Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254879 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a analisar a quebra de estereótipos de gênero na obra Histórias de ninar para garotas rebeldes e as transgressões por ela realizadas e motivadas. Partimos da teoria da narrativa de Walter Benjamin (1987), que considera os contos de fadas (como os do objeto de estudo) “narrativas por excelência” dado a sua dimensão utilitária: ao tomar a experiência de outras pessoas, educam pelo exemplo, contêm valores que a sociedade preconiza e incitam à ação. Ao mesmo tempo, levando em consideração a teoria de gênero proposta pelo movimento feminista, analisamos a diferença entre as personagens do livro e as princesas dos contos tradicionais. Apontamos como as autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo questionam o sexismo e a opressão da sociedade androcêntrica ao mesmo tempo em que dão espaço e visibilidade a um grupo historicamente apagado, o das mulheres. Ademais, consideramos a atmosfera de acalanto em que essas histórias são lidas às crianças e a influência que o primeiro contato com a literatura terá na vida do indivíduo. |
id |
UFRGS-2_5ab20a5d0cf8f9abff092bd733542849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254879 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schneider, LauraSanseverino, Antônio Marcos Vieira2023-02-18T03:28:13Z2022http://hdl.handle.net/10183/254879001162685O presente trabalho propõe-se a analisar a quebra de estereótipos de gênero na obra Histórias de ninar para garotas rebeldes e as transgressões por ela realizadas e motivadas. Partimos da teoria da narrativa de Walter Benjamin (1987), que considera os contos de fadas (como os do objeto de estudo) “narrativas por excelência” dado a sua dimensão utilitária: ao tomar a experiência de outras pessoas, educam pelo exemplo, contêm valores que a sociedade preconiza e incitam à ação. Ao mesmo tempo, levando em consideração a teoria de gênero proposta pelo movimento feminista, analisamos a diferença entre as personagens do livro e as princesas dos contos tradicionais. Apontamos como as autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo questionam o sexismo e a opressão da sociedade androcêntrica ao mesmo tempo em que dão espaço e visibilidade a um grupo historicamente apagado, o das mulheres. Ademais, consideramos a atmosfera de acalanto em que essas histórias são lidas às crianças e a influência que o primeiro contato com a literatura terá na vida do indivíduo.El presente trabajo se propone a analizar la ruptura de estereotipos de género en la obra Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes y las transgresiones por ella realizadas y motivadas. Partimos de la teoría de la narrativa de Walter Benjamin (1987), quien considera a los cuentos de hadas (como los del objeto de estudio) "narrativas por excelencia" dada su dimensión utilitaria: al tomar la experiencia de otras personas, educan con el ejemplo, contienen valores que la sociedad preconiza e incitan uno a la acción. Al mismo tiempo, llevando en consideración la teoría de género propuesta por el movimiento feminista, analizamos la diferencia entre los personajes del libro y las princesas de los cuentos tradicionales. Señalamos como las autoras Elena Favilli y Francesca Cavallo cuestionan el sexismo y la opresión de la sociedad androcéntrica mientras le dan espacio y visibilidad a un grupo históricamente en borrador, el de las mujeres. Además, consideramos la atmósfera de arrullos en la cual esas historias les son leídas a los niños y la influencia que el primer contacto con la literatura tendrá en la vida del individuo.application/pdfporLiteratura : Contos de fadaNarrativa : Análise literáriaContos de fadasGêneroTransgressãoNarraciónCuentos de buenas noches para niñas rebeldesCuentos de hadasGéneroTransgresiónEmbalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2022Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001162685.pdf.txt001162685.pdf.txtExtracted Texttext/plain185192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254879/2/001162685.pdf.txt5e7358b505217638dd1c3e0ee05f77dcMD52ORIGINAL001162685.pdfTexto completoapplication/pdf3131439http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254879/1/001162685.pdf01eedef05d7271218de76c9e6cfd7a31MD5110183/2548792023-02-19 04:23:28.512958oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254879Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-19T06:23:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes |
title |
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes |
spellingShingle |
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes Schneider, Laura Literatura : Contos de fada Narrativa : Análise literária Contos de fadas Gênero Transgressão Narración Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes Cuentos de hadas Género Transgresión |
title_short |
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes |
title_full |
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes |
title_fullStr |
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes |
title_full_unstemmed |
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes |
title_sort |
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes |
author |
Schneider, Laura |
author_facet |
Schneider, Laura |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Laura |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sanseverino, Antônio Marcos Vieira |
contributor_str_mv |
Sanseverino, Antônio Marcos Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura : Contos de fada Narrativa : Análise literária Contos de fadas Gênero Transgressão |
topic |
Literatura : Contos de fada Narrativa : Análise literária Contos de fadas Gênero Transgressão Narración Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes Cuentos de hadas Género Transgresión |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Narración Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes Cuentos de hadas Género Transgresión |
description |
O presente trabalho propõe-se a analisar a quebra de estereótipos de gênero na obra Histórias de ninar para garotas rebeldes e as transgressões por ela realizadas e motivadas. Partimos da teoria da narrativa de Walter Benjamin (1987), que considera os contos de fadas (como os do objeto de estudo) “narrativas por excelência” dado a sua dimensão utilitária: ao tomar a experiência de outras pessoas, educam pelo exemplo, contêm valores que a sociedade preconiza e incitam à ação. Ao mesmo tempo, levando em consideração a teoria de gênero proposta pelo movimento feminista, analisamos a diferença entre as personagens do livro e as princesas dos contos tradicionais. Apontamos como as autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo questionam o sexismo e a opressão da sociedade androcêntrica ao mesmo tempo em que dão espaço e visibilidade a um grupo historicamente apagado, o das mulheres. Ademais, consideramos a atmosfera de acalanto em que essas histórias são lidas às crianças e a influência que o primeiro contato com a literatura terá na vida do indivíduo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-18T03:28:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254879 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001162685 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254879 |
identifier_str_mv |
001162685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254879/2/001162685.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254879/1/001162685.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e7358b505217638dd1c3e0ee05f77dc 01eedef05d7271218de76c9e6cfd7a31 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224651605540864 |