Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lindenmeyer, Celi Lutz
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/140164
Resumo: A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre acreditam que um curso de EAD possa ter a mesma qualidade ou qualidade semelhante a de um curso presencial. Esta pesquisa parte da pergunta As expectativas de início de curso dos alunos do PEAD estão se confirmando no decorrer do mesmo? Apresenta as expectativas de um grupo de treze alunas no início do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS – PEAD, do polo de Sapiranga, e a superação, de forma positiva, dessas expectativas. O trabalho traz sobre concepções de conhecimento e de como essas interferem nas práticas adotadas em aspectos como: relacionamento entre os alunos, professores e tutores; interdisciplinaridade; ferramentas de trabalho, entre outros, no curso de EaD em questão. O levantamento das expectativas das estudantes, bem como as evidências da superação dessas foi realizado nos blogs individuais das alunas, no blog coletivo do curso, nos memoriais, em questionário do perfil dos alunos do Sistema Gestor de Questionários - SGQ e nas respostas a questionário que apliquei, complementadas, sempre que necessário, através de entrevista, conforme roteiro anexo. A análise dos dados foi realizada à luz de modelos de EaD referidas por Nevado, Carvalho, Menezes, 2009 e Moran, 2007.
id UFRGS-2_5a4b267d099583e7054b2dcd500e37f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140164
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lindenmeyer, Celi LutzAragón, Rosane2016-05-04T02:07:42Z2010http://hdl.handle.net/10183/140164000990890A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre acreditam que um curso de EAD possa ter a mesma qualidade ou qualidade semelhante a de um curso presencial. Esta pesquisa parte da pergunta As expectativas de início de curso dos alunos do PEAD estão se confirmando no decorrer do mesmo? Apresenta as expectativas de um grupo de treze alunas no início do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS – PEAD, do polo de Sapiranga, e a superação, de forma positiva, dessas expectativas. O trabalho traz sobre concepções de conhecimento e de como essas interferem nas práticas adotadas em aspectos como: relacionamento entre os alunos, professores e tutores; interdisciplinaridade; ferramentas de trabalho, entre outros, no curso de EaD em questão. O levantamento das expectativas das estudantes, bem como as evidências da superação dessas foi realizado nos blogs individuais das alunas, no blog coletivo do curso, nos memoriais, em questionário do perfil dos alunos do Sistema Gestor de Questionários - SGQ e nas respostas a questionário que apliquei, complementadas, sempre que necessário, através de entrevista, conforme roteiro anexo. A análise dos dados foi realizada à luz de modelos de EaD referidas por Nevado, Carvalho, Menezes, 2009 e Moran, 2007.application/pdfporTutoriaEnsino a distânciaExpectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapirangainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEADinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990890.pdf000990890.pdfTexto completoapplication/pdf140609http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/1/000990890.pdf846e7393c42b924b60fef79d95aa8df1MD51TEXT000990890.pdf.txt000990890.pdf.txtExtracted Texttext/plain50090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/2/000990890.pdf.txt8a0b19e23f1323a968644e34b5a488d0MD52THUMBNAIL000990890.pdf.jpg000990890.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1557http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/3/000990890.pdf.jpg787e38566ccb1806857bc948c263fc5dMD5310183/1401642021-12-06 05:34:45.886456oai:www.lume.ufrgs.br:10183/140164Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-12-06T07:34:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
title Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
spellingShingle Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
Lindenmeyer, Celi Lutz
Tutoria
Ensino a distância
title_short Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
title_full Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
title_fullStr Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
title_full_unstemmed Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
title_sort Expectativas e superações das alunas do curso de pedagogia a distância - polo de sapiranga
author Lindenmeyer, Celi Lutz
author_facet Lindenmeyer, Celi Lutz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lindenmeyer, Celi Lutz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón, Rosane
contributor_str_mv Aragón, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Tutoria
Ensino a distância
topic Tutoria
Ensino a distância
description A Educação a Distância apresenta-se como uma opção para os alunos darem continuidade aos seus estudos ou de retomar a vida escolar interrompida pelos mais diferentes motivos. Esses mesmos alunos, no entanto, nem sempre acreditam que um curso de EAD possa ter a mesma qualidade ou qualidade semelhante a de um curso presencial. Esta pesquisa parte da pergunta As expectativas de início de curso dos alunos do PEAD estão se confirmando no decorrer do mesmo? Apresenta as expectativas de um grupo de treze alunas no início do curso de Pedagogia a Distância da UFRGS – PEAD, do polo de Sapiranga, e a superação, de forma positiva, dessas expectativas. O trabalho traz sobre concepções de conhecimento e de como essas interferem nas práticas adotadas em aspectos como: relacionamento entre os alunos, professores e tutores; interdisciplinaridade; ferramentas de trabalho, entre outros, no curso de EaD em questão. O levantamento das expectativas das estudantes, bem como as evidências da superação dessas foi realizado nos blogs individuais das alunas, no blog coletivo do curso, nos memoriais, em questionário do perfil dos alunos do Sistema Gestor de Questionários - SGQ e nas respostas a questionário que apliquei, complementadas, sempre que necessário, através de entrevista, conforme roteiro anexo. A análise dos dados foi realizada à luz de modelos de EaD referidas por Nevado, Carvalho, Menezes, 2009 e Moran, 2007.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-04T02:07:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/140164
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000990890
url http://hdl.handle.net/10183/140164
identifier_str_mv 000990890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/1/000990890.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/2/000990890.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/140164/3/000990890.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 846e7393c42b924b60fef79d95aa8df1
8a0b19e23f1323a968644e34b5a488d0
787e38566ccb1806857bc948c263fc5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224506603208704