O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/125863 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira ocorre o processo de tro-picalização da comunicação digital do comércio eletrônico chinês AliExpress e sua relação com o consumidor brasileiro. Na reflexão teórica, o estudo se dispõe a refletir sobre a influên-cia das transformações sociais, culturais e tecnológicas nas práticas de consumo na moderni-dade, nos novos modelos comerciais e na comunicação organizacional. Na metodologia, fo-ram empregados de maneira combinada procedimentos de pesquisa quantitativa e qualitativa para o cumprimento dos objetivos específicos. As técnicas metodológicas utilizadas são inspi-radas na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do site da organização e da página oficial AliExpress Brasil na rede social Facebook. No site, verificou-se um fluxo comunica-cional partindo da organização e com conteúdo tropicalizado incluindo estratégias de incenti-vo ao consumo. Já na rede social, por meio das publicações da organização e dos comentários dos usuários, foi possível evidenciar de maneira mais destacada a interação entre os atores e o fluxo comunicacional que parte do público. Somadas as análises, é possível inferir que, a par-tir de iniciativas que evidenciam a tropicalização, o AliExpress se aproxima culturalmente do público brasileiro. Contudo, como consideração maior, notam-se oportunidades para a comu-nicação digital da organização, que não gerencia seu relacionamento com o público brasileiro de maneira adequada. |
id |
UFRGS-2_5b46f9c0f2fd60cc622bbaeb44ddef24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125863 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Almeida, Ana Carolina Lopes dePereira, Ana Cristina Cypriano2015-08-27T02:38:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/125863000972283Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira ocorre o processo de tro-picalização da comunicação digital do comércio eletrônico chinês AliExpress e sua relação com o consumidor brasileiro. Na reflexão teórica, o estudo se dispõe a refletir sobre a influên-cia das transformações sociais, culturais e tecnológicas nas práticas de consumo na moderni-dade, nos novos modelos comerciais e na comunicação organizacional. Na metodologia, fo-ram empregados de maneira combinada procedimentos de pesquisa quantitativa e qualitativa para o cumprimento dos objetivos específicos. As técnicas metodológicas utilizadas são inspi-radas na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do site da organização e da página oficial AliExpress Brasil na rede social Facebook. No site, verificou-se um fluxo comunica-cional partindo da organização e com conteúdo tropicalizado incluindo estratégias de incenti-vo ao consumo. Já na rede social, por meio das publicações da organização e dos comentários dos usuários, foi possível evidenciar de maneira mais destacada a interação entre os atores e o fluxo comunicacional que parte do público. Somadas as análises, é possível inferir que, a par-tir de iniciativas que evidenciam a tropicalização, o AliExpress se aproxima culturalmente do público brasileiro. Contudo, como consideração maior, notam-se oportunidades para a comu-nicação digital da organização, que não gerencia seu relacionamento com o público brasileiro de maneira adequada.This research aims to understand the digital communication tropicalization process of the chi-nese ecommerce website AliExpress and its relationship with the Brazilian consumer base. In theory, the study sets out to reflect on the influence of social, cultural and technological changes in contemporary consumer practices, new business models and in the organizational communication. In practice, a combination of quantitate and qualitative research procedures were employed to achieve the specific objectives. These techniques involved bibliographical research and analysis of the organization’s website content and the official Facebook page of AliExpress Brazil. On the website, there was a communication flow leaving the organization with tropicalized contents including strategies to encourage consumption. As far as Social Media (in this case Facebook) was concerned, by analyzing the publications of the organiza-tion and user comments, it was possible to identify the interaction between the actors and the communication flow that leaves from the public. With this analysis, it was possible to infer that from the tropicalization initiatives AliExpress is culturally closer to the Brazilian public. However, as further consideration, it can be noticed that there is room for improvement for organization’s digital communication as it fails to manage its relationship with the Brazilian public in an adequate way.application/pdfporComércio eletrônicoComunicação digitalDigital communicationTropicalizationSocial mediaE-commerceAliExpressO processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpressinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972283.pdf000972283.pdfTexto completoapplication/pdf1534929http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/1/000972283.pdf02ab80fb2e5008eed8f46f2af478b053MD51TEXT000972283.pdf.txt000972283.pdf.txtExtracted Texttext/plain137047http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/2/000972283.pdf.txtdef9c7835cf0b07d15349d4e687f91f6MD52THUMBNAIL000972283.pdf.jpg000972283.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/3/000972283.pdf.jpge70308d7d263f8197489e3a6eee91477MD5310183/1258632023-04-01 03:29:11.696314oai:www.lume.ufrgs.br:10183/125863Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-04-01T06:29:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress |
title |
O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress |
spellingShingle |
O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress Almeida, Ana Carolina Lopes de Comércio eletrônico Comunicação digital Digital communication Tropicalization Social media E-commerce AliExpress |
title_short |
O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress |
title_full |
O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress |
title_fullStr |
O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress |
title_full_unstemmed |
O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress |
title_sort |
O processo de tropicalização da comunicação digital do Aliexpress |
author |
Almeida, Ana Carolina Lopes de |
author_facet |
Almeida, Ana Carolina Lopes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Carolina Lopes de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Ana Cristina Cypriano |
contributor_str_mv |
Pereira, Ana Cristina Cypriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Comunicação digital |
topic |
Comércio eletrônico Comunicação digital Digital communication Tropicalization Social media E-commerce AliExpress |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital communication Tropicalization Social media E-commerce AliExpress |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender de que maneira ocorre o processo de tro-picalização da comunicação digital do comércio eletrônico chinês AliExpress e sua relação com o consumidor brasileiro. Na reflexão teórica, o estudo se dispõe a refletir sobre a influên-cia das transformações sociais, culturais e tecnológicas nas práticas de consumo na moderni-dade, nos novos modelos comerciais e na comunicação organizacional. Na metodologia, fo-ram empregados de maneira combinada procedimentos de pesquisa quantitativa e qualitativa para o cumprimento dos objetivos específicos. As técnicas metodológicas utilizadas são inspi-radas na pesquisa bibliográfica e na análise de conteúdo do site da organização e da página oficial AliExpress Brasil na rede social Facebook. No site, verificou-se um fluxo comunica-cional partindo da organização e com conteúdo tropicalizado incluindo estratégias de incenti-vo ao consumo. Já na rede social, por meio das publicações da organização e dos comentários dos usuários, foi possível evidenciar de maneira mais destacada a interação entre os atores e o fluxo comunicacional que parte do público. Somadas as análises, é possível inferir que, a par-tir de iniciativas que evidenciam a tropicalização, o AliExpress se aproxima culturalmente do público brasileiro. Contudo, como consideração maior, notam-se oportunidades para a comu-nicação digital da organização, que não gerencia seu relacionamento com o público brasileiro de maneira adequada. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-27T02:38:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/125863 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972283 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/125863 |
identifier_str_mv |
000972283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/1/000972283.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/2/000972283.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/125863/3/000972283.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
02ab80fb2e5008eed8f46f2af478b053 def9c7835cf0b07d15349d4e687f91f6 e70308d7d263f8197489e3a6eee91477 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224488701919232 |