O tutor presencial na construção de sua identidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79658 |
Resumo: | O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre a atuação do tutor presencial no curso de Licenciatura em Música, modalidade a distância, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidades parceiras. O curso esta vinculado ao programa Pró-licenciatura do MEC e é projeto piloto. A metodologia empregada para o trabalho de campo consiste em estudo de caso tendo como sujeitos de pesquisa os tutores presenciais do Prolicenmus/UFRGS. A partir das respostas dos entrevistados, amparadas por legislação e documentos elaborados pela equipe do curso, buscamos sistematizar e solidificar a identidade deste agente educacional. Podemos tomar como conclusão provisória que as atribuições constantes em documentos transformam-se a cada interação entre os atores (tutores, alunos, professores) e, novas aprendizagens nascem através das informações coletadas. Entendemos portanto, a importância de registrar em trabalho de monografia, um pequeno recorte dos acontecimentos pulsantes do Prolicenmus/UFRGS, da maneira que foi possível. A análise de legislação e documentos, o processo autônomo do tutor através da tomada de decisões e o seu descobrir a cada tutoria, ensejam novas experiências. |
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