Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Julia Milani
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56378
Resumo: Neste trabalho analiso os impasses vividos pelos professores no processo avaliativo de alunos ditos incluídos, os “anormais”, isto é, crianças diagnosticadas com Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, algum tipo de transtorno global de desenvolvimento (TGD) e síndromes do espectro do autismo. Procuro ainda entender como propostas de avaliação diferenciadas são incorporadas na prática dos professores inseridos no projeto de Docência Compartilhada de uma escola municipal de Porto Alegre/RS. Inspirada nos estudos de Alfredo Veiga-Neto, Clarice Traversini, Eli Fabris, Maura Corcini Lopes e Michel Foucault, utilizo os conceitos in/exclusão, governamentalidade e discurso como ferramentas analíticas para caracterizar a avaliação diferenciada enquanto uma nova formação discursiva. O contato com o material empírico produzido pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Disciplinamento (Faculdade de Educação - UFRGS), no qual atuo como bolsista, serviu de base na elaboração do roteiro de entrevistas realizadas individualmente com as professoras do projeto de Docência Compartilhada, delineando a pesquisa como qualitativa. A partir dos dados produzidos construi três eixos de análise: 1. Meus alunos, teus alunos, nossos alunos: os (des)encaixes entre pedagoga e especialista na avaliação dos alunos incluídos; 2. Em processo para fazer o processo: a avaliação diferenciada na Docência Compartilhada e sua materialização no planejamento e nos pareceres finais e 3. Por uma avaliação diferenciada: narrativas e invenções no cotidiano docente. A investigação permitiu as seguintes constatações: a) o movimento entre o papel da pedagoga e o papel da especialista na avaliação dos alunos incluídos parece estar engendrado em um discurso que posiciona a formação do pedagogo como mais adequada ao trabalho com os mesmos; b) as professoras especialistas estão paulatinamente assumindo o discurso da inclusão, ao mesmo tempo, em que recorrem ao discurso da falta de formação para lidar com tais alunos; c) a inclusão enquanto tática de governo subjetiva novas formas de ser professor, novas formas do fazer docente de modo a incluir o “anormal”, sendo esse um dos fins do processo de governamento; d) constatou-se também que, para além das atividades diferenciadas em sala de aula, o discurso da avaliação em tais circunstâncias consiste em intervenções, exigências e registros peculiares às necessidades de cada aluno. Em síntese: a avaliação diferenciada na Docência Compartilhada se mostra no sentido de um ensaio de mudança no fazer docente.
id UFRGS-2_57f61e6f9c0e567277201b0608a5d991
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56378
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Reis, Julia MilaniTraversini, Clarice Salete2012-10-12T01:35:25Z2012http://hdl.handle.net/10183/56378000859412Neste trabalho analiso os impasses vividos pelos professores no processo avaliativo de alunos ditos incluídos, os “anormais”, isto é, crianças diagnosticadas com Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, algum tipo de transtorno global de desenvolvimento (TGD) e síndromes do espectro do autismo. Procuro ainda entender como propostas de avaliação diferenciadas são incorporadas na prática dos professores inseridos no projeto de Docência Compartilhada de uma escola municipal de Porto Alegre/RS. Inspirada nos estudos de Alfredo Veiga-Neto, Clarice Traversini, Eli Fabris, Maura Corcini Lopes e Michel Foucault, utilizo os conceitos in/exclusão, governamentalidade e discurso como ferramentas analíticas para caracterizar a avaliação diferenciada enquanto uma nova formação discursiva. O contato com o material empírico produzido pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Disciplinamento (Faculdade de Educação - UFRGS), no qual atuo como bolsista, serviu de base na elaboração do roteiro de entrevistas realizadas individualmente com as professoras do projeto de Docência Compartilhada, delineando a pesquisa como qualitativa. A partir dos dados produzidos construi três eixos de análise: 1. Meus alunos, teus alunos, nossos alunos: os (des)encaixes entre pedagoga e especialista na avaliação dos alunos incluídos; 2. Em processo para fazer o processo: a avaliação diferenciada na Docência Compartilhada e sua materialização no planejamento e nos pareceres finais e 3. Por uma avaliação diferenciada: narrativas e invenções no cotidiano docente. A investigação permitiu as seguintes constatações: a) o movimento entre o papel da pedagoga e o papel da especialista na avaliação dos alunos incluídos parece estar engendrado em um discurso que posiciona a formação do pedagogo como mais adequada ao trabalho com os mesmos; b) as professoras especialistas estão paulatinamente assumindo o discurso da inclusão, ao mesmo tempo, em que recorrem ao discurso da falta de formação para lidar com tais alunos; c) a inclusão enquanto tática de governo subjetiva novas formas de ser professor, novas formas do fazer docente de modo a incluir o “anormal”, sendo esse um dos fins do processo de governamento; d) constatou-se também que, para além das atividades diferenciadas em sala de aula, o discurso da avaliação em tais circunstâncias consiste em intervenções, exigências e registros peculiares às necessidades de cada aluno. Em síntese: a avaliação diferenciada na Docência Compartilhada se mostra no sentido de um ensaio de mudança no fazer docente.application/pdfporDocênciaInclusão escolarExclusão escolarAvaliação da educaçãoOs incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2012Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000859412.pdf000859412.pdfTexto completoapplication/pdf435298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56378/1/000859412.pdfbfa1df3b1b0b818e68c8b6d07d734c68MD51TEXT000859412.pdf.txt000859412.pdf.txtExtracted Texttext/plain103664http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56378/2/000859412.pdf.txt2b643778ca5718284301fc804866a5cdMD52THUMBNAIL000859412.pdf.jpg000859412.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56378/3/000859412.pdf.jpg75cf78bc52e6971edb57e71276014d72MD5310183/563782021-09-19 04:33:58.57108oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56378Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:33:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
title Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
spellingShingle Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
Reis, Julia Milani
Docência
Inclusão escolar
Exclusão escolar
Avaliação da educação
title_short Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
title_full Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
title_fullStr Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
title_full_unstemmed Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
title_sort Os incluídos chegaram?! : narrativas de professores do projeto de Docência Compartilhada sobre a avaliação diferenciada
author Reis, Julia Milani
author_facet Reis, Julia Milani
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Julia Milani
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Traversini, Clarice Salete
contributor_str_mv Traversini, Clarice Salete
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Inclusão escolar
Exclusão escolar
Avaliação da educação
topic Docência
Inclusão escolar
Exclusão escolar
Avaliação da educação
description Neste trabalho analiso os impasses vividos pelos professores no processo avaliativo de alunos ditos incluídos, os “anormais”, isto é, crianças diagnosticadas com Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, Paralisia Cerebral, algum tipo de transtorno global de desenvolvimento (TGD) e síndromes do espectro do autismo. Procuro ainda entender como propostas de avaliação diferenciadas são incorporadas na prática dos professores inseridos no projeto de Docência Compartilhada de uma escola municipal de Porto Alegre/RS. Inspirada nos estudos de Alfredo Veiga-Neto, Clarice Traversini, Eli Fabris, Maura Corcini Lopes e Michel Foucault, utilizo os conceitos in/exclusão, governamentalidade e discurso como ferramentas analíticas para caracterizar a avaliação diferenciada enquanto uma nova formação discursiva. O contato com o material empírico produzido pelo Grupo de Pesquisa em Educação e Disciplinamento (Faculdade de Educação - UFRGS), no qual atuo como bolsista, serviu de base na elaboração do roteiro de entrevistas realizadas individualmente com as professoras do projeto de Docência Compartilhada, delineando a pesquisa como qualitativa. A partir dos dados produzidos construi três eixos de análise: 1. Meus alunos, teus alunos, nossos alunos: os (des)encaixes entre pedagoga e especialista na avaliação dos alunos incluídos; 2. Em processo para fazer o processo: a avaliação diferenciada na Docência Compartilhada e sua materialização no planejamento e nos pareceres finais e 3. Por uma avaliação diferenciada: narrativas e invenções no cotidiano docente. A investigação permitiu as seguintes constatações: a) o movimento entre o papel da pedagoga e o papel da especialista na avaliação dos alunos incluídos parece estar engendrado em um discurso que posiciona a formação do pedagogo como mais adequada ao trabalho com os mesmos; b) as professoras especialistas estão paulatinamente assumindo o discurso da inclusão, ao mesmo tempo, em que recorrem ao discurso da falta de formação para lidar com tais alunos; c) a inclusão enquanto tática de governo subjetiva novas formas de ser professor, novas formas do fazer docente de modo a incluir o “anormal”, sendo esse um dos fins do processo de governamento; d) constatou-se também que, para além das atividades diferenciadas em sala de aula, o discurso da avaliação em tais circunstâncias consiste em intervenções, exigências e registros peculiares às necessidades de cada aluno. Em síntese: a avaliação diferenciada na Docência Compartilhada se mostra no sentido de um ensaio de mudança no fazer docente.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-12T01:35:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/56378
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000859412
url http://hdl.handle.net/10183/56378
identifier_str_mv 000859412
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56378/1/000859412.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56378/2/000859412.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56378/3/000859412.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bfa1df3b1b0b818e68c8b6d07d734c68
2b643778ca5718284301fc804866a5cd
75cf78bc52e6971edb57e71276014d72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447093648556032