Evasão em Moocs : mito ou realidade?
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254315 |
Resumo: | Este artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso deumMOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são subdivididos em dois grupos: 1) GrpEng: alunos matriculados em disciplinas de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2)GrpOutros: demais alunos. Os índices de evasão de cada um destes grupos sãocomparadosemdois cenários: 1)evasão após a inscrição; 2) evasão após a realização da tarefa “Revisão do Ensino Médio”. Os resultados encontradosindicam que a principal causa das diferenças entre os indicadores de evasãodos MOOCs e Cursos Presenciaisdeve-se à inexistência de um processo seletivo para ingresso em MOOCs. |
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Canto Filho, Alberto Bastos do2023-02-07T05:02:44Z20221679-1916http://hdl.handle.net/10183/254315001160215Este artigo analisa a evasão em MOOCs (Massive On-line Open Courses) comparativamente a cursos presenciais. É apresentado um estudo de caso deumMOOC oferecido na área de Engenharia Elétrica. Os alunos inscritos são subdivididos em dois grupos: 1) GrpEng: alunos matriculados em disciplinas de engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2)GrpOutros: demais alunos. Os índices de evasão de cada um destes grupos sãocomparadosemdois cenários: 1)evasão após a inscrição; 2) evasão após a realização da tarefa “Revisão do Ensino Médio”. Os resultados encontradosindicam que a principal causa das diferenças entre os indicadores de evasãodos MOOCs e Cursos Presenciaisdeve-se à inexistência de um processo seletivo para ingresso em MOOCs.This article analyzes dropout in MOOCs (Massive on-line open courses) compared to face-to-face courses. A case study of a MOOC offered in the area of Electrical Engineering is presented. Enrolled students are divided into two groups: 1) GrpEng: students enrolled in engineering courses at the Federal University of Rio Grande do Sul; 2) Others: other students. The dropout rates for each of these groups are compared in two scenarios: 1) dropout after enrollment; 2) dropout after completing the task “Review of High School”. The results found indicate that the main cause of the differences between the dropout indicators of MOOCs and On-site Courses is due to the inexistence of a selective process for admission to MOOCs.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 20, n.2 (dez. 2022), p. 11-21Ensino a distânciaEnsino presencialEvasão escolarMoocsEvasionEngineeringEvasão em Moocs : mito ou realidade?Evasion in Moocs : myth or reality?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001160215.pdf.txt001160215.pdf.txtExtracted Texttext/plain29963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254315/2/001160215.pdf.txtd1318aa300a62c01fc13765a279c36b4MD52ORIGINAL001160215.pdfTexto completoapplication/pdf2435205http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254315/1/001160215.pdfa94c2d23ade1846bc06e1c7fd76b9c28MD5110183/2543152023-02-08 06:03:39.006049oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254315Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-08T08:03:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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