Coordenação e equilíbrio em relação ao sexo e a idade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/138217 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi comparar a coordenação corporal de meninos e meninas de diferentes idades. Participaram do estudo 29 meninos e 47 meninas com idade entre 6 e 7 anos. As crianças eram provenientes de escolas públicas da cidade de Porto Alegre. Para investigar a coordenação corporal foi utilizado o domínio de coordenação corporal da bateria de testes Buininks-Oseretsky Test of motor Proficiency – SecondEdition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005), que é composto pelos subtestes de coordenação bilateral e equilíbrio. ANOVA One Way foi utilizada para comparar a coordenação em relação ao sexo e a idade. O nível de significância adotado no estudo foi de p<0,05. Os resultados indicaram: a) melhor desempenho na coordenação corporal e na coordenação bilateral favorável aos meninos aos 6 e 7 anos e b) não foram encontradas diferenças significativas entre as idades. Meninos apresentam melhor coordenação comparado as meninas. Oportunidades semelhantes de práticas motoras para meninos e meninas faz-se necessário para que meninas atinjam a proficiência em tarefas de coordenação corporal. |
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Santos, Daniela dosValentini, Nadia Cristina2016-04-14T02:06:59Z2015http://hdl.handle.net/10183/138217000989073O objetivo do estudo foi comparar a coordenação corporal de meninos e meninas de diferentes idades. Participaram do estudo 29 meninos e 47 meninas com idade entre 6 e 7 anos. As crianças eram provenientes de escolas públicas da cidade de Porto Alegre. Para investigar a coordenação corporal foi utilizado o domínio de coordenação corporal da bateria de testes Buininks-Oseretsky Test of motor Proficiency – SecondEdition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005), que é composto pelos subtestes de coordenação bilateral e equilíbrio. ANOVA One Way foi utilizada para comparar a coordenação em relação ao sexo e a idade. O nível de significância adotado no estudo foi de p<0,05. Os resultados indicaram: a) melhor desempenho na coordenação corporal e na coordenação bilateral favorável aos meninos aos 6 e 7 anos e b) não foram encontradas diferenças significativas entre as idades. Meninos apresentam melhor coordenação comparado as meninas. Oportunidades semelhantes de práticas motoras para meninos e meninas faz-se necessário para que meninas atinjam a proficiência em tarefas de coordenação corporal.The purpose of this study was to compare body coordination in boys and girls with different ages. Participated of this study 29 boys and 47 girls aged 6 to 7 years. All children were students of public schools in Porto Alegre. To analyse body coordination participants were assessed using the Battery of Tests of Motor Proficiency of Bruininsk-Oseretsky – Second Edition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005), which is composed by subtests of bilateral coordination and balance. One Way ANOVA was used to compare the coordination regarding gender and age. The significance level was p <0.05. The results indicated: a) better performance in physical coordination and favorable bilateral coordination to boys at 6 and 7 years and b) there were no significant differences between ages. It is concluded that boys have better coordination compared to girls. Similar opportunities experiences for boys and girls are necessary so that girls reach proficiency in body coordination tasks.application/pdfporCoordenação motoraControle do movimentoPostura corporalCriançasCoordinationBalanceGenderAgeChildrenCoordenação e equilíbrio em relação ao sexo e a idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2015Educação Física: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000989073.pdf000989073.pdfTexto completoapplication/pdf431795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138217/1/000989073.pdf805aa70b48e8032d3416c5d48ac612caMD51TEXT000989073.pdf.txt000989073.pdf.txtExtracted Texttext/plain58851http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138217/2/000989073.pdf.txt4cfb747a5ec1aa504068b8207107502dMD52THUMBNAIL000989073.pdf.jpg000989073.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/138217/3/000989073.pdf.jpge8b158bab3f8d59a0ec34146bcaef55eMD5310183/1382172018-10-23 09:05:21.139oai:www.lume.ufrgs.br:10183/138217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-23T12:05:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O objetivo do estudo foi comparar a coordenação corporal de meninos e meninas de diferentes idades. Participaram do estudo 29 meninos e 47 meninas com idade entre 6 e 7 anos. As crianças eram provenientes de escolas públicas da cidade de Porto Alegre. Para investigar a coordenação corporal foi utilizado o domínio de coordenação corporal da bateria de testes Buininks-Oseretsky Test of motor Proficiency – SecondEdition (BOT-2) (BRUININKS; BRUININKS, 2005), que é composto pelos subtestes de coordenação bilateral e equilíbrio. ANOVA One Way foi utilizada para comparar a coordenação em relação ao sexo e a idade. O nível de significância adotado no estudo foi de p<0,05. Os resultados indicaram: a) melhor desempenho na coordenação corporal e na coordenação bilateral favorável aos meninos aos 6 e 7 anos e b) não foram encontradas diferenças significativas entre as idades. Meninos apresentam melhor coordenação comparado as meninas. Oportunidades semelhantes de práticas motoras para meninos e meninas faz-se necessário para que meninas atinjam a proficiência em tarefas de coordenação corporal. |
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