Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira de Jesús, Sônia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Moabe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de educação popular (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas sobre alfabetização de jovens e adultos e tem como objetivo refletir sobre como estão sendo efetivadas as práticas metodológicas com esse grupo em fase de alfabetização e mostrar os pressupostos teóricos de Paulo Freire, em se tratando do ensino e aprendizagem nessa faixa etária, que conduz a uma educação libertadora. Inicialmente, o texto aborda as características dessa clientela escolar. Em seguida, é feita uma exposição sobre métodos e práticas de alfabetização realizadas, atualmente, com esses educandos, não condizentes com uma educação transformadora. Por fim, traz as propostas metodológicas idealizadas por Paulo Freire para a alfabetização nessa idade. A temática em questão já é ressaltada em pesquisas no âmbito da educação popular, porém a abrangência de investigações nessa área se faz necessária, tendo em vista ampliar saberes e clarificar a visão dos educadores para a realidade atual. A finalidade desta investigação é propor mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem já arraigadas no pensamento dos trabalhadores da educação, em todos os níveis de ensino, mais precisamente nos que atuam na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo mostrou a possibilidade de realizar um trabalho diferenciado, levando-se em conta as características do aluno adulto, articulando o ensino com suas vivências e contexto de atividades pessoais, profissionais e escolares.
id UFU-13_0d7403171bdae6d231b95bce998a37d4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24764
network_acronym_str UFU-13
network_name_str Revista de educação popular (Online)
repository_id_str
spelling Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.EJAAlfabetizaçãoEnsino-AprendizagemPaulo FreireEste trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas sobre alfabetização de jovens e adultos e tem como objetivo refletir sobre como estão sendo efetivadas as práticas metodológicas com esse grupo em fase de alfabetização e mostrar os pressupostos teóricos de Paulo Freire, em se tratando do ensino e aprendizagem nessa faixa etária, que conduz a uma educação libertadora. Inicialmente, o texto aborda as características dessa clientela escolar. Em seguida, é feita uma exposição sobre métodos e práticas de alfabetização realizadas, atualmente, com esses educandos, não condizentes com uma educação transformadora. Por fim, traz as propostas metodológicas idealizadas por Paulo Freire para a alfabetização nessa idade. A temática em questão já é ressaltada em pesquisas no âmbito da educação popular, porém a abrangência de investigações nessa área se faz necessária, tendo em vista ampliar saberes e clarificar a visão dos educadores para a realidade atual. A finalidade desta investigação é propor mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem já arraigadas no pensamento dos trabalhadores da educação, em todos os níveis de ensino, mais precisamente nos que atuam na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo mostrou a possibilidade de realizar um trabalho diferenciado, levando-se em conta as características do aluno adulto, articulando o ensino com suas vivências e contexto de atividades pessoais, profissionais e escolares.Universidade Federal de Uberlândia2014-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/2476410.14393/rep-v13n22014-art11Revista de Educação Popular; v. 13 n. 2 (2014): Revista de Educação Popular; 152-1601982-76601678-5622reponame:Revista de educação popular (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764/15928https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira de Jesús, SôniaVieira, Moabe2023-03-29T17:45:16Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24764Revistahttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpopPUBhttp://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/oairevistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br1678-56221982-7660opendoar:2023-03-29T17:45:16Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
title Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
spellingShingle Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
Ferreira de Jesús, Sônia
EJA
Alfabetização
Ensino-Aprendizagem
Paulo Freire
title_short Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
title_full Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
title_fullStr Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
title_sort Educação de jovens e adultos: ensinar e aprender sob a perspectiva de Paulo Freire.
author Ferreira de Jesús, Sônia
author_facet Ferreira de Jesús, Sônia
Vieira, Moabe
author_role author
author2 Vieira, Moabe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira de Jesús, Sônia
Vieira, Moabe
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Alfabetização
Ensino-Aprendizagem
Paulo Freire
topic EJA
Alfabetização
Ensino-Aprendizagem
Paulo Freire
description Este trabalho é resultado de pesquisas bibliográficas sobre alfabetização de jovens e adultos e tem como objetivo refletir sobre como estão sendo efetivadas as práticas metodológicas com esse grupo em fase de alfabetização e mostrar os pressupostos teóricos de Paulo Freire, em se tratando do ensino e aprendizagem nessa faixa etária, que conduz a uma educação libertadora. Inicialmente, o texto aborda as características dessa clientela escolar. Em seguida, é feita uma exposição sobre métodos e práticas de alfabetização realizadas, atualmente, com esses educandos, não condizentes com uma educação transformadora. Por fim, traz as propostas metodológicas idealizadas por Paulo Freire para a alfabetização nessa idade. A temática em questão já é ressaltada em pesquisas no âmbito da educação popular, porém a abrangência de investigações nessa área se faz necessária, tendo em vista ampliar saberes e clarificar a visão dos educadores para a realidade atual. A finalidade desta investigação é propor mudanças nas concepções de ensino e aprendizagem já arraigadas no pensamento dos trabalhadores da educação, em todos os níveis de ensino, mais precisamente nos que atuam na educação de jovens e adultos (EJA). O estudo mostrou a possibilidade de realizar um trabalho diferenciado, levando-se em conta as características do aluno adulto, articulando o ensino com suas vivências e contexto de atividades pessoais, profissionais e escolares.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764
10.14393/rep-v13n22014-art11
url https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764
identifier_str_mv 10.14393/rep-v13n22014-art11
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/24764/15928
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Popular; v. 13 n. 2 (2014): Revista de Educação Popular; 152-160
1982-7660
1678-5622
reponame:Revista de educação popular (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista de educação popular (Online)
collection Revista de educação popular (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista de educação popular (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistapopular@proex.ufu.br||revistapopular@proex.ufu.br
_version_ 1797068897381253120