Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Danieli de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195664
Resumo: Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estratégia metodológica conhecer narrativas docentes produzidas nas atividades propostas pelo grupo SINAIS ao longo dos anos de 2017 – 2018. No desenvolvimento desta pesquisa, afilio-me à compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tais como in/exclusão, diferença e experiência. Como resultados das análises, agrupei o conjunto de narrativas, a partir das recorrências, em três grupos os quais chamei: experiências afetivas, experiências pedagógicas e experiências familiares. As experiências afetivas são aquelas narradas a partir de um vínculo estabelecido entre os docentes e os alunos, que marcam o fazer docente pela afetividade. As experiências pedagógicas aparecem como aquelas que estão imbricadas ao fazer da educação, com destaque para discussão sobre as adaptações curriculares. E, por fim, o que denominei experiências familiares se apresentam como a relação da escola e das famílias para a produção de uma inclusão para todos.
id UFRGS-2_9a8d69e88cf7617c5b808f60e62fd52a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195664
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vargas, Danieli deLopes, Luciane Bresciani2019-06-12T02:31:58Z2018http://hdl.handle.net/10183/195664001092210Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estratégia metodológica conhecer narrativas docentes produzidas nas atividades propostas pelo grupo SINAIS ao longo dos anos de 2017 – 2018. No desenvolvimento desta pesquisa, afilio-me à compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tais como in/exclusão, diferença e experiência. Como resultados das análises, agrupei o conjunto de narrativas, a partir das recorrências, em três grupos os quais chamei: experiências afetivas, experiências pedagógicas e experiências familiares. As experiências afetivas são aquelas narradas a partir de um vínculo estabelecido entre os docentes e os alunos, que marcam o fazer docente pela afetividade. As experiências pedagógicas aparecem como aquelas que estão imbricadas ao fazer da educação, com destaque para discussão sobre as adaptações curriculares. E, por fim, o que denominei experiências familiares se apresentam como a relação da escola e das famílias para a produção de uma inclusão para todos.application/pdfporNarrativaInclusão escolarExclusão escolarNarrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092210.pdf.txt001092210.pdf.txtExtracted Texttext/plain71800http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195664/2/001092210.pdf.txt4fa3e1ba15d4f476f2945152c1252365MD52ORIGINAL001092210.pdfTexto completoapplication/pdf485714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195664/1/001092210.pdfc59f1144f6800ec6594d72a9722d5ba1MD5110183/1956642019-06-13 02:30:59.177297oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195664Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-13T05:30:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
title Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
spellingShingle Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
Vargas, Danieli de
Narrativa
Inclusão escolar
Exclusão escolar
title_short Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
title_full Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
title_fullStr Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
title_full_unstemmed Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
title_sort Narrativas sobre experiências docentes em contextos de in/exclusão escolar
author Vargas, Danieli de
author_facet Vargas, Danieli de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Danieli de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Luciane Bresciani
contributor_str_mv Lopes, Luciane Bresciani
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Inclusão escolar
Exclusão escolar
topic Narrativa
Inclusão escolar
Exclusão escolar
description Quais as experiências docentes são narradas em contextos de in/exclusão escolar? Esta é a questão central deste trabalho, cujo objetivo geral é conhecer e analisar narrativas de experiências docentes nos contextos da in/exclusão escolar, produzidas pela pesquisa "Inclusão, Subjetivação e Governo das Diferenças na Educação", desenvolvida pelo grupo de pesquisa SINAIS: Sujeitos, Inclusão, Narrativas, Alteridade, Identidades e Subjetividades. Para cumprir com o objetivo proposto, adotei como estratégia metodológica conhecer narrativas docentes produzidas nas atividades propostas pelo grupo SINAIS ao longo dos anos de 2017 – 2018. No desenvolvimento desta pesquisa, afilio-me à compreensão dos conceitos teóricos desenvolvidos no campo dos Estudos Culturais em Educação, tais como in/exclusão, diferença e experiência. Como resultados das análises, agrupei o conjunto de narrativas, a partir das recorrências, em três grupos os quais chamei: experiências afetivas, experiências pedagógicas e experiências familiares. As experiências afetivas são aquelas narradas a partir de um vínculo estabelecido entre os docentes e os alunos, que marcam o fazer docente pela afetividade. As experiências pedagógicas aparecem como aquelas que estão imbricadas ao fazer da educação, com destaque para discussão sobre as adaptações curriculares. E, por fim, o que denominei experiências familiares se apresentam como a relação da escola e das famílias para a produção de uma inclusão para todos.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-12T02:31:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195664
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092210
url http://hdl.handle.net/10183/195664
identifier_str_mv 001092210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195664/2/001092210.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195664/1/001092210.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fa3e1ba15d4f476f2945152c1252365
c59f1144f6800ec6594d72a9722d5ba1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574926323712