Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Eduardo Gessival Vieira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/185033
Resumo: Este trabalho teve o intuito de elencar as principais dificuldades do Problogger, blogueiro profissional e do criador de conteúdo diante da sazonalidade do marketing digital, que é aquele período em que temos um menor ou maior número de anunciantes dispostos a anunciar na internet. Períodos de queda no volume de anunciantes ou de um aumento considerável em relação a outras épocas ao longo do ano tornam-se um desafio constante a estes empreendedores, pois é necessário um equilíbrio na receita para que seja mantida a sobrevivência do negócio. O método de pesquisa utilizado contemplou pesquisas quantitativas direcionadas a profissionais que através de suas respostas definiram as principais dificuldades encontradas e estratégias utilizadas. Posteriormente, através de pesquisas qualitativas com profissionais em destaque na atividade, foi possível estabelecer uma proposta viável de estratégia que pode ser utilizada em novos sites, blogs ou portais, explorando a sazonalidade do mercado digital, maximizando a receita e atingindo os seus resultados esperados. Com isso, espera-se que o presente trabalho possibilite que novos empreendedores ou profissionais do marketing digital sejam capazes de analisar e adaptar as melhores estratégias que possam ser aplicadas com efetividade ao seu modelo de negócio.
id UFRGS-2_5889b148a31e80d25e79f7a09dfc0aa9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185033
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendes, Eduardo Gessival VieiraLopes, Fernando Dias2018-11-23T02:45:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/185033001076530Este trabalho teve o intuito de elencar as principais dificuldades do Problogger, blogueiro profissional e do criador de conteúdo diante da sazonalidade do marketing digital, que é aquele período em que temos um menor ou maior número de anunciantes dispostos a anunciar na internet. Períodos de queda no volume de anunciantes ou de um aumento considerável em relação a outras épocas ao longo do ano tornam-se um desafio constante a estes empreendedores, pois é necessário um equilíbrio na receita para que seja mantida a sobrevivência do negócio. O método de pesquisa utilizado contemplou pesquisas quantitativas direcionadas a profissionais que através de suas respostas definiram as principais dificuldades encontradas e estratégias utilizadas. Posteriormente, através de pesquisas qualitativas com profissionais em destaque na atividade, foi possível estabelecer uma proposta viável de estratégia que pode ser utilizada em novos sites, blogs ou portais, explorando a sazonalidade do mercado digital, maximizando a receita e atingindo os seus resultados esperados. Com isso, espera-se que o presente trabalho possibilite que novos empreendedores ou profissionais do marketing digital sejam capazes de analisar e adaptar as melhores estratégias que possam ser aplicadas com efetividade ao seu modelo de negócio.This work aimed to highlight the main difficulties of Problogger, professional blogger and creator of content in the face of the seasonality of digital marketing, which is the period in which we have a smaller or larger number of advertisers willing to advertise on the internet. Periods of decline in advertiser volume or a considerable increase over other times throughout the year become a constant challenge to these entrepreneurs as a revenue balance is necessary in order to maintain the survival of the business. The research method used included quantitative research aimed at professionals who through their answers defined the main difficulties encountered and strategies used. Subsequently, through qualitative research with professionals highlighted in the activity, it was possible to establish a viable strategy proposal that can be used in new websites, blogs or portals, exploring the seasonality of the digital market, maximizing revenue and reaching its expected results. Thereby, it is expected that the present work allow new entrepreneurs or digital marketing professionals to analyze and adapt the best strategies that can be effectively applied to their business model.application/pdfporMarketing digitalEstratégiasProbloggerDigital marketingEntrepreneurshipSeasonalityStrategiesEstratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2018/1Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001076530.pdf.txt001076530.pdf.txtExtracted Texttext/plain111887http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185033/2/001076530.pdf.txt49e248fe57d4875e790b9ba0ad03a880MD52ORIGINAL001076530.pdfTexto completoapplication/pdf835967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185033/1/001076530.pdf792e3fe9471f087fab6ae65e8c498fa3MD5110183/1850332018-11-24 03:15:00.246238oai:www.lume.ufrgs.br:10183/185033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-11-24T05:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital
title Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital
spellingShingle Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital
Mendes, Eduardo Gessival Vieira
Marketing digital
Estratégias
Problogger
Digital marketing
Entrepreneurship
Seasonality
Strategies
title_short Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital
title_full Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital
title_fullStr Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital
title_full_unstemmed Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital
title_sort Estratégias de sobrevivência do problogger diante da sazonalidade do marketing digital
author Mendes, Eduardo Gessival Vieira
author_facet Mendes, Eduardo Gessival Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Eduardo Gessival Vieira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lopes, Fernando Dias
contributor_str_mv Lopes, Fernando Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing digital
Estratégias
topic Marketing digital
Estratégias
Problogger
Digital marketing
Entrepreneurship
Seasonality
Strategies
dc.subject.eng.fl_str_mv Problogger
Digital marketing
Entrepreneurship
Seasonality
Strategies
description Este trabalho teve o intuito de elencar as principais dificuldades do Problogger, blogueiro profissional e do criador de conteúdo diante da sazonalidade do marketing digital, que é aquele período em que temos um menor ou maior número de anunciantes dispostos a anunciar na internet. Períodos de queda no volume de anunciantes ou de um aumento considerável em relação a outras épocas ao longo do ano tornam-se um desafio constante a estes empreendedores, pois é necessário um equilíbrio na receita para que seja mantida a sobrevivência do negócio. O método de pesquisa utilizado contemplou pesquisas quantitativas direcionadas a profissionais que através de suas respostas definiram as principais dificuldades encontradas e estratégias utilizadas. Posteriormente, através de pesquisas qualitativas com profissionais em destaque na atividade, foi possível estabelecer uma proposta viável de estratégia que pode ser utilizada em novos sites, blogs ou portais, explorando a sazonalidade do mercado digital, maximizando a receita e atingindo os seus resultados esperados. Com isso, espera-se que o presente trabalho possibilite que novos empreendedores ou profissionais do marketing digital sejam capazes de analisar e adaptar as melhores estratégias que possam ser aplicadas com efetividade ao seu modelo de negócio.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-23T02:45:00Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/185033
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001076530
url http://hdl.handle.net/10183/185033
identifier_str_mv 001076530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185033/2/001076530.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/185033/1/001076530.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 49e248fe57d4875e790b9ba0ad03a880
792e3fe9471f087fab6ae65e8c498fa3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224564347240448