Plano de marketing para a empresa Edu Arts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/112083 |
Resumo: | O presente trabalho procurou desenvolver um Plano de Marketing para a empresa Edu Arts, que atua na produção artesanal de objetos de decoração em madeira, com o objetivo de propor estratégias e ações de marketing capazes de aumentar a sua participação no mercado local e posicionar a sua marca neste novo mercado. Após a mudança da empresa, que saiu de Porto Alegre e foi para Tramandaí/RS, a organização encontrou-se em um ambiente totalmente desconhecido e não soube lidar com os desafios que este mercado impunha. Para tal, o autor deste trabalho utilizou-se de uma análise situacional dos ambientes interno e externo, com a finalidade de conhecer as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que o mercado oferecia, através de uma matriz SWOT. O autor realizou entrevistas em profundidade com o gestor da empresa, com o objetivo de conhecer o ambiente da organização e ambiente do mercado no qual estava inserido. Também realizou pesquisa com clientes e não clientes da empresa utilizando um questionário, com a finalidade de verificar suas percepções sobre o marketing mix da organização. Através destes instrumentos de pesquisa, foi possível identificar falhas na gestão de marketing, principalmente em relação ao processo de comunicação da empresa com seu público-alvo. As informações levantadas foram confrontadas com a bibliografia a respeito do tema e, assim, juntamente com o gestor, foram definidos os objetivos de marketing e as estratégias para alcançá-los. Por fim, foram propostas ações de marketing para atingir os objetivos desejados. |
id |
UFRGS-2_59bebe15a48943064fe54e57b6a98ba9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112083 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Lucas Aneres deCarrion, Rosinha da Silva Machado2015-03-17T01:57:11Z2013http://hdl.handle.net/10183/112083000918778O presente trabalho procurou desenvolver um Plano de Marketing para a empresa Edu Arts, que atua na produção artesanal de objetos de decoração em madeira, com o objetivo de propor estratégias e ações de marketing capazes de aumentar a sua participação no mercado local e posicionar a sua marca neste novo mercado. Após a mudança da empresa, que saiu de Porto Alegre e foi para Tramandaí/RS, a organização encontrou-se em um ambiente totalmente desconhecido e não soube lidar com os desafios que este mercado impunha. Para tal, o autor deste trabalho utilizou-se de uma análise situacional dos ambientes interno e externo, com a finalidade de conhecer as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que o mercado oferecia, através de uma matriz SWOT. O autor realizou entrevistas em profundidade com o gestor da empresa, com o objetivo de conhecer o ambiente da organização e ambiente do mercado no qual estava inserido. Também realizou pesquisa com clientes e não clientes da empresa utilizando um questionário, com a finalidade de verificar suas percepções sobre o marketing mix da organização. Através destes instrumentos de pesquisa, foi possível identificar falhas na gestão de marketing, principalmente em relação ao processo de comunicação da empresa com seu público-alvo. As informações levantadas foram confrontadas com a bibliografia a respeito do tema e, assim, juntamente com o gestor, foram definidos os objetivos de marketing e as estratégias para alcançá-los. Por fim, foram propostas ações de marketing para atingir os objetivos desejados.This study sought to develop a Marketing Plan for Edu Arts company, which operates in the production of handmade decorative objects in wood, with the objective of proposing strategies and marketing initiatives able to increase its local market share and position your brand this new market. After the change of the company, when left Porto Alegre and went to Tramandaí/RS, the organization found itself in a totally unknown environment and was unable to deal with the challenges that this market imposed. To this end, the author of this work we used a situational analysis of the internal and external environments, in order to know the strengths and weaknesses of the company, as well as the opportunities and threats that the market offered through a SWOT matrix. The author conducted interviews with the manager of the company, in order to meet the organization's environment and market environment in which it was inserted. Also conducted research with customers and non-customers of the company using a questionnaire, in order to ascertain their perceptions of the marketing mix of the organization. Through these research tools, it was possible to identify gaps in marketing management, especially regarding the communication process between the company and its target audience. The information gathered was compared with the literature on the subject and thus, along with the manager, were defined marketing objectives and the strategies to achieve them. Finally, marketing actions have been proposed to achieve the desired goals.application/pdfporPlano de marketingEstratégias de negóciosMarketing planSWOT analysisDecorative objects in woodAction planPlano de marketing para a empresa Edu Artsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2013/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000918778.pdf000918778.pdfTexto completoapplication/pdf2002124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/1/000918778.pdf51fb6cc3bae56f7ee34d6e3173427f54MD51TEXT000918778.pdf.txt000918778.pdf.txtExtracted Texttext/plain102271http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/2/000918778.pdf.txt5617b96291bcb3e30e25385d98a0f7f7MD52THUMBNAIL000918778.pdf.jpg000918778.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/3/000918778.pdf.jpg3be6ee164ce1524cbfb13d0c15a39125MD5310183/1120832018-10-08 08:33:57.008oai:www.lume.ufrgs.br:10183/112083Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:33:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Plano de marketing para a empresa Edu Arts |
title |
Plano de marketing para a empresa Edu Arts |
spellingShingle |
Plano de marketing para a empresa Edu Arts Melo, Lucas Aneres de Plano de marketing Estratégias de negócios Marketing plan SWOT analysis Decorative objects in wood Action plan |
title_short |
Plano de marketing para a empresa Edu Arts |
title_full |
Plano de marketing para a empresa Edu Arts |
title_fullStr |
Plano de marketing para a empresa Edu Arts |
title_full_unstemmed |
Plano de marketing para a empresa Edu Arts |
title_sort |
Plano de marketing para a empresa Edu Arts |
author |
Melo, Lucas Aneres de |
author_facet |
Melo, Lucas Aneres de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Lucas Aneres de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carrion, Rosinha da Silva Machado |
contributor_str_mv |
Carrion, Rosinha da Silva Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de marketing Estratégias de negócios |
topic |
Plano de marketing Estratégias de negócios Marketing plan SWOT analysis Decorative objects in wood Action plan |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Marketing plan SWOT analysis Decorative objects in wood Action plan |
description |
O presente trabalho procurou desenvolver um Plano de Marketing para a empresa Edu Arts, que atua na produção artesanal de objetos de decoração em madeira, com o objetivo de propor estratégias e ações de marketing capazes de aumentar a sua participação no mercado local e posicionar a sua marca neste novo mercado. Após a mudança da empresa, que saiu de Porto Alegre e foi para Tramandaí/RS, a organização encontrou-se em um ambiente totalmente desconhecido e não soube lidar com os desafios que este mercado impunha. Para tal, o autor deste trabalho utilizou-se de uma análise situacional dos ambientes interno e externo, com a finalidade de conhecer as forças e fraquezas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças que o mercado oferecia, através de uma matriz SWOT. O autor realizou entrevistas em profundidade com o gestor da empresa, com o objetivo de conhecer o ambiente da organização e ambiente do mercado no qual estava inserido. Também realizou pesquisa com clientes e não clientes da empresa utilizando um questionário, com a finalidade de verificar suas percepções sobre o marketing mix da organização. Através destes instrumentos de pesquisa, foi possível identificar falhas na gestão de marketing, principalmente em relação ao processo de comunicação da empresa com seu público-alvo. As informações levantadas foram confrontadas com a bibliografia a respeito do tema e, assim, juntamente com o gestor, foram definidos os objetivos de marketing e as estratégias para alcançá-los. Por fim, foram propostas ações de marketing para atingir os objetivos desejados. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-03-17T01:57:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/112083 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000918778 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/112083 |
identifier_str_mv |
000918778 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/1/000918778.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/2/000918778.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/112083/3/000918778.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
51fb6cc3bae56f7ee34d6e3173427f54 5617b96291bcb3e30e25385d98a0f7f7 3be6ee164ce1524cbfb13d0c15a39125 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224481060945920 |