Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/140164 |
Resumo: | A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre acreditam que um curso de EAD possa ter a mesma qualidade ou qualidade semelhante a de um curso presencial. Esta pesquisa parte da pergunta As expectativas de início de curso dos alunos do PEAD estão se confirmando no decorrer do mesmo? Apresenta as expectativas de um grupo de treze alunas no início do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS – PEAD, do polo de Sapiranga, e a superação, de forma positiva, dessas expectativas. O trabalho traz sobre concepções de conhecimento e de como essas interferem nas práticas adotadas em aspectos como: relacionamento entre os alunos, professores e tutores; interdisciplinaridade; ferramentas de trabalho, entre outros, no curso de EaD em questão. O levantamento das expectativas das estudantes, bem como as evidências da superação dessas foi realizado nos blogs individuais das alunas, no blog coletivo do curso, nos memoriais, em questionário do perfil dos alunos do Sistema Gestor de Questionários - SGQ e nas respostas a questionário que apliquei, complementadas, sempre que necessário, através de entrevista, conforme roteiro anexo. A análise dos dados foi realizada à luz de modelos de EaD referidas por Nevado, Carvalho, Menezes, 2009 e Moran, 2007. |
id |
UFRGS-2_5a4b267d099583e7054b2dcd500e37f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140164 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Lindenmeyer, Celi LutzAragón, Rosane2016-05-04T02:07:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/140164000990890A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre acreditam que um curso de EAD possa ter a mesma qualidade ou qualidade semelhante a de um curso presencial. Esta pesquisa parte da pergunta As expectativas de início de curso dos alunos do PEAD estão se confirmando no decorrer do mesmo? Apresenta as expectativas de um grupo de treze alunas no início do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS – PEAD, do polo de Sapiranga, e a superação, de forma positiva, dessas expectativas. O trabalho traz sobre concepções de conhecimento e de como essas interferem nas práticas adotadas em aspectos como: relacionamento entre os alunos, professores e tutores; interdisciplinaridade; ferramentas de trabalho, entre outros, no curso de EaD em questão. O levantamento das expectativas das estudantes, bem como as evidências da superação dessas foi realizado nos blogs individuais das alunas, no blog coletivo do curso, nos memoriais, em questionário do perfil dos alunos do Sistema Gestor de Questionários - SGQ e nas respostas a questionário que apliquei, complementadas, sempre que necessário, através de entrevista, conforme roteiro anexo. A análise dos dados foi realizada à luz de modelos de EaD referidas por Nevado, Carvalho, Menezes, 2009 e Moran, 2007.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaExpectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapirangainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990890.pdf000990890.pdfTexto completoapplication/pdf140609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/1/000990890.pdf846e7393c42b924b60fef79d95aa8df1MD51TEXT000990890.pdf.txt000990890.pdf.txtExtracted Texttext/plain50090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/2/000990890.pdf.txt8a0b19e23f1323a968644e34b5a488d0MD52THUMBNAIL000990890.pdf.jpg000990890.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/3/000990890.pdf.jpg787e38566ccb1806857bc948c263fc5dMD5310183/1401642021-12-06 05:34:45.886456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga |
title |
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga |
spellingShingle |
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga Lindenmeyer, Celi Lutz Tutoria Ensino a distância |
title_short |
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga |
title_full |
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga |
title_fullStr |
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga |
title_full_unstemmed |
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga |
title_sort |
Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga |
author |
Lindenmeyer, Celi Lutz |
author_facet |
Lindenmeyer, Celi Lutz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lindenmeyer, Celi Lutz |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aragón, Rosane |
contributor_str_mv |
Aragón, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutoria Ensino a distância |
topic |
Tutoria Ensino a distância |
description |
A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre acreditam que um curso de EAD possa ter a mesma qualidade ou qualidade semelhante a de um curso presencial. Esta pesquisa parte da pergunta As expectativas de início de curso dos alunos do PEAD estão se confirmando no decorrer do mesmo? Apresenta as expectativas de um grupo de treze alunas no início do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS – PEAD, do polo de Sapiranga, e a superação, de forma positiva, dessas expectativas. O trabalho traz sobre concepções de conhecimento e de como essas interferem nas práticas adotadas em aspectos como: relacionamento entre os alunos, professores e tutores; interdisciplinaridade; ferramentas de trabalho, entre outros, no curso de EaD em questão. O levantamento das expectativas das estudantes, bem como as evidências da superação dessas foi realizado nos blogs individuais das alunas, no blog coletivo do curso, nos memoriais, em questionário do perfil dos alunos do Sistema Gestor de Questionários - SGQ e nas respostas a questionário que apliquei, complementadas, sempre que necessário, através de entrevista, conforme roteiro anexo. A análise dos dados foi realizada à luz de modelos de EaD referidas por Nevado, Carvalho, Menezes, 2009 e Moran, 2007. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-05-04T02:07:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/140164 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990890 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/140164 |
identifier_str_mv |
000990890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/1/000990890.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/2/000990890.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/3/000990890.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
846e7393c42b924b60fef79d95aa8df1 8a0b19e23f1323a968644e34b5a488d0 787e38566ccb1806857bc948c263fc5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224506603208704 |