Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Laura
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254879
Resumo: O presente trabalho propõe-se a analisar a quebra de estereótipos de gênero na obra Histórias de ninar para garotas rebeldes e as transgressões por ela realizadas e motivadas. Partimos da teoria da narrativa de Walter Benjamin (1987), que considera os contos de fadas (como os do objeto de estudo) “narrativas por excelência” dado a sua dimensão utilitária: ao tomar a experiência de outras pessoas, educam pelo exemplo, contêm valores que a sociedade preconiza e incitam à ação. Ao mesmo tempo, levando em consideração a teoria de gênero proposta pelo movimento feminista, analisamos a diferença entre as personagens do livro e as princesas dos contos tradicionais. Apontamos como as autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo questionam o sexismo e a opressão da sociedade androcêntrica ao mesmo tempo em que dão espaço e visibilidade a um grupo historicamente apagado, o das mulheres. Ademais, consideramos a atmosfera de acalanto em que essas histórias são lidas às crianças e a influência que o primeiro contato com a literatura terá na vida do indivíduo.
id UFRGS-2_5ab20a5d0cf8f9abff092bd733542849
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254879
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schneider, LauraSanseverino, Antônio Marcos Vieira2023-02-18T03:28:13Z2022http://hdl.handle.net/10183/254879001162685O presente trabalho propõe-se a analisar a quebra de estereótipos de gênero na obra Histórias de ninar para garotas rebeldes e as transgressões por ela realizadas e motivadas. Partimos da teoria da narrativa de Walter Benjamin (1987), que considera os contos de fadas (como os do objeto de estudo) “narrativas por excelência” dado a sua dimensão utilitária: ao tomar a experiência de outras pessoas, educam pelo exemplo, contêm valores que a sociedade preconiza e incitam à ação. Ao mesmo tempo, levando em consideração a teoria de gênero proposta pelo movimento feminista, analisamos a diferença entre as personagens do livro e as princesas dos contos tradicionais. Apontamos como as autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo questionam o sexismo e a opressão da sociedade androcêntrica ao mesmo tempo em que dão espaço e visibilidade a um grupo historicamente apagado, o das mulheres. Ademais, consideramos a atmosfera de acalanto em que essas histórias são lidas às crianças e a influência que o primeiro contato com a literatura terá na vida do indivíduo.El presente trabajo se propone a analizar la ruptura de estereotipos de género en la obra Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes y las transgresiones por ella realizadas y motivadas. Partimos de la teoría de la narrativa de Walter Benjamin (1987), quien considera a los cuentos de hadas (como los del objeto de estudio) "narrativas por excelencia" dada su dimensión utilitaria: al tomar la experiencia de otras personas, educan con el ejemplo, contienen valores que la sociedad preconiza e incitan uno a la acción. Al mismo tiempo, llevando en consideración la teoría de género propuesta por el movimiento feminista, analizamos la diferencia entre los personajes del libro y las princesas de los cuentos tradicionales. Señalamos como las autoras Elena Favilli y Francesca Cavallo cuestionan el sexismo y la opresión de la sociedad androcéntrica mientras le dan espacio y visibilidad a un grupo históricamente en borrador, el de las mujeres. Además, consideramos la atmósfera de arrullos en la cual esas historias les son leídas a los niños y la influencia que el primer contacto con la literatura tendrá en la vida del individuo.application/pdfporLiteratura : Contos de fadaNarrativa : Análise literáriaContos de fadasGêneroTransgressãoNarraciónCuentos de buenas noches para niñas rebeldesCuentos de hadasGéneroTransgresiónEmbalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162685.pdf.txt001162685.pdf.txtExtracted Texttext/plain185192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254879/2/001162685.pdf.txt5e7358b505217638dd1c3e0ee05f77dcMD52ORIGINAL001162685.pdfTexto completoapplication/pdf3131439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254879/1/001162685.pdf01eedef05d7271218de76c9e6cfd7a31MD5110183/2548792023-02-19 04:23:28.512958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:23:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
title Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
spellingShingle Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
Schneider, Laura
Literatura : Contos de fada
Narrativa : Análise literária
Contos de fadas
Gênero
Transgressão
Narración
Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes
Cuentos de hadas
Género
Transgresión
title_short Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
title_full Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
title_fullStr Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
title_full_unstemmed Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
title_sort Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
author Schneider, Laura
author_facet Schneider, Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Laura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
contributor_str_mv Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura : Contos de fada
Narrativa : Análise literária
Contos de fadas
Gênero
Transgressão
topic Literatura : Contos de fada
Narrativa : Análise literária
Contos de fadas
Gênero
Transgressão
Narración
Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes
Cuentos de hadas
Género
Transgresión
dc.subject.spa.fl_str_mv Narración
Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes
Cuentos de hadas
Género
Transgresión
description O presente trabalho propõe-se a analisar a quebra de estereótipos de gênero na obra Histórias de ninar para garotas rebeldes e as transgressões por ela realizadas e motivadas. Partimos da teoria da narrativa de Walter Benjamin (1987), que considera os contos de fadas (como os do objeto de estudo) “narrativas por excelência” dado a sua dimensão utilitária: ao tomar a experiência de outras pessoas, educam pelo exemplo, contêm valores que a sociedade preconiza e incitam à ação. Ao mesmo tempo, levando em consideração a teoria de gênero proposta pelo movimento feminista, analisamos a diferença entre as personagens do livro e as princesas dos contos tradicionais. Apontamos como as autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo questionam o sexismo e a opressão da sociedade androcêntrica ao mesmo tempo em que dão espaço e visibilidade a um grupo historicamente apagado, o das mulheres. Ademais, consideramos a atmosfera de acalanto em que essas histórias são lidas às crianças e a influência que o primeiro contato com a literatura terá na vida do indivíduo.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-18T03:28:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254879
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001162685
url http://hdl.handle.net/10183/254879
identifier_str_mv 001162685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254879/2/001162685.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254879/1/001162685.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e7358b505217638dd1c3e0ee05f77dc
01eedef05d7271218de76c9e6cfd7a31
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224651605540864