Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/141513 |
Resumo: | A sociedade atual é dependente de recursos digitais. Para que os alunos com necessidades especiais, deficientes visuais possam realmente ser incluídos, é necessária a utilização de tecnologias assistivas, como também o comprometimento das escolas e professores. O presente trabalho é uma análise qualitativa, um estudo de caso, que foi realizado com a finalidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas de inclusão, analisar a forma como é feita a inclusão, bem como sugerir a utilização de TICs para deficientes visuais na escola pesquisada. A inclusão ainda representa um grande desafio para a sociedade, e requer a participação e vontade da sociedade para que as pessoas com deficiência possam ter independência, e oportunidades iguais. |
id |
UFRGS-2_59a2f14c5ae9e4a95be0b152d917d932 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141513 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Ehlert, CarlaDias, Cristiani de Oliveira2016-05-21T02:08:55Z2010http://hdl.handle.net/10183/141513000988168A sociedade atual é dependente de recursos digitais. Para que os alunos com necessidades especiais, deficientes visuais possam realmente ser incluídos, é necessária a utilização de tecnologias assistivas, como também o comprometimento das escolas e professores. O presente trabalho é uma análise qualitativa, um estudo de caso, que foi realizado com a finalidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas de inclusão, analisar a forma como é feita a inclusão, bem como sugerir a utilização de TICs para deficientes visuais na escola pesquisada. A inclusão ainda representa um grande desafio para a sociedade, e requer a participação e vontade da sociedade para que as pessoas com deficiência possam ter independência, e oportunidades iguais.Modern society is dependent on digital resources. For students with special needs, visually impaired people can really be included, it is necessary to use assistive technologies, as well as the commitment of schools and teachers. This study is a qualitative analysis, a case study that was conducted with the purpose of doing a literature review on public policies of inclusion, consider how the inclusion is made, and suggest the use of TIC for visually impaired studied in school. The inclusion still represents a great challenge for society, and requires the participation and willingness of society to the people with disabilities can be independent, and equal opportunities.application/pdfporDeficiente da visãoTecnologia assistivaInclusão escolarInclusionVisually impairedAssistive technologiesMinha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Mídias Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000988168.pdf000988168.pdfTexto completoapplication/pdf531505http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/1/000988168.pdf508787b06126038a319dff008e560122MD51TEXT000988168.pdf.txt000988168.pdf.txtExtracted Texttext/plain66347http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/2/000988168.pdf.txta6937d4828d651269d50dcbc9e1a1c5aMD52THUMBNAIL000988168.pdf.jpg000988168.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1195http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/3/000988168.pdf.jpg01031fc3cae6274767d26645c3bd3ebaMD5310183/1415132018-10-25 10:06:58.442oai:www.lume.ufrgs.br:10183/141513Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:06:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual |
title |
Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual |
spellingShingle |
Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual Ehlert, Carla Deficiente da visão Tecnologia assistiva Inclusão escolar Inclusion Visually impaired Assistive technologies |
title_short |
Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual |
title_full |
Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual |
title_fullStr |
Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual |
title_full_unstemmed |
Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual |
title_sort |
Minha escola, políticas públicas e possibilidades de utilização de tecnologias para alunos com deficiência visual |
author |
Ehlert, Carla |
author_facet |
Ehlert, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ehlert, Carla |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dias, Cristiani de Oliveira |
contributor_str_mv |
Dias, Cristiani de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiente da visão Tecnologia assistiva Inclusão escolar |
topic |
Deficiente da visão Tecnologia assistiva Inclusão escolar Inclusion Visually impaired Assistive technologies |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Inclusion Visually impaired Assistive technologies |
description |
A sociedade atual é dependente de recursos digitais. Para que os alunos com necessidades especiais, deficientes visuais possam realmente ser incluídos, é necessária a utilização de tecnologias assistivas, como também o comprometimento das escolas e professores. O presente trabalho é uma análise qualitativa, um estudo de caso, que foi realizado com a finalidade de fazer um levantamento bibliográfico sobre as políticas públicas de inclusão, analisar a forma como é feita a inclusão, bem como sugerir a utilização de TICs para deficientes visuais na escola pesquisada. A inclusão ainda representa um grande desafio para a sociedade, e requer a participação e vontade da sociedade para que as pessoas com deficiência possam ter independência, e oportunidades iguais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-21T02:08:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/141513 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000988168 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/141513 |
identifier_str_mv |
000988168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/1/000988168.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/2/000988168.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/141513/3/000988168.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
508787b06126038a319dff008e560122 a6937d4828d651269d50dcbc9e1a1c5a 01031fc3cae6274767d26645c3bd3eba |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224509971234816 |