O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Henrique Ferraz dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199396
Resumo: Este trabalho oportunizou a criação de um telejornal escolar como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento da expressão oral de alunos matriculados no 7º ano, em uma escola pública, localizada na cidade de Porto Alegre. Os pressupostos teóricos partiram do conceito de Gênero do Discurso proposto por Bakhtin (2010) realizado por meio da organização de uma sequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004), visando que a prática escolar fosse norteada por uma concepção interativa, social e histórica. O objetivo geral desse estudo foi analisar de que maneira a construção de um telejornal, nas aulas de língua portuguesa, contribui para o desenvolvimento da expressão oral em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia, por sua vez, foi fundamentada em uma pesquisa-ação na qual os participantes foram convidados a vivenciar práticas que envolveram a leitura e produção de textos orais e escritos, além do domínio de ferramentas tecnológicas que permitiram a construção de um telejornal. A análise de dados privilegiou observações referentes à apropriação do gênero telejornal, o desenvolvimento de capacidades de linguagem e o uso de recursos tecnológicos em prol do processo de ensino e aprendizagem. As observações construídas a partir dos objetos de estudo evidenciaram que o trabalho com o gênero telejornal, pautado pela teoria de gêneros do discurso, contribuiu para o desenvolvimento da exposição oral desses alunos, assim como para a motivação do uso das mídias como ferramenta educacional.
id UFRGS-2_5b7145fc06818b039d9fc5e70a1910f8
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199396
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Aline Henrique Ferraz dosZank, Cláudia2019-09-19T03:44:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/199396001101398Este trabalho oportunizou a criação de um telejornal escolar como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento da expressão oral de alunos matriculados no 7º ano, em uma escola pública, localizada na cidade de Porto Alegre. Os pressupostos teóricos partiram do conceito de Gênero do Discurso proposto por Bakhtin (2010) realizado por meio da organização de uma sequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004), visando que a prática escolar fosse norteada por uma concepção interativa, social e histórica. O objetivo geral desse estudo foi analisar de que maneira a construção de um telejornal, nas aulas de língua portuguesa, contribui para o desenvolvimento da expressão oral em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia, por sua vez, foi fundamentada em uma pesquisa-ação na qual os participantes foram convidados a vivenciar práticas que envolveram a leitura e produção de textos orais e escritos, além do domínio de ferramentas tecnológicas que permitiram a construção de um telejornal. A análise de dados privilegiou observações referentes à apropriação do gênero telejornal, o desenvolvimento de capacidades de linguagem e o uso de recursos tecnológicos em prol do processo de ensino e aprendizagem. As observações construídas a partir dos objetos de estudo evidenciaram que o trabalho com o gênero telejornal, pautado pela teoria de gêneros do discurso, contribuiu para o desenvolvimento da exposição oral desses alunos, assim como para a motivação do uso das mídias como ferramenta educacional.This study allowed the creation of a school television news program as a tool to contribute to the development of oral expression in 7th grade students, in a public school, located in Porto Alegre. The theoretical assumptions were based on the concept of Discourse Genre proposed by Bakhtin (2010) through the organization of a didactic sequence (Schneuwly and Dolz, 2004), aiming at the school practice was guided by an interactive, social and historical conception. The general objective of this study was to analyze how the construction of a television news program, in the Portuguese language classes, contributes to the development of oral expression in students in the final years of Elementary School. The methodology, in turn, was based on an action-research in which the participants were invited to experience practices that involved the reading and production of oral and written texts, as well as the mastery of technological tools that allowed the construction of a television news program. Data analysis focused on observations concerning the appropriation of the television news genre, the development of language abilities and the use of technological resources in favor of the teaching and learning process. The observations that were constructed from the objects of study showed that the work with the television news genre, guided by the theory of discourse genres, contributed to the development of the oral exposition of these students, as well as to the motivation of the use of the media as an educational tool.application/pdfporGêneros do discursoOralidadeLinguagemEnsino e aprendizagemDiscourse GenreTelevision news programOral expositionLanguage skillsO telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101398.pdf.txt001101398.pdf.txtExtracted Texttext/plain107245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199396/2/001101398.pdf.txtdcc936791d6bed05881dbd414af26eccMD52ORIGINAL001101398.pdfTexto completoapplication/pdf1215526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199396/1/001101398.pdf379ff3dcf11b1578325fb543c4c405fdMD5110183/1993962019-09-20 03:44:34.262872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:44:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
title O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
spellingShingle O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
Santos, Aline Henrique Ferraz dos
Gêneros do discurso
Oralidade
Linguagem
Ensino e aprendizagem
Discourse Genre
Television news program
Oral exposition
Language skills
title_short O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
title_full O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
title_fullStr O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
title_sort O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
author Santos, Aline Henrique Ferraz dos
author_facet Santos, Aline Henrique Ferraz dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Henrique Ferraz dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zank, Cláudia
contributor_str_mv Zank, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros do discurso
Oralidade
Linguagem
Ensino e aprendizagem
topic Gêneros do discurso
Oralidade
Linguagem
Ensino e aprendizagem
Discourse Genre
Television news program
Oral exposition
Language skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Discourse Genre
Television news program
Oral exposition
Language skills
description Este trabalho oportunizou a criação de um telejornal escolar como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento da expressão oral de alunos matriculados no 7º ano, em uma escola pública, localizada na cidade de Porto Alegre. Os pressupostos teóricos partiram do conceito de Gênero do Discurso proposto por Bakhtin (2010) realizado por meio da organização de uma sequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004), visando que a prática escolar fosse norteada por uma concepção interativa, social e histórica. O objetivo geral desse estudo foi analisar de que maneira a construção de um telejornal, nas aulas de língua portuguesa, contribui para o desenvolvimento da expressão oral em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia, por sua vez, foi fundamentada em uma pesquisa-ação na qual os participantes foram convidados a vivenciar práticas que envolveram a leitura e produção de textos orais e escritos, além do domínio de ferramentas tecnológicas que permitiram a construção de um telejornal. A análise de dados privilegiou observações referentes à apropriação do gênero telejornal, o desenvolvimento de capacidades de linguagem e o uso de recursos tecnológicos em prol do processo de ensino e aprendizagem. As observações construídas a partir dos objetos de estudo evidenciaram que o trabalho com o gênero telejornal, pautado pela teoria de gêneros do discurso, contribuiu para o desenvolvimento da exposição oral desses alunos, assim como para a motivação do uso das mídias como ferramenta educacional.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-19T03:44:03Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199396
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001101398
url http://hdl.handle.net/10183/199396
identifier_str_mv 001101398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199396/2/001101398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199396/1/001101398.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dcc936791d6bed05881dbd414af26ecc
379ff3dcf11b1578325fb543c4c405fd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224580944101376