INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Guizzo, Bianca Salazar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6215
Resumo: A partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, o artigo tem como foco de análise os discursos sobre docência na Educação Infantil presentes em relatórios de estágio de acadêmicas concluintes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os discursos presentes nos relatórios são considerados produções históricas constituídas por meio das contribuições de uma matriz pedagógica composta por diferentes proposições teóricas voltadas para a formação de professores. Desse modo, são discutidos os processos de constituição docente, por meio da problematização das estratégias de governamento que produzem as acadêmicas como profissionais de determinado tipo. A partir da análise, é possível inferir que os discursos sobre docência presentes nos relatórios, alicerçados nas noções de respeito aos interesses das crianças, de trabalho com a pedagogia de projetos e do desenvolvimento da prática do “aprender a aprender”, constituem regimes de verdade nos quais se evidenciam ressonâncias de postulados escolanovistas ressignificados na forma de pedagogias contemporâneas de Educação Infantil.Palavras-chave: Educação Infantil. Discurso. Docência. Governamento.CHILDREN’S INTEREST, PEDAGOGY OF PROJECTS AND METACOGNITION: arts of governing teaching in childhood educationAbstract: Based on the contributions of studies developed by Michel Foucault, this article analyzes the discourses on teaching in Childhood Education found in trainee reports written by last-year Education students of.. Thesediscourses are regarded as historical productions by way of contributions of an educational matrix composed of different theoretical propositions aimed at teacher training. Thus, the processes of faculty composition are discussed through problematizing government strategies produced by university students as professionals of a certain type. From this analysis, it can be deduced that discourses about teaching found in the reports, grounded on notions of respect of children’s interests, work with pedagogy of projects and development of the practice of “learning to learn” constitute regimens of truth that evidence resonances from redefined New School postulates in the form of contemporary pedagogies in Childhood Education.Keywords: Childhood Education. Discourse. Teaching. Government.INTERÉS DE LOS NIÑOS, PEDAGOGÍA DE PROYECTOS Y METACOGNICIÓN: artes de gobernar la docencia en la educación inicialResumen: Partiendo de los aportes de Michel Foucault en sus estudios, el presente artículo se centra en el análisis de los discursos sobre docencia en la Educación Infantil, presentes en informes de pasantía de académicas en etapa de conclusión de un Curso de Licenciatura en Pedagogía. Los discursos presentes en dichos informes son vistos como producciones históricas constituidas por medio de los aportes de una matriz pedagógica compuesta de diferentes proposiciones teóricas dirigidas a la formación de maestros. De esa forma, se discuten los procesos de constitución docente por medio de la problematización de las estrategias de gubernamentalidad que producen dichas estudiantes como profesionales de determinado tipo. A partir del análisis, se pudo inferir que los discursos sobre docencia presentes en los informes, basados en las nociones de respeto a los intereses de los niños, de trabajo con la pedagogía de proyectos y del desarrollo de la práctica del “aprender a aprender” constituyen regímenes de verdad en los cuales se ponen de manifiesto resonancias de postulados de la Escuela Nueva resignificados en forma de pedagogías contemporáneas de Educación Inicial.Palabras clave: Educación Infantil. Discurso. Docencia. Gubernamentalidad. 
id UFMA-5_8bc4030446638db920ab00874bb94a63
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6215
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantilEducação Infantil. Discurso. Docência. Governamento.A partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, o artigo tem como foco de análise os discursos sobre docência na Educação Infantil presentes em relatórios de estágio de acadêmicas concluintes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os discursos presentes nos relatórios são considerados produções históricas constituídas por meio das contribuições de uma matriz pedagógica composta por diferentes proposições teóricas voltadas para a formação de professores. Desse modo, são discutidos os processos de constituição docente, por meio da problematização das estratégias de governamento que produzem as acadêmicas como profissionais de determinado tipo. A partir da análise, é possível inferir que os discursos sobre docência presentes nos relatórios, alicerçados nas noções de respeito aos interesses das crianças, de trabalho com a pedagogia de projetos e do desenvolvimento da prática do “aprender a aprender”, constituem regimes de verdade nos quais se evidenciam ressonâncias de postulados escolanovistas ressignificados na forma de pedagogias contemporâneas de Educação Infantil.Palavras-chave: Educação Infantil. Discurso. Docência. Governamento.CHILDREN’S INTEREST, PEDAGOGY OF PROJECTS AND METACOGNITION: arts of governing teaching in childhood educationAbstract: Based on the contributions of studies developed by Michel Foucault, this article analyzes the discourses on teaching in Childhood Education found in trainee reports written by last-year Education students of.. Thesediscourses are regarded as historical productions by way of contributions of an educational matrix composed of different theoretical propositions aimed at teacher training. Thus, the processes of faculty composition are discussed through problematizing government strategies produced by university students as professionals of a certain type. From this analysis, it can be deduced that discourses about teaching found in the reports, grounded on notions of respect of children’s interests, work with pedagogy of projects and development of the practice of “learning to learn” constitute regimens of truth that evidence resonances from redefined New School postulates in the form of contemporary pedagogies in Childhood Education.Keywords: Childhood Education. Discourse. Teaching. Government.INTERÉS DE LOS NIÑOS, PEDAGOGÍA DE PROYECTOS Y METACOGNICIÓN: artes de gobernar la docencia en la educación inicialResumen: Partiendo de los aportes de Michel Foucault en sus estudios, el presente artículo se centra en el análisis de los discursos sobre docencia en la Educación Infantil, presentes en informes de pasantía de académicas en etapa de conclusión de un Curso de Licenciatura en Pedagogía. Los discursos presentes en dichos informes son vistos como producciones históricas constituidas por medio de los aportes de una matriz pedagógica compuesta de diferentes proposiciones teóricas dirigidas a la formación de maestros. De esa forma, se discuten los procesos de constitución docente por medio de la problematización de las estrategias de gubernamentalidad que producen dichas estudiantes como profesionales de determinado tipo. A partir del análisis, se pudo inferir que los discursos sobre docencia presentes en los informes, basados en las nociones de respeto a los intereses de los niños, de trabajo con la pedagogía de proyectos y del desarrollo de la práctica del “aprender a aprender” constituyen regímenes de verdad en los cuales se ponen de manifiesto resonancias de postulados de la Escuela Nueva resignificados en forma de pedagogías contemporáneas de Educación Inicial.Palabras clave: Educación Infantil. Discurso. Docencia. Gubernamentalidad. Universidade Federal do Maranhão2017-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/621510.18764/2178-2229.v.23n.especial/p212-226Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 212-2262178-22290102-417510.18764/2178-2229.v.23n.especial2016reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6215/3761Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Rodrigo Saballa deGuizzo, Bianca Salazar2017-02-03T12:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6215Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2024-05-21T19:53:52.049737Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)true
dc.title.none.fl_str_mv INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil
title INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil
spellingShingle INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil
Carvalho, Rodrigo Saballa de
Educação Infantil. Discurso. Docência. Governamento.
title_short INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil
title_full INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil
title_fullStr INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil
title_full_unstemmed INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil
title_sort INTERESSE DAS CRIANÇAS, PEDAGOGIA DE PROJETOS E METACOGNIÇÃO: artes de governar a docência na educação infantil
author Carvalho, Rodrigo Saballa de
author_facet Carvalho, Rodrigo Saballa de
Guizzo, Bianca Salazar
author_role author
author2 Guizzo, Bianca Salazar
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
Guizzo, Bianca Salazar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil. Discurso. Docência. Governamento.
topic Educação Infantil. Discurso. Docência. Governamento.
description A partir das contribuições dos estudos desenvolvidos por Michel Foucault, o artigo tem como foco de análise os discursos sobre docência na Educação Infantil presentes em relatórios de estágio de acadêmicas concluintes de um Curso de Licenciatura em Pedagogia. Os discursos presentes nos relatórios são considerados produções históricas constituídas por meio das contribuições de uma matriz pedagógica composta por diferentes proposições teóricas voltadas para a formação de professores. Desse modo, são discutidos os processos de constituição docente, por meio da problematização das estratégias de governamento que produzem as acadêmicas como profissionais de determinado tipo. A partir da análise, é possível inferir que os discursos sobre docência presentes nos relatórios, alicerçados nas noções de respeito aos interesses das crianças, de trabalho com a pedagogia de projetos e do desenvolvimento da prática do “aprender a aprender”, constituem regimes de verdade nos quais se evidenciam ressonâncias de postulados escolanovistas ressignificados na forma de pedagogias contemporâneas de Educação Infantil.Palavras-chave: Educação Infantil. Discurso. Docência. Governamento.CHILDREN’S INTEREST, PEDAGOGY OF PROJECTS AND METACOGNITION: arts of governing teaching in childhood educationAbstract: Based on the contributions of studies developed by Michel Foucault, this article analyzes the discourses on teaching in Childhood Education found in trainee reports written by last-year Education students of.. Thesediscourses are regarded as historical productions by way of contributions of an educational matrix composed of different theoretical propositions aimed at teacher training. Thus, the processes of faculty composition are discussed through problematizing government strategies produced by university students as professionals of a certain type. From this analysis, it can be deduced that discourses about teaching found in the reports, grounded on notions of respect of children’s interests, work with pedagogy of projects and development of the practice of “learning to learn” constitute regimens of truth that evidence resonances from redefined New School postulates in the form of contemporary pedagogies in Childhood Education.Keywords: Childhood Education. Discourse. Teaching. Government.INTERÉS DE LOS NIÑOS, PEDAGOGÍA DE PROYECTOS Y METACOGNICIÓN: artes de gobernar la docencia en la educación inicialResumen: Partiendo de los aportes de Michel Foucault en sus estudios, el presente artículo se centra en el análisis de los discursos sobre docencia en la Educación Infantil, presentes en informes de pasantía de académicas en etapa de conclusión de un Curso de Licenciatura en Pedagogía. Los discursos presentes en dichos informes son vistos como producciones históricas constituidas por medio de los aportes de una matriz pedagógica compuesta de diferentes proposiciones teóricas dirigidas a la formación de maestros. De esa forma, se discuten los procesos de constitución docente por medio de la problematización de las estrategias de gubernamentalidad que producen dichas estudiantes como profesionales de determinado tipo. A partir del análisis, se pudo inferir que los discursos sobre docencia presentes en los informes, basados en las nociones de respeto a los intereses de los niños, de trabajo con la pedagogía de proyectos y del desarrollo de la práctica del “aprender a aprender” constituyen regímenes de verdad en los cuales se ponen de manifiesto resonancias de postulados de la Escuela Nueva resignificados en forma de pedagogías contemporáneas de Educación Inicial.Palabras clave: Educación Infantil. Discurso. Docencia. Gubernamentalidad. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6215
10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p212-226
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6215
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v.23n.especial/p212-226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/6215/3761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 23, n. especial, set./dez. 2016; 212-226
2178-2229
0102-4175
10.18764/2178-2229.v.23n.especial2016
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1799874878953750528