Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diego Wander Santos da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Baldissera, Rudimar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218198
Resumo: A proposição deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente no contexto das mídias sociais. Percebemos que pesquisas nessa área tendem a enfatizar a “visibilidade” como o único desejo das organizações em ambientes online. No entanto, “estratégias de invisibilidade” também se apresentam como caminhos adotados por organizações em situação de risco ou diante do aparente avanço de diretrizes que podem contradizer a forma como esperam ser conhecidas. Nosso objetivo é compreender quais são as estratégias das organizações em situações em que o desejo de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade em sites de mídia social. As discussões referem-se ao interacionismo simbólico, fundamento epistêmico desta pesquisa. No nível empírico, realizamos entrevistas em profundidade com 17 profissionais que atuam em agências de comunicação digital. O resultado deste estudo é um mapa de estratégias de invisibilidade e redução/direcionamento de visibilidade que indica a profissionalização e diversos problemas em relação a esses processos e recursos. Nosso entendimento é que tais estratégias precisam ser discutidas à luz das noções de interesse público, conformismo e ética, uma vez que a perspectiva de encobrimento pode representar a não visibilidade de questões relevantes para a sociedade que estão perdendo espaço pelo refinamento desses processos e recursos.
id UFRGS-2_59fc748797496ec1883b02ab574d33b7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218198
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Diego Wander Santos daBaldissera, Rudimar2021-02-25T04:18:08Z20211856-9536http://hdl.handle.net/10183/218198001121865A proposição deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente no contexto das mídias sociais. Percebemos que pesquisas nessa área tendem a enfatizar a “visibilidade” como o único desejo das organizações em ambientes online. No entanto, “estratégias de invisibilidade” também se apresentam como caminhos adotados por organizações em situação de risco ou diante do aparente avanço de diretrizes que podem contradizer a forma como esperam ser conhecidas. Nosso objetivo é compreender quais são as estratégias das organizações em situações em que o desejo de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade em sites de mídia social. As discussões referem-se ao interacionismo simbólico, fundamento epistêmico desta pesquisa. No nível empírico, realizamos entrevistas em profundidade com 17 profissionais que atuam em agências de comunicação digital. O resultado deste estudo é um mapa de estratégias de invisibilidade e redução/direcionamento de visibilidade que indica a profissionalização e diversos problemas em relação a esses processos e recursos. Nosso entendimento é que tais estratégias precisam ser discutidas à luz das noções de interesse público, conformismo e ética, uma vez que a perspectiva de encobrimento pode representar a não visibilidade de questões relevantes para a sociedade que estão perdendo espaço pelo refinamento desses processos e recursos.This article begins with discussions about organizational communication, especially in the context of social media. Research in this field tends to emphasize “visibility” as the only desire of organizations in online environ-ments. However, “strategies of invisibility” are also paths adopted by organizations in situations of risk or in the face of the apparent advance of guidelines that contradict the way they expect to be recognized. Our aim is to understand the strategies of organizations in situations requiring invisibility and reducing/targeting visibility on social media. The discussions refer to symbolic interactionism, which is the epistemic foundation of this research. On an empirical level, we conducted in-depth interviews with 17 professionals working in digital communication agencies. The results form a map of strategies for invisibility and reducing/targeting visibility, which indicates the professionalization and several consequences of these processes and resources. Our understanding is that such strategies need discussion in the light of notions of public interest, conformity, and ethics, as the prospect of concealment may represent the non-visibility of issues relevant to society that are losing emphasis, given the refinement of these processes and resources.El propósito de este artículo parte de las discusiones sobre comunicación organizacional, especialmente en el contexto de las redes sociales. Nos dimos cuenta de que la investigación en esta área tiende a enfatizar la “visibilidad” como el único deseo de las organizaciones en ambientes digitales. Sin embargo, las “estrategias de invisibilidad” también se presentan como caminos tomados por organizaciones en riesgo o ante el aparente crecimiento de pautas que pueden contradecir cómo esperan ser conocidas. Nuestro objetivo es comprender cuáles son las estrategias de las organizaciones en situaciones donde el deseo de invisibilidad y la reducción/focalización de la visibilidad en los sitios de redes sociales. Las discusiones se refieren al interaccionismo simbólico, fundamento epistémico de esta investigación. A nivel empírico, realizamos entrevistas en profundidad a 17 profesionales que laboran en agencias de comunicación digital. El resultado de este estudio es un mapa de estrategias de invisibilidad y reducción/focalización de visibilidad que indica profesionalización y varios problemas en relación a estos procesos y recursos. Entendemos que tales estrategias deben ser discutidas a la luz de las nociones de interés público, conformidad y ética, ya que la perspectiva del encubrimiento puede representar la no visibilidad de temas relevantes para la sociedad que están perdiendo espacio debido al refinamiento de estos procesos y recursos.application/pdfengAnuário Eletrônico de Estudos em Comunicação Social 'Disertaciones'. Bogotá: Universidad del Rosario. Vol. 14, n. 1, (ene./jun. 2021), p. 1-17.Comunicação organizacionalEstratégia de comunicaçãoComunicação digitalOrganizational communicationStrategiesInvisibilitySocial mediaDigital communication agenciesComunicación organizacionalEstrategiasInvisibilidadMedios de comunicación socialAgencias de comunicación digitalOrganizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibilityLa comunicación organizacional y las estrategias de invisibilidad y reducción/focalización de la visibilidad en las redes sociales A comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução / direcionamento de visibilidade nas redes sociais Estrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001121865.pdf.txt001121865.pdf.txtExtracted Texttext/plain55546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218198/2/001121865.pdf.txt6fcf212d18cd7361c180138cf51e84eeMD52ORIGINAL001121865.pdfTexto completoapplication/pdf566541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218198/1/001121865.pdfffdc7e26f107ab6cd145d3bed114cac9MD5110183/2181982023-09-20 03:30:18.38564oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218198Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-20T06:30:18Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La comunicación organizacional y las estrategias de invisibilidad y reducción/focalización de la visibilidad en las redes sociales
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A comunicação organizacional e as estratégias de invisibilidade e de redução / direcionamento de visibilidade nas redes sociais
title Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility
spellingShingle Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility
Silva, Diego Wander Santos da
Comunicação organizacional
Estratégia de comunicação
Comunicação digital
Organizational communication
Strategies
Invisibility
Social media
Digital communication agencies
Comunicación organizacional
Estrategias
Invisibilidad
Medios de comunicación social
Agencias de comunicación digital
title_short Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility
title_full Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility
title_fullStr Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility
title_full_unstemmed Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility
title_sort Organizational communication and invisibility strategies and reducing/ targeting social media visibility
author Silva, Diego Wander Santos da
author_facet Silva, Diego Wander Santos da
Baldissera, Rudimar
author_role author
author2 Baldissera, Rudimar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Diego Wander Santos da
Baldissera, Rudimar
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação organizacional
Estratégia de comunicação
Comunicação digital
topic Comunicação organizacional
Estratégia de comunicação
Comunicação digital
Organizational communication
Strategies
Invisibility
Social media
Digital communication agencies
Comunicación organizacional
Estrategias
Invisibilidad
Medios de comunicación social
Agencias de comunicación digital
dc.subject.eng.fl_str_mv Organizational communication
Strategies
Invisibility
Social media
Digital communication agencies
dc.subject.spa.fl_str_mv Comunicación organizacional
Estrategias
Invisibilidad
Medios de comunicación social
Agencias de comunicación digital
description A proposição deste artigo parte das discussões sobre comunicação organizacional, especialmente no contexto das mídias sociais. Percebemos que pesquisas nessa área tendem a enfatizar a “visibilidade” como o único desejo das organizações em ambientes online. No entanto, “estratégias de invisibilidade” também se apresentam como caminhos adotados por organizações em situação de risco ou diante do aparente avanço de diretrizes que podem contradizer a forma como esperam ser conhecidas. Nosso objetivo é compreender quais são as estratégias das organizações em situações em que o desejo de invisibilidade e de redução/direcionamento da visibilidade em sites de mídia social. As discussões referem-se ao interacionismo simbólico, fundamento epistêmico desta pesquisa. No nível empírico, realizamos entrevistas em profundidade com 17 profissionais que atuam em agências de comunicação digital. O resultado deste estudo é um mapa de estratégias de invisibilidade e redução/direcionamento de visibilidade que indica a profissionalização e diversos problemas em relação a esses processos e recursos. Nosso entendimento é que tais estratégias precisam ser discutidas à luz das noções de interesse público, conformismo e ética, uma vez que a perspectiva de encobrimento pode representar a não visibilidade de questões relevantes para a sociedade que estão perdendo espaço pelo refinamento desses processos e recursos.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-02-25T04:18:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/218198
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1856-9536
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001121865
identifier_str_mv 1856-9536
001121865
url http://hdl.handle.net/10183/218198
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Anuário Eletrônico de Estudos em Comunicação Social 'Disertaciones'. Bogotá: Universidad del Rosario. Vol. 14, n. 1, (ene./jun. 2021), p. 1-17.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218198/2/001121865.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218198/1/001121865.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fcf212d18cd7361c180138cf51e84ee
ffdc7e26f107ab6cd145d3bed114cac9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225008836509696