O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Carolina Lopes de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/125863
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira ocorre o processo de tro-picalização da comunicação digital do comércio eletrônico chinês AliExpress e sua relação com o consumidor brasileiro. Na reflexão teórica, o estudo se dispõe a refletir sobre a influên-cia das transformações sociais, culturais e tecnológicas nas práticas de consumo na moderni-dade, nos novos modelos comerciais e na comunicação organizacional. Na metodologia, fo-ram empregados de maneira combinada procedimentos de pesquisa quantitativa e qualitativa para o cumprimento dos objetivos específicos. As técnicas metodológicas utilizadas são inspi-radas na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do site da organização e da página oficial AliExpress Brasil na rede social Facebook. No site, verificou-se um fluxo comunica-cional partindo da organização e com conteúdo tropicalizado incluindo estratégias de incenti-vo ao consumo. Já na rede social, por meio das publicações da organização e dos comentários dos usuários, foi possível evidenciar de maneira mais destacada a interação entre os atores e o fluxo comunicacional que parte do público. Somadas as análises, é possível inferir que, a par-tir de iniciativas que evidenciam a tropicalização, o AliExpress se aproxima culturalmente do público brasileiro. Contudo, como consideração maior, notam-se oportunidades para a comu-nicação digital da organização, que não gerencia seu relacionamento com o público brasileiro de maneira adequada.
id UFRGS-2_5b46f9c0f2fd60cc622bbaeb44ddef24
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125863
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Almeida, Ana Carolina Lopes dePereira, Ana Cristina Cypriano2015-08-27T02:38:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/125863000972283Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira ocorre o processo de tro-picalização da comunicação digital do comércio eletrônico chinês AliExpress e sua relação com o consumidor brasileiro. Na reflexão teórica, o estudo se dispõe a refletir sobre a influên-cia das transformações sociais, culturais e tecnológicas nas práticas de consumo na moderni-dade, nos novos modelos comerciais e na comunicação organizacional. Na metodologia, fo-ram empregados de maneira combinada procedimentos de pesquisa quantitativa e qualitativa para o cumprimento dos objetivos específicos. As técnicas metodológicas utilizadas são inspi-radas na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do site da organização e da página oficial AliExpress Brasil na rede social Facebook. No site, verificou-se um fluxo comunica-cional partindo da organização e com conteúdo tropicalizado incluindo estratégias de incenti-vo ao consumo. Já na rede social, por meio das publicações da organização e dos comentários dos usuários, foi possível evidenciar de maneira mais destacada a interação entre os atores e o fluxo comunicacional que parte do público. Somadas as análises, é possível inferir que, a par-tir de iniciativas que evidenciam a tropicalização, o AliExpress se aproxima culturalmente do público brasileiro. Contudo, como consideração maior, notam-se oportunidades para a comu-nicação digital da organização, que não gerencia seu relacionamento com o público brasileiro de maneira adequada.This research aims to understand the digital communication tropicalization process of the chi-nese ecommerce website AliExpress and its relationship with the Brazilian consumer base. In theory, the study sets out to reflect on the influence of social, cultural and technological changes in contemporary consumer practices, new business models and in the organizational communication. In practice, a combination of quantitate and qualitative research procedures were employed to achieve the specific objectives. These techniques involved bibliographical research and analysis of the organization’s website content and the official Facebook page of AliExpress Brazil. On the website, there was a communication flow leaving the organization with tropicalized contents including strategies to encourage consumption. As far as Social Media (in this case Facebook) was concerned, by analyzing the publications of the organiza-tion and user comments, it was possible to identify the interaction between the actors and the communication flow that leaves from the public. With this analysis, it was possible to infer that from the tropicalization initiatives AliExpress is culturally closer to the Brazilian public. However, as further consideration, it can be noticed that there is room for improvement for organization’s digital communication as it fails to manage its relationship with the Brazilian public in an adequate way.application/pdfporComércio eletrônicoComunicação digitalDigital communicationTropicalizationSocial mediaE-commerceAliExpressO processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpressinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972283.pdf000972283.pdfTexto completoapplication/pdf1534929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/1/000972283.pdf02ab80fb2e5008eed8f46f2af478b053MD51TEXT000972283.pdf.txt000972283.pdf.txtExtracted Texttext/plain137047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/2/000972283.pdf.txtdef9c7835cf0b07d15349d4e687f91f6MD52THUMBNAIL000972283.pdf.jpg000972283.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/3/000972283.pdf.jpge70308d7d263f8197489e3a6eee91477MD5310183/1258632023-04-01 03:29:11.696314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:29:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
title O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
spellingShingle O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
Almeida, Ana Carolina Lopes de
Comércio eletrônico
Comunicação digital
Digital communication
Tropicalization
Social media
E-commerce
AliExpress
title_short O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
title_full O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
title_fullStr O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
title_full_unstemmed O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
title_sort O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
author Almeida, Ana Carolina Lopes de
author_facet Almeida, Ana Carolina Lopes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Carolina Lopes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Ana Cristina Cypriano
contributor_str_mv Pereira, Ana Cristina Cypriano
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Comunicação digital
topic Comércio eletrônico
Comunicação digital
Digital communication
Tropicalization
Social media
E-commerce
AliExpress
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital communication
Tropicalization
Social media
E-commerce
AliExpress
description Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira ocorre o processo de tro-picalização da comunicação digital do comércio eletrônico chinês AliExpress e sua relação com o consumidor brasileiro. Na reflexão teórica, o estudo se dispõe a refletir sobre a influên-cia das transformações sociais, culturais e tecnológicas nas práticas de consumo na moderni-dade, nos novos modelos comerciais e na comunicação organizacional. Na metodologia, fo-ram empregados de maneira combinada procedimentos de pesquisa quantitativa e qualitativa para o cumprimento dos objetivos específicos. As técnicas metodológicas utilizadas são inspi-radas na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do site da organização e da página oficial AliExpress Brasil na rede social Facebook. No site, verificou-se um fluxo comunica-cional partindo da organização e com conteúdo tropicalizado incluindo estratégias de incenti-vo ao consumo. Já na rede social, por meio das publicações da organização e dos comentários dos usuários, foi possível evidenciar de maneira mais destacada a interação entre os atores e o fluxo comunicacional que parte do público. Somadas as análises, é possível inferir que, a par-tir de iniciativas que evidenciam a tropicalização, o AliExpress se aproxima culturalmente do público brasileiro. Contudo, como consideração maior, notam-se oportunidades para a comu-nicação digital da organização, que não gerencia seu relacionamento com o público brasileiro de maneira adequada.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-27T02:38:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/125863
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972283
url http://hdl.handle.net/10183/125863
identifier_str_mv 000972283
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/1/000972283.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/2/000972283.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/3/000972283.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 02ab80fb2e5008eed8f46f2af478b053
def9c7835cf0b07d15349d4e687f91f6
e70308d7d263f8197489e3a6eee91477
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224488701919232