Evasão em Moocs : mito ou realidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto Filho, Alberto Bastos do
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254315
Resumo: Este artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso deumMOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são subdivididos em dois grupos: 1) GrpEng: alunos matriculados em disciplinas de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2)GrpOutros: demais alunos. Os índices de evasão de cada um destes grupos sãocomparadosemdois cenários: 1)evasão após a inscrição; 2) evasão após a realização da tarefa “Revisão do Ensino Médio”. Os resultados encontradosindicam que a principal causa das diferenças entre os indicadores de evasãodos MOOCs e Cursos Presenciaisdeve-se à inexistência de um processo seletivo para ingresso em MOOCs.
id UFRGS-2_583f6161c297d2f5c32f507cac970788
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254315
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Canto Filho, Alberto Bastos do2023-02-07T05:02:44Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/254315001160215Este artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso deumMOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são subdivididos em dois grupos: 1) GrpEng: alunos matriculados em disciplinas de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2)GrpOutros: demais alunos. Os índices de evasão de cada um destes grupos sãocomparadosemdois cenários: 1)evasão após a inscrição; 2) evasão após a realização da tarefa “Revisão do Ensino Médio”. Os resultados encontradosindicam que a principal causa das diferenças entre os indicadores de evasãodos MOOCs e Cursos Presenciaisdeve-se à inexistência de um processo seletivo para ingresso em MOOCs.This article analyzes dropout in MOOCs (Massive on-line open courses) compared to face-to-face courses. A case study of a MOOC offered in the area of Electrical Engineering is presented. Enrolled students are divided into two groups: 1) GrpEng: students enrolled in engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul; 2) Others: other students. The dropout rates for each of these groups are compared in two scenarios: 1) dropout after enrollment; 2) dropout after completing the task “Review of High School”. The results found indicate that the main cause of the differences between the dropout indicators of MOOCs and On-site Courses is due to the inexistence of a selective process for admission to MOOCs.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.2 (dez. 2022), p. 11-21Ensino a distânciaEnsino presencialEvasão escolarMoocsEvasionEngineeringEvasão em Moocs : mito ou realidade?Evasion in Moocs : myth or reality?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160215.pdf.txt001160215.pdf.txtExtracted Texttext/plain29963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254315/2/001160215.pdf.txtd1318aa300a62c01fc13765a279c36b4MD52ORIGINAL001160215.pdfTexto completoapplication/pdf2435205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254315/1/001160215.pdfa94c2d23ade1846bc06e1c7fd76b9c28MD5110183/2543152023-02-08 06:03:39.006049oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254315Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:03:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Evasão em Moocs : mito ou realidade?
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Evasion in Moocs : myth or reality?
title Evasão em Moocs : mito ou realidade?
spellingShingle Evasão em Moocs : mito ou realidade?
Canto Filho, Alberto Bastos do
Ensino a distância
Ensino presencial
Evasão escolar
Moocs
Evasion
Engineering
title_short Evasão em Moocs : mito ou realidade?
title_full Evasão em Moocs : mito ou realidade?
title_fullStr Evasão em Moocs : mito ou realidade?
title_full_unstemmed Evasão em Moocs : mito ou realidade?
title_sort Evasão em Moocs : mito ou realidade?
author Canto Filho, Alberto Bastos do
author_facet Canto Filho, Alberto Bastos do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto Filho, Alberto Bastos do
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Ensino presencial
Evasão escolar
topic Ensino a distância
Ensino presencial
Evasão escolar
Moocs
Evasion
Engineering
dc.subject.eng.fl_str_mv Moocs
Evasion
Engineering
description Este artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso deumMOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são subdivididos em dois grupos: 1) GrpEng: alunos matriculados em disciplinas de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2)GrpOutros: demais alunos. Os índices de evasão de cada um destes grupos sãocomparadosemdois cenários: 1)evasão após a inscrição; 2) evasão após a realização da tarefa “Revisão do Ensino Médio”. Os resultados encontradosindicam que a principal causa das diferenças entre os indicadores de evasãodos MOOCs e Cursos Presenciaisdeve-se à inexistência de um processo seletivo para ingresso em MOOCs.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-07T05:02:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254315
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001160215
identifier_str_mv 1679-1916
001160215
url http://hdl.handle.net/10183/254315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.2 (dez. 2022), p. 11-21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254315/2/001160215.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254315/1/001160215.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d1318aa300a62c01fc13765a279c36b4
a94c2d23ade1846bc06e1c7fd76b9c28
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447818535436288