O telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199396 |
Resumo: | Este trabalho oportunizou a criação de um telejornal escolar como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento da expressão oral de alunos matriculados no 7º ano, em uma escola pública, localizada na cidade de Porto Alegre. Os pressupostos teóricos partiram do conceito de Gênero do Discurso proposto por Bakhtin (2010) realizado por meio da organização de uma sequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004), visando que a prática escolar fosse norteada por uma concepção interativa, social e histórica. O objetivo geral desse estudo foi analisar de que maneira a construção de um telejornal, nas aulas de língua portuguesa, contribui para o desenvolvimento da expressão oral em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia, por sua vez, foi fundamentada em uma pesquisa-ação na qual os participantes foram convidados a vivenciar práticas que envolveram a leitura e produção de textos orais e escritos, além do domínio de ferramentas tecnológicas que permitiram a construção de um telejornal. A análise de dados privilegiou observações referentes à apropriação do gênero telejornal, o desenvolvimento de capacidades de linguagem e o uso de recursos tecnológicos em prol do processo de ensino e aprendizagem. As observações construídas a partir dos objetos de estudo evidenciaram que o trabalho com o gênero telejornal, pautado pela teoria de gêneros do discurso, contribuiu para o desenvolvimento da exposição oral desses alunos, assim como para a motivação do uso das mídias como ferramenta educacional. |
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Santos, Aline Henrique Ferraz dosZank, Cláudia2019-09-19T03:44:03Z2019http://hdl.handle.net/10183/199396001101398Este trabalho oportunizou a criação de um telejornal escolar como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento da expressão oral de alunos matriculados no 7º ano, em uma escola pública, localizada na cidade de Porto Alegre. Os pressupostos teóricos partiram do conceito de Gênero do Discurso proposto por Bakhtin (2010) realizado por meio da organização de uma sequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004), visando que a prática escolar fosse norteada por uma concepção interativa, social e histórica. O objetivo geral desse estudo foi analisar de que maneira a construção de um telejornal, nas aulas de língua portuguesa, contribui para o desenvolvimento da expressão oral em alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia, por sua vez, foi fundamentada em uma pesquisa-ação na qual os participantes foram convidados a vivenciar práticas que envolveram a leitura e produção de textos orais e escritos, além do domínio de ferramentas tecnológicas que permitiram a construção de um telejornal. A análise de dados privilegiou observações referentes à apropriação do gênero telejornal, o desenvolvimento de capacidades de linguagem e o uso de recursos tecnológicos em prol do processo de ensino e aprendizagem. As observações construídas a partir dos objetos de estudo evidenciaram que o trabalho com o gênero telejornal, pautado pela teoria de gêneros do discurso, contribuiu para o desenvolvimento da exposição oral desses alunos, assim como para a motivação do uso das mídias como ferramenta educacional.This study allowed the creation of a school television news program as a tool to contribute to the development of oral expression in 7th grade students, in a public school, located in Porto Alegre. The theoretical assumptions were based on the concept of Discourse Genre proposed by Bakhtin (2010) through the organization of a didactic sequence (Schneuwly and Dolz, 2004), aiming at the school practice was guided by an interactive, social and historical conception. The general objective of this study was to analyze how the construction of a television news program, in the Portuguese language classes, contributes to the development of oral expression in students in the final years of Elementary School. The methodology, in turn, was based on an action-research in which the participants were invited to experience practices that involved the reading and production of oral and written texts, as well as the mastery of technological tools that allowed the construction of a television news program. Data analysis focused on observations concerning the appropriation of the television news genre, the development of language abilities and the use of technological resources in favor of the teaching and learning process. The observations that were constructed from the objects of study showed that the work with the television news genre, guided by the theory of discourse genres, contributed to the development of the oral exposition of these students, as well as to the motivation of the use of the media as an educational tool.application/pdfporGêneros do discursoOralidadeLinguagemEnsino e aprendizagemDiscourse GenreTelevision news programOral expositionLanguage skillsO telejornal escolar como ferramenta para o desenvolvimento da exposição oral de alunos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001101398.pdf.txt001101398.pdf.txtExtracted Texttext/plain107245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199396/2/001101398.pdf.txtdcc936791d6bed05881dbd414af26eccMD52ORIGINAL001101398.pdfTexto completoapplication/pdf1215526http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199396/1/001101398.pdf379ff3dcf11b1578325fb543c4c405fdMD5110183/1993962019-09-20 03:44:34.262872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199396Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-20T06:44:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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