Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kirsch, William
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarmento, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198241
Resumo: Este artigo discute o uso de “workshops” em uma comunidade emergente do programa Idiomas sem Fronteiras em uma grande universidade do sul do Brasil como um mecanismo para formação de professores de Inglês como Língua Adicional. Parte de um projeto de pesquisa mais extenso, focado em elucidar as práticas de formação de professores na referida comunidade, este artigo discute notas de campo bem como transcrições de um workshop realizado na comunidade por duas de suas participantes mais experientes. Este texto apresenta evidências que corroboram que os workshops, ainda que muitas vezes desacreditados na bibliografia sobre formação de professores, podem oferecer oportunidades para professores compartilhar suas próprias reflexões, assim como para a emergência de formação crítica de professores (Pennycook, 2001; Pessoa, 2014).
id UFRGS-2_8f0f7c3980dd8d3c6373530a3ff40506
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198241
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Kirsch, WilliamSarmento, Simone2019-08-22T02:32:07Z20182178-3640http://hdl.handle.net/10183/198241001098161Este artigo discute o uso de “workshops” em uma comunidade emergente do programa Idiomas sem Fronteiras em uma grande universidade do sul do Brasil como um mecanismo para formação de professores de Inglês como Língua Adicional. Parte de um projeto de pesquisa mais extenso, focado em elucidar as práticas de formação de professores na referida comunidade, este artigo discute notas de campo bem como transcrições de um workshop realizado na comunidade por duas de suas participantes mais experientes. Este texto apresenta evidências que corroboram que os workshops, ainda que muitas vezes desacreditados na bibliografia sobre formação de professores, podem oferecer oportunidades para professores compartilhar suas próprias reflexões, assim como para a emergência de formação crítica de professores (Pennycook, 2001; Pessoa, 2014).This paper discusses the use of “workshops” at a community generated by the program Languages without Borders as an avenue for the development of teachers of English as an Additional Language. Part of a larger research project aimed at elucidating the practices of teacher development in the community, this paper discusses field notes as well as transcriptions of a workshop held at the community, by two of its more experienced members. This paper corroborates evidence that workshops, despite often disputed by teacher development literature, is a good opportunity for teachers to share the results of their own reflections, as well as for the emergence of critical teacher development (Pennycook, 2001; Pessoa, 2014).application/pdfengBELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (July/Dec. 2018), p. [395]-408Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)Língua inglesaDesenvolvimento profissionalFormação de professoresEnsino de língua estrangeira (inglês)English as an additional languageTeacher developmentLanguages without bordersWorkshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern BrazilWorkshops como um caminho para a formação de professores em uma comunidade do Idioma Sem Fronteiras no sul do Brasil info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098161.pdf.txt001098161.pdf.txtExtracted Texttext/plain43440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198241/2/001098161.pdf.txt55533cb839076af6f2c1466a7ecf3cadMD52ORIGINAL001098161.pdfTexto completo (inglês)application/pdf634675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198241/1/001098161.pdf069e2ec46631f139bc10da32645e3a3cMD5110183/1982412023-09-21 03:40:44.898305oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198241Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-09-21T06:40:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Workshops como um caminho para a formação de professores em uma comunidade do Idioma Sem Fronteiras no sul do Brasil
title Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
spellingShingle Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
Kirsch, William
Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Ensino de língua estrangeira (inglês)
English as an additional language
Teacher development
Languages without borders
title_short Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
title_full Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
title_fullStr Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
title_full_unstemmed Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
title_sort Workshops as an avenue of teacher development in a Language without Borders community in Southern Brazil
author Kirsch, William
author_facet Kirsch, William
Sarmento, Simone
author_role author
author2 Sarmento, Simone
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kirsch, William
Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Ensino de língua estrangeira (inglês)
topic Programa Idioma sem Fronteiras (Brasil)
Língua inglesa
Desenvolvimento profissional
Formação de professores
Ensino de língua estrangeira (inglês)
English as an additional language
Teacher development
Languages without borders
dc.subject.eng.fl_str_mv English as an additional language
Teacher development
Languages without borders
description Este artigo discute o uso de “workshops” em uma comunidade emergente do programa Idiomas sem Fronteiras em uma grande universidade do sul do Brasil como um mecanismo para formação de professores de Inglês como Língua Adicional. Parte de um projeto de pesquisa mais extenso, focado em elucidar as práticas de formação de professores na referida comunidade, este artigo discute notas de campo bem como transcrições de um workshop realizado na comunidade por duas de suas participantes mais experientes. Este texto apresenta evidências que corroboram que os workshops, ainda que muitas vezes desacreditados na bibliografia sobre formação de professores, podem oferecer oportunidades para professores compartilhar suas próprias reflexões, assim como para a emergência de formação crítica de professores (Pennycook, 2001; Pessoa, 2014).
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-22T02:32:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198241
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2178-3640
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001098161
identifier_str_mv 2178-3640
001098161
url http://hdl.handle.net/10183/198241
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 2 (July/Dec. 2018), p. [395]-408
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198241/2/001098161.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198241/1/001098161.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 55533cb839076af6f2c1466a7ecf3cad
069e2ec46631f139bc10da32645e3a3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224972639666176