification
National curricular parameters
dc.subject.eng.fl_str_mv Figures of speech
8th grade teaching
Classification
National curricular parameters
description Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ele merece. Além disso, pretende sugerir uma classificação de figuras de linguagem para ser trabalhada com o aluno do último ano do Ensino Fundamental. E, por fim, objetiva mostrar como está o ensino desse tópico nas aulas de língua portuguesa. O trabalho contou também com pesquisa realizada com professores de 8ª série e análise de gramáticas da língua portuguesa, a fim de observar como alguns gramáticos conceituam e dividem as figuras de linguagem. Pelas análises feitas neste trabalho, pode-se inferir que os livros didáticos analisados não apresentam um padrão homogêneo para o tratamento das figuras de linguagem. Nesse sentido, eles divergem tanto quanto aos conceitos como à classificação das figuras de linguagem. Além disso, constatou-se que os professores de língua portuguesa estão trabalhando o assunto de acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-11-08T01:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/60703
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000862303
url http://hdl.handle.net/10183/60703
identifier_str_mv 000862303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/1/000862303.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/2/000862303.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/60703/3/000862303.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f62a739223a72dc386a4447b77d7b02b
ced6b49f802996fddc7679cb6de82c35
a63312a5fd4b1eb05a68457174e6a106
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224435158482944