Rodas de conversa sobre potenciação na EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Andrius Artur Elsner
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169111
Resumo: Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre no turno da noite com uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo investigou as potencialidades de um trabalho com rodas de conversa sobre o conceito de potenciação, em uma perspectiva freiriana. Constatou-se que trazer os interesses dos alunos para o desenvolvimento das atividades matemáticas, buscando um ambiente em que o diálogo e o trabalho colaborativo prevaleçam, possibilita um maior envolvimento dos educandos e potencializa a aprendizagem. Também o trabalho com rodas de conversa propiciou uma experiência de docência muito produtiva, que exigiu um pensar sobre a docência mais abrangente, em que o planejamento tornou-se um desafio e uma prática rica, complexa e que contribuiu para a formação do professor e pesquisador, autor deste estudo.
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spelling Lopes, Andrius Artur ElsnerDalcin, Andréia2017-10-03T02:27:35Z2017http://hdl.handle.net/10183/169111001047819Este estudo foi desenvolvido em uma escola da rede Estadual da cidade de Porto Alegre no turno da noite com uma turma de estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo investigou as potencialidades de um trabalho com rodas de conversa sobre o conceito de potenciação, em uma perspectiva freiriana. Constatou-se que trazer os interesses dos alunos para o desenvolvimento das atividades matemáticas, buscando um ambiente em que o diálogo e o trabalho colaborativo prevaleçam, possibilita um maior envolvimento dos educandos e potencializa a aprendizagem. Também o trabalho com rodas de conversa propiciou uma experiência de docência muito produtiva, que exigiu um pensar sobre a docência mais abrangente, em que o planejamento tornou-se um desafio e uma prática rica, complexa e que contribuiu para a formação do professor e pesquisador, autor deste estudo.This study was developed in a Porto Alegre State network school in the night shift with an Education of Young and Adults (EJA) students group. The study investigated the potentialities of a conversational work on the concept of empowerment, from a freiriana perspective. It was found that bringing the students' interests to the development of mathematical activities, seeking an environment in which dialogue and collaborative work prevails, enables a greater involvement of learners and enhances learning. Also the work with conversation wheels provided a very productive teaching experience, which required thinking about more comprehensive teaching, in which planning became a complex challenge and a rich practice, that contributed to the teacher and researcher formation, study author.application/pdfporEJAEnsino e aprendizagemEJAPaulo FreireGenerating ThemesConversation WheelPotentiationRodas de conversa sobre potenciação na EJAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001047819.pdf001047819.pdfTexto completoapplication/pdf12309030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169111/1/001047819.pdf827a2f6efe4f4c9d2673efbc1e8d2d40MD51TEXT001047819.pdf.txt001047819.pdf.txtExtracted Texttext/plain117426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169111/2/001047819.pdf.txtfafbe65da5961e44b30dbbbb96970963MD52THUMBNAIL001047819.pdf.jpg001047819.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169111/3/001047819.pdf.jpg420c2224b8afa427427ed5a51a6e632eMD5310183/1691112018-10-29 08:21:50.86oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169111Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:21:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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