Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirsch, William
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223854
Resumo: O objetivo deste estudo é discutir a prática discursiva do microteaching em uma comunidade de professores do sul do Brasil, composta principalmente por estudantes de Letras Inglês ou Letras Inglês-Português. O estudo ampara-se em métodos qualitativos de geração e análise de dados, bem como em Sociolinguística Interacional. Os resultados apontam que o microteaching é uma prática discursiva que tem um padrão recorrente. Observar o referido padrão, inclusive, mostrou-se ser uma premissa para o sucesso das sessões de microteaching dos professores-alunos. Concluímos sugerindo que é desejável informar os participantes sobre as expectativas em relação à estrutura do microteaching previamente a seu engajamento.
id UFRGS-2_5b11366ac6c2c33d839c78896cbcc2fd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223854
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kirsch, WilliamSarmento, Simone2021-07-14T04:31:33Z20212178-3640http://hdl.handle.net/10183/223854001127422O objetivo deste estudo é discutir a prática discursiva do microteaching em uma comunidade de professores do sul do Brasil, composta principalmente por estudantes de Letras Inglês ou Letras Inglês-Português. O estudo ampara-se em métodos qualitativos de geração e análise de dados, bem como em Sociolinguística Interacional. Os resultados apontam que o microteaching é uma prática discursiva que tem um padrão recorrente. Observar o referido padrão, inclusive, mostrou-se ser uma premissa para o sucesso das sessões de microteaching dos professores-alunos. Concluímos sugerindo que é desejável informar os participantes sobre as expectativas em relação à estrutura do microteaching previamente a seu engajamento.The purpose of this study is to discuss the discourse practice of mi-croteaching in a teaching community consisting mainly of students pursuing the teacher certification in English as an Additional Language in southern Brazil. The study relies on qualitative methods of data generation and analysis as well as on the framework of interactional sociolinguistics. Results suggest microteaching is a highly complex practice, with a recurring pattern. Additionally, they suggest that students who are considered successful in a microteaching session are those who produce such pattern in their micro-classes. We conclude by suggesting that informing participants about the expectations regarding the structure of microteaching before they engage in it is desirable.application/pdfengBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 12, n. 1 (2021), e40296, p. [1]-15Ensino de língua estrangeira (inglês)Sociolingüística interacionalBrasil, Região Sul : Aspectos sociaisEnglish as an additional languageTeacher developmentMicroteachingFrame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern BrazilAnálise de enquadramento de microteaching em uma comunidade de prática de professores de inglês como língua adicional no sul do Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127422.pdf.txt001127422.pdf.txtExtracted Texttext/plain55677http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223854/2/001127422.pdf.txt3567a8819b08196bc0fd161fcc1c99eeMD52ORIGINAL001127422.pdfTexto completoapplication/pdf456565http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223854/1/001127422.pdf9e8e135699fd0edf8db5e5b4949b0cdfMD5110183/2238542022-09-24 04:59:37.342697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223854Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-24T07:59:37Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Análise de enquadramento de microteaching em uma comunidade de prática de professores de inglês como língua adicional no sul do Brasil
title Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
spellingShingle Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
Kirsch, William
Ensino de língua estrangeira (inglês)
Sociolingüística interacional
Brasil, Região Sul : Aspectos sociais
English as an additional language
Teacher development
Microteaching
title_short Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
title_full Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
title_fullStr Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
title_full_unstemmed Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
title_sort Frame analysis of microteaching in a community of practice of teachers of English as an additional language in Southern Brazil
author Kirsch, William
author_facet Kirsch, William
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Sarmento, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirsch, William
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua estrangeira (inglês)
Sociolingüística interacional
Brasil, Região Sul : Aspectos sociais
topic Ensino de língua estrangeira (inglês)
Sociolingüística interacional
Brasil, Região Sul : Aspectos sociais
English as an additional language
Teacher development
Microteaching
dc.subject.eng.fl_str_mv English as an additional language
Teacher development
Microteaching
description O objetivo deste estudo é discutir a prática discursiva do microteaching em uma comunidade de professores do sul do Brasil, composta principalmente por estudantes de Letras Inglês ou Letras Inglês-Português. O estudo ampara-se em métodos qualitativos de geração e análise de dados, bem como em Sociolinguística Interacional. Os resultados apontam que o microteaching é uma prática discursiva que tem um padrão recorrente. Observar o referido padrão, inclusive, mostrou-se ser uma premissa para o sucesso das sessões de microteaching dos professores-alunos. Concluímos sugerindo que é desejável informar os participantes sobre as expectativas em relação à estrutura do microteaching previamente a seu engajamento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:33Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223854
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127422
identifier_str_mv 2178-3640
001127422
url http://hdl.handle.net/10183/223854
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 12, n. 1 (2021), e40296, p. [1]-15
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223854/2/001127422.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223854/1/001127422.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3567a8819b08196bc0fd161fcc1c99ee
9e8e135699fd0edf8db5e5b4949b0cdf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025430224896