Plano de marketing para a empresa Edu Arts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Lucas Aneres de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/112083
Resumo: O presente trabalho procurou desenvolver um Plano de Marketing para a empresa Edu Arts, que atua na produção artesanal de objetos de decoração em madeira, com o objetivo de propor estratégias e ações de marketing capazes de aumentar a sua participação no mercado local e posicionar a sua marca neste novo mercado. Após a mudança da empresa, que saiu de Porto Alegre e foi para Tramandaí/RS, a organização encontrou-se em um ambiente totalmente desconhecido e não soube lidar com os desafios que este mercado impunha. Para tal, o autor deste trabalho utilizou-se de uma análise situacional dos ambientes interno e externo, com a finalidade de conhecer as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que o mercado oferecia, através de uma matriz SWOT. O autor realizou entrevistas em profundidade com o gestor da empresa, com o objetivo de conhecer o ambiente da organização e ambiente do mercado no qual estava inserido. Também realizou pesquisa com clientes e não clientes da empresa utilizando um questionário, com a finalidade de verificar suas percepções sobre o marketing mix da organização. Através destes instrumentos de pesquisa, foi possível identificar falhas na gestão de marketing, principalmente em relação ao processo de comunicação da empresa com seu público-alvo. As informações levantadas foram confrontadas com a bibliografia a respeito do tema e, assim, juntamente com o gestor, foram definidos os objetivos de marketing e as estratégias para alcançá-los. Por fim, foram propostas ações de marketing para atingir os objetivos desejados.
id UFRGS-2_59bebe15a48943064fe54e57b6a98ba9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112083
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Melo, Lucas Aneres deCarrion, Rosinha da Silva Machado2015-03-17T01:57:11Z2013http://hdl.handle.net/10183/112083000918778O presente trabalho procurou desenvolver um Plano de Marketing para a empresa Edu Arts, que atua na produção artesanal de objetos de decoração em madeira, com o objetivo de propor estratégias e ações de marketing capazes de aumentar a sua participação no mercado local e posicionar a sua marca neste novo mercado. Após a mudança da empresa, que saiu de Porto Alegre e foi para Tramandaí/RS, a organização encontrou-se em um ambiente totalmente desconhecido e não soube lidar com os desafios que este mercado impunha. Para tal, o autor deste trabalho utilizou-se de uma análise situacional dos ambientes interno e externo, com a finalidade de conhecer as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que o mercado oferecia, através de uma matriz SWOT. O autor realizou entrevistas em profundidade com o gestor da empresa, com o objetivo de conhecer o ambiente da organização e ambiente do mercado no qual estava inserido. Também realizou pesquisa com clientes e não clientes da empresa utilizando um questionário, com a finalidade de verificar suas percepções sobre o marketing mix da organização. Através destes instrumentos de pesquisa, foi possível identificar falhas na gestão de marketing, principalmente em relação ao processo de comunicação da empresa com seu público-alvo. As informações levantadas foram confrontadas com a bibliografia a respeito do tema e, assim, juntamente com o gestor, foram definidos os objetivos de marketing e as estratégias para alcançá-los. Por fim, foram propostas ações de marketing para atingir os objetivos desejados.This study sought to develop a Marketing Plan for Edu Arts company, which operates in the production of handmade decorative objects in wood, with the objective of proposing strategies and marketing initiatives able to increase its local market share and position your brand this new market. After the change of the company, when left Porto Alegre and went to Tramandaí/RS, the organization found itself in a totally unknown environment and was unable to deal with the challenges that this market imposed. To this end, the author of this work we used a situational analysis of the internal and external environments, in order to know the strengths and weaknesses of the company, as well as the opportunities and threats that the market offered through a SWOT matrix. The author conducted interviews with the manager of the company, in order to meet the organization's environment and market environment in which it was inserted. Also conducted research with customers and non-customers of the company using a questionnaire, in order to ascertain their perceptions of the marketing mix of the organization. Through these research tools, it was possible to identify gaps in marketing management, especially regarding the communication process between the company and its target audience. The information gathered was compared with the literature on the subject and thus, along with the manager, were defined marketing objectives and the strategies to achieve them. Finally, marketing actions have been proposed to achieve the desired goals.application/pdfporPlano de marketingEstratégias de negóciosMarketing planSWOT analysisDecorative objects in woodAction planPlano de marketing para a empresa Edu Artsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918778.pdf000918778.pdfTexto completoapplication/pdf2002124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/1/000918778.pdf51fb6cc3bae56f7ee34d6e3173427f54MD51TEXT000918778.pdf.txt000918778.pdf.txtExtracted Texttext/plain102271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/2/000918778.pdf.txt5617b96291bcb3e30e25385d98a0f7f7MD52THUMBNAIL000918778.pdf.jpg000918778.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/3/000918778.pdf.jpg3be6ee164ce1524cbfb13d0c15a39125MD5310183/1120832018-10-08 08:33:57.008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Plano de marketing para a empresa Edu Arts
title Plano de marketing para a empresa Edu Arts
spellingShingle Plano de marketing para a empresa Edu Arts
Melo, Lucas Aneres de
Plano de marketing
Estratégias de negócios
Marketing plan
SWOT analysis
Decorative objects in wood
Action plan
title_short Plano de marketing para a empresa Edu Arts
title_full Plano de marketing para a empresa Edu Arts
title_fullStr Plano de marketing para a empresa Edu Arts
title_full_unstemmed Plano de marketing para a empresa Edu Arts
title_sort Plano de marketing para a empresa Edu Arts
author Melo, Lucas Aneres de
author_facet Melo, Lucas Aneres de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Lucas Aneres de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carrion, Rosinha da Silva Machado
contributor_str_mv Carrion, Rosinha da Silva Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de marketing
Estratégias de negócios
topic Plano de marketing
Estratégias de negócios
Marketing plan
SWOT analysis
Decorative objects in wood
Action plan
dc.subject.eng.fl_str_mv Marketing plan
SWOT analysis
Decorative objects in wood
Action plan
description O presente trabalho procurou desenvolver um Plano de Marketing para a empresa Edu Arts, que atua na produção artesanal de objetos de decoração em madeira, com o objetivo de propor estratégias e ações de marketing capazes de aumentar a sua participação no mercado local e posicionar a sua marca neste novo mercado. Após a mudança da empresa, que saiu de Porto Alegre e foi para Tramandaí/RS, a organização encontrou-se em um ambiente totalmente desconhecido e não soube lidar com os desafios que este mercado impunha. Para tal, o autor deste trabalho utilizou-se de uma análise situacional dos ambientes interno e externo, com a finalidade de conhecer as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que o mercado oferecia, através de uma matriz SWOT. O autor realizou entrevistas em profundidade com o gestor da empresa, com o objetivo de conhecer o ambiente da organização e ambiente do mercado no qual estava inserido. Também realizou pesquisa com clientes e não clientes da empresa utilizando um questionário, com a finalidade de verificar suas percepções sobre o marketing mix da organização. Através destes instrumentos de pesquisa, foi possível identificar falhas na gestão de marketing, principalmente em relação ao processo de comunicação da empresa com seu público-alvo. As informações levantadas foram confrontadas com a bibliografia a respeito do tema e, assim, juntamente com o gestor, foram definidos os objetivos de marketing e as estratégias para alcançá-los. Por fim, foram propostas ações de marketing para atingir os objetivos desejados.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-03-17T01:57:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/112083
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000918778
url http://hdl.handle.net/10183/112083
identifier_str_mv 000918778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/1/000918778.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/2/000918778.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/3/000918778.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 51fb6cc3bae56f7ee34d6e3173427f54
5617b96291bcb3e30e25385d98a0f7f7
3be6ee164ce1524cbfb13d0c15a39125
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224481060945920