Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195664 |
Resumo: | Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estratégia metodológica conhecer narrativas docentes produzidas nas atividades propostas pelo grupo SINAIS ao longo dos anos de 2017 – 2018. No desenvolvimento desta pesquisa, afilio-me à compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tais como in/exclusão, diferença e experiência. Como resultados das análises, agrupei o conjunto de narrativas, a partir das recorrências, em três grupos os quais chamei: experiências afetivas, experiências pedagógicas e experiências familiares. As experiências afetivas são aquelas narradas a partir de um vínculo estabelecido entre os docentes e os alunos, que marcam o fazer docente pela afetividade. As experiências pedagógicas aparecem como aquelas que estão imbricadas ao fazer da educação, com destaque para discussão sobre as adaptações curriculares. E, por fim, o que denominei experiências familiares se apresentam como a relação da escola e das famílias para a produção de uma inclusão para todos. |
id |
UFRGS-2_9a8d69e88cf7617c5b808f60e62fd52a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195664 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Danieli deLopes, Luciane Bresciani2019-06-12T02:31:58Z2018http://hdl.handle.net/10183/195664001092210Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estratégia metodológica conhecer narrativas docentes produzidas nas atividades propostas pelo grupo SINAIS ao longo dos anos de 2017 – 2018. No desenvolvimento desta pesquisa, afilio-me à compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tais como in/exclusão, diferença e experiência. Como resultados das análises, agrupei o conjunto de narrativas, a partir das recorrências, em três grupos os quais chamei: experiências afetivas, experiências pedagógicas e experiências familiares. As experiências afetivas são aquelas narradas a partir de um vínculo estabelecido entre os docentes e os alunos, que marcam o fazer docente pela afetividade. As experiências pedagógicas aparecem como aquelas que estão imbricadas ao fazer da educação, com destaque para discussão sobre as adaptações curriculares. E, por fim, o que denominei experiências familiares se apresentam como a relação da escola e das famílias para a produção de uma inclusão para todos.application/pdfporNarrativaInclusão escolarExclusão escolarNarrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092210.pdf.txt001092210.pdf.txtExtracted Texttext/plain71800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195664/2/001092210.pdf.txt4fa3e1ba15d4f476f2945152c1252365MD52ORIGINAL001092210.pdfTexto completoapplication/pdf485714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195664/1/001092210.pdfc59f1144f6800ec6594d72a9722d5ba1MD5110183/1956642019-06-13 02:30:59.177297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195664Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2019-06-13T05:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar |
title |
Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar |
spellingShingle |
Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar Vargas, Danieli de Narrativa Inclusão escolar Exclusão escolar |
title_short |
Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar |
title_full |
Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar |
title_fullStr |
Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar |
title_full_unstemmed |
Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar |
title_sort |
Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar |
author |
Vargas, Danieli de |
author_facet |
Vargas, Danieli de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Danieli de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lopes, Luciane Bresciani |
contributor_str_mv |
Lopes, Luciane Bresciani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Inclusão escolar Exclusão escolar |
topic |
Narrativa Inclusão escolar Exclusão escolar |
description |
Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estratégia metodológica conhecer narrativas docentes produzidas nas atividades propostas pelo grupo SINAIS ao longo dos anos de 2017 – 2018. No desenvolvimento desta pesquisa, afilio-me à compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tais como in/exclusão, diferença e experiência. Como resultados das análises, agrupei o conjunto de narrativas, a partir das recorrências, em três grupos os quais chamei: experiências afetivas, experiências pedagógicas e experiências familiares. As experiências afetivas são aquelas narradas a partir de um vínculo estabelecido entre os docentes e os alunos, que marcam o fazer docente pela afetividade. As experiências pedagógicas aparecem como aquelas que estão imbricadas ao fazer da educação, com destaque para discussão sobre as adaptações curriculares. E, por fim, o que denominei experiências familiares se apresentam como a relação da escola e das famílias para a produção de uma inclusão para todos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-12T02:31:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195664 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092210 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195664 |
identifier_str_mv |
001092210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195664/2/001092210.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195664/1/001092210.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fa3e1ba15d4f476f2945152c1252365 c59f1144f6800ec6594d72a9722d5ba1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724665968197632 |