Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223854 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é discutir a prática discursiva do microteaching em uma comunidade de professores do sul do Brasil, composta principalmente por estudantes de Letras Inglês ou Letras Inglês-Português. O estudo ampara-se em métodos qualitativos de geração e análise de dados, bem como em Sociolinguística Interacional. Os resultados apontam que o microteaching é uma prática discursiva que tem um padrão recorrente. Observar o referido padrão, inclusive, mostrou-se ser uma premissa para o sucesso das sessões de microteaching dos professores-alunos. Concluímos sugerindo que é desejável informar os participantes sobre as expectativas em relação à estrutura do microteaching previamente a seu engajamento. |
id |
UFRGS-2_5b11366ac6c2c33d839c78896cbcc2fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223854 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Kirsch, WilliamSarmento, Simone2021-07-14T04:31:33Z20212178-3640http://hdl.handle.net/10183/223854001127422O objetivo deste estudo é discutir a prática discursiva do microteaching em uma comunidade de professores do sul do Brasil, composta principalmente por estudantes de Letras Inglês ou Letras Inglês-Português. O estudo ampara-se em métodos qualitativos de geração e análise de dados, bem como em Sociolinguística Interacional. Os resultados apontam que o microteaching é uma prática discursiva que tem um padrão recorrente. Observar o referido padrão, inclusive, mostrou-se ser uma premissa para o sucesso das sessões de microteaching dos professores-alunos. Concluímos sugerindo que é desejável informar os participantes sobre as expectativas em relação à estrutura do microteaching previamente a seu engajamento.The purpose of this study is to discuss the discourse practice of mi-croteaching in a teaching community consisting mainly of students pursuing the teacher certification in English as an Additional Language in southern Brazil. The study relies on qualitative methods of data generation and analysis as well as on the framework of interactional sociolinguistics. Results suggest microteaching is a highly complex practice, with a recurring pattern. Additionally, they suggest that students who are considered successful in a microteaching session are those who produce such pattern in their micro-classes. We conclude by suggesting that informing participants about the expectations regarding the structure of microteaching before they engage in it is desirable.application/pdfengBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 12, n. 1 (2021), e40296, p. [1]-15Ensino de língua estrangeira (inglês)Sociolingüística interacionalBrasil, Região Sul : Aspectos sociaisEnglish as an additional languageTeacher developmentMicroteachingFrame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern BrazilAnálise de enquadramento de microteaching em uma comunidade de prática de professores de inglês como língua adicional no sul do Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127422.pdf.txt001127422.pdf.txtExtracted Texttext/plain55677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223854/2/001127422.pdf.txt3567a8819b08196bc0fd161fcc1c99eeMD52ORIGINAL001127422.pdfTexto completoapplication/pdf456565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223854/1/001127422.pdf9e8e135699fd0edf8db5e5b4949b0cdfMD5110183/2238542022-09-24 04:59:37.342697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-24T07:59:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Análise de enquadramento de microteaching em uma comunidade de prática de professores de inglês como língua adicional no sul do Brasil |
title |
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil |
spellingShingle |
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil Kirsch, William Ensino de língua estrangeira (inglês) Sociolingüística interacional Brasil, Região Sul : Aspectos sociais English as an additional language Teacher development Microteaching |
title_short |
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil |
title_full |
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil |
title_fullStr |
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil |
title_full_unstemmed |
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil |
title_sort |
Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil |
author |
Kirsch, William |
author_facet |
Kirsch, William Sarmento, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Simone |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kirsch, William Sarmento, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Sociolingüística interacional Brasil, Região Sul : Aspectos sociais |
topic |
Ensino de língua estrangeira (inglês) Sociolingüística interacional Brasil, Região Sul : Aspectos sociais English as an additional language Teacher development Microteaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
English as an additional language Teacher development Microteaching |
description |
O objetivo deste estudo é discutir a prática discursiva do microteaching em uma comunidade de professores do sul do Brasil, composta principalmente por estudantes de Letras Inglês ou Letras Inglês-Português. O estudo ampara-se em métodos qualitativos de geração e análise de dados, bem como em Sociolinguística Interacional. Os resultados apontam que o microteaching é uma prática discursiva que tem um padrão recorrente. Observar o referido padrão, inclusive, mostrou-se ser uma premissa para o sucesso das sessões de microteaching dos professores-alunos. Concluímos sugerindo que é desejável informar os participantes sobre as expectativas em relação à estrutura do microteaching previamente a seu engajamento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T04:31:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223854 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2178-3640 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127422 |
identifier_str_mv |
2178-3640 001127422 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 12, n. 1 (2021), e40296, p. [1]-15 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223854/2/001127422.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223854/1/001127422.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3567a8819b08196bc0fd161fcc1c99ee 9e8e135699fd0edf8db5e5b4949b0cdf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225025430224896 |