Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ehlert, Carla
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/141513
Resumo: A sociedade atual é dependente de recursos digitais. Para que os alunos com necessidades especiais, deficientes visuais possam realmente ser incluídos, é necessária a utilização de tecnologias assistivas, como também o comprometimento das escolas e professores. O presente trabalho é uma análise qualitativa, um estudo de caso, que foi realizado com a finalidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas de inclusão, analisar a forma como é feita a inclusão, bem como sugerir a utilização de TICs para deficientes visuais na escola pesquisada. A inclusão ainda representa um grande desafio para a sociedade, e requer a participação e vontade da sociedade para que as pessoas com deficiência possam ter independência, e oportunidades iguais.
id UFRGS-2_59a2f14c5ae9e4a95be0b152d917d932
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141513
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ehlert, CarlaDias, Cristiani de Oliveira2016-05-21T02:08:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/141513000988168A sociedade atual é dependente de recursos digitais. Para que os alunos com necessidades especiais, deficientes visuais possam realmente ser incluídos, é necessária a utilização de tecnologias assistivas, como também o comprometimento das escolas e professores. O presente trabalho é uma análise qualitativa, um estudo de caso, que foi realizado com a finalidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas de inclusão, analisar a forma como é feita a inclusão, bem como sugerir a utilização de TICs para deficientes visuais na escola pesquisada. A inclusão ainda representa um grande desafio para a sociedade, e requer a participação e vontade da sociedade para que as pessoas com deficiência possam ter independência, e oportunidades iguais.Modern society is dependent on digital resources. For students with special needs, visually impaired people can really be included, it is necessary to use assistive technologies, as well as the commitment of schools and teachers. This study is a qualitative analysis, a case study that was conducted with the purpose of doing a literature review on public policies of inclusion, consider how the inclusion is made, and suggest the use of TIC for visually impaired studied in school. The inclusion still represents a great challenge for society, and requires the participation and willingness of society to the people with disabilities can be independent, and equal opportunities.application/pdfporDeficiente da visãoTecnologia assistivaInclusão escolarInclusionVisually impairedAssistive technologiesMinha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988168.pdf000988168.pdfTexto completoapplication/pdf531505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/1/000988168.pdf508787b06126038a319dff008e560122MD51TEXT000988168.pdf.txt000988168.pdf.txtExtracted Texttext/plain66347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/2/000988168.pdf.txta6937d4828d651269d50dcbc9e1a1c5aMD52THUMBNAIL000988168.pdf.jpg000988168.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/3/000988168.pdf.jpg01031fc3cae6274767d26645c3bd3ebaMD5310183/1415132018-10-25 10:06:58.442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141513Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
title Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
spellingShingle Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
Ehlert, Carla
Deficiente da visão
Tecnologia assistiva
Inclusão escolar
Inclusion
Visually impaired
Assistive technologies
title_short Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
title_full Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
title_fullStr Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
title_full_unstemmed Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
title_sort Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
author Ehlert, Carla
author_facet Ehlert, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ehlert, Carla
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dias, Cristiani de Oliveira
contributor_str_mv Dias, Cristiani de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiente da visão
Tecnologia assistiva
Inclusão escolar
topic Deficiente da visão
Tecnologia assistiva
Inclusão escolar
Inclusion
Visually impaired
Assistive technologies
dc.subject.eng.fl_str_mv Inclusion
Visually impaired
Assistive technologies
description A sociedade atual é dependente de recursos digitais. Para que os alunos com necessidades especiais, deficientes visuais possam realmente ser incluídos, é necessária a utilização de tecnologias assistivas, como também o comprometimento das escolas e professores. O presente trabalho é uma análise qualitativa, um estudo de caso, que foi realizado com a finalidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas de inclusão, analisar a forma como é feita a inclusão, bem como sugerir a utilização de TICs para deficientes visuais na escola pesquisada. A inclusão ainda representa um grande desafio para a sociedade, e requer a participação e vontade da sociedade para que as pessoas com deficiência possam ter independência, e oportunidades iguais.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-21T02:08:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/141513
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000988168
url http://hdl.handle.net/10183/141513
identifier_str_mv 000988168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/1/000988168.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/2/000988168.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/3/000988168.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 508787b06126038a319dff008e560122
a6937d4828d651269d50dcbc9e1a1c5a
01031fc3cae6274767d26645c3bd3eba
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224509971234816