Interesse das crianças, pedagogia de projetos e metacognição : artes de governar a docência na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Guizzo, Bianca Salazar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/158604
Resumo: A partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, o artigo tem como foco de análise os discursos sobre docência na Educação Infantil presentes em relatórios de estágio de acadêmicas concluintes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os discursos presentes nos relatórios são considerados produções históricas constituídas por meio das contribuições de uma matriz pedagógica composta por diferentes proposições teóricas voltadas para a formação de professores. Desse modo, são discutidos os processos de constituição docente, por meio da problematização das estratégias de governamento que produzem as acadêmicas como profissionais de determinado tipo. A partir da análise, é possível inferir que os discursos sobre docência presentes nos relatórios, alicerçados nas noções de respeito aos interesses das crianças, de trabalho com a pedagogia de projetos e do desenvolvimento da prática do “aprender a aprender”, constituem regimes de verdade nos quais se evidenciam ressonâncias de postulados escolanovistas ressignificados na forma de pedagogias contemporâneas de Educação Infantil.
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spelling Carvalho, Rodrigo Saballa deGuizzo, Bianca Salazar2017-05-26T02:30:06Z20162178-2229http://hdl.handle.net/10183/158604001012256A partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, o artigo tem como foco de análise os discursos sobre docência na Educação Infantil presentes em relatórios de estágio de acadêmicas concluintes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os discursos presentes nos relatórios são considerados produções históricas constituídas por meio das contribuições de uma matriz pedagógica composta por diferentes proposições teóricas voltadas para a formação de professores. Desse modo, são discutidos os processos de constituição docente, por meio da problematização das estratégias de governamento que produzem as acadêmicas como profissionais de determinado tipo. A partir da análise, é possível inferir que os discursos sobre docência presentes nos relatórios, alicerçados nas noções de respeito aos interesses das crianças, de trabalho com a pedagogia de projetos e do desenvolvimento da prática do “aprender a aprender”, constituem regimes de verdade nos quais se evidenciam ressonâncias de postulados escolanovistas ressignificados na forma de pedagogias contemporâneas de Educação Infantil.Based on the contributions of studies developed by Michel Foucault, this article analyzes the discourses on teaching in Childhood Education found in trainee reports written by last-year Education students of.. These discourses are regarded as historical productions by way of contributions of an educational matrix composed of different theoretical propositions aimed at teacher training. Thus, the processes of faculty composition are discussed through problematizing government strategies produced by university students as professionals of a certain type. From this analysis, it can be deduced that discourses about teaching found in the reports, grounded on notions of respect of children’s interests, work with pedagogy of projects and development of the practice of “learning to learn” constitute regimens of truth that evidence resonances from redefined New School postulates in the form of contemporary pedagogies in Childhood Education.Partiendo de los aportes de Michel Foucault en sus estudios, el presente artículo se centra en el análisis de los discursos sobre docencia en la Educación Infantil, presentes en informes de pasantía de académicas en etapa de conclusión de un Curso de Licenciatura en Pedagogía. Los discursos presentes en dichos informes son vistos como producciones históricas constituidas por medio de los aportes de una matriz pedagógica compuesta de diferentes proposiciones teóricas dirigidas a la formación de maestros. De esa forma, se discuten los procesos de constitución docente por medio de la problematización de las estrategias de gubernamentalidad que producen dichas estudiantes como profesionales de determinado tipo. A partir del análisis, se pudo inferir que los discursos sobre docencia presentes en los informes, basados en las nociones de respeto a los intereses de los niños, de trabajo con la pedagogía de proyectos y del desarrollo de la práctica del “aprender a aprender” constituyen regímenes de verdad en los cuales se ponen de manifiesto resonancias de postulados de la Escuela Nueva resignificados en forma de pedagogías contemporáneas de Educación Inicial.application/pdfporCadernos de Pesquisa. Maranhão. 2016. Vol. 23, n. especial (set./dez. 2016), p. 212-226Projeto pedagógicoMetacogniçãoCriançaChildhood educationDiscourseTeachingGovernmentEducación infantilDiscursoDocenciaGubernamentalidadInteresse das crianças, pedagogia de projetos e metacognição : artes de governar a docência na educação infantilChildren’s interest, pedagogy of projects andmetacognition : arts of governing teaching in childhood educationInterés de los niños, pedagogía de proyectos y metacognición : artes de gobernar la docencia en la educación inicialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012256.pdf001012256.pdfTexto completoapplication/pdf678654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158604/1/001012256.pdf5a95540a9e0c04d990f30cc07a57e466MD51TEXT001012256.pdf.txt001012256.pdf.txtExtracted Texttext/plain61872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/158604/2/001012256.pdf.txt1770756b7206ce7ba89a52629b941018MD5210183/1586042017-05-27 02:29:51.975584oai:www.lume.ufrgs.br:10183/158604Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-05-27T05:29:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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