A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forell, Fernanda Moraes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/273780
Resumo: Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais interligou a pesquisa teórica à prática docente do Estágio Curricular na busca de caminhos para aproximar a arte à vida dos alunos, quando a partir de observações percebi um afastamento considerável entre os dois. Visou pensar formas possíveis para aproximá-los, a partir de teorias articuladas a pensadores que enxergam a arte e a educação como um processo que dialoga com a vida e, a partir disso, estabelecem conexões e relações que possibilitam uma experiência mais profunda da trajetória do aprendizado, colocando o resultado de qualquer ação, como segundo plano. A fim de provocar aos alunos experiências estéticas, por meio de proposições articuladas por uma estética relacional ao longo das aulas, busca reconhecer, na prática do estágio, indícios da aproximação dos alunos com a arte. Para pensar questões relacionadas à experiência, busquei dois autores já consagrados na área, John Dewey e Jorge Larrosa. Para acrescentar à arte conceitos relacionais que a ampliam para além do objeto final, trouxe noções sobre estética relacional, a partir de Nicolas Bourriad. Para os temas de ensino e aprendizado, apoiei-me em ideias de Silvio Gallo e Luis Camnitzer que dialogam com esses conceitos por meio do protagonismo e valorização do aprendizado único do indivíduo. Para costurar algumas ideias no tocante à prática do estágio, encontrei em Stela Barbieri confiança para justificar um caminho de aprendizado mais aberto e subjetivo e, em Virgínia Kastrup, ideias para pensar a experiência estética como um exercício para ampliação do pensamento. Por fim, a partir de Andrea Hofstaetter e Mirian Celeste Martins foram desenvolvidas algumas ideias sobre objeto propositor e jogo, que foram ferramentas fundamentais para esse processo.
id UFRGS-2_5c3e43cc916f4e7edcda905f5a036310
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273780
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Forell, Fernanda MoraesRosa, Aline Nunes da2024-03-19T05:04:31Z2024http://hdl.handle.net/10183/273780001198381Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais interligou a pesquisa teórica à prática docente do Estágio Curricular na busca de caminhos para aproximar a arte à vida dos alunos, quando a partir de observações percebi um afastamento considerável entre os dois. Visou pensar formas possíveis para aproximá-los, a partir de teorias articuladas a pensadores que enxergam a arte e a educação como um processo que dialoga com a vida e, a partir disso, estabelecem conexões e relações que possibilitam uma experiência mais profunda da trajetória do aprendizado, colocando o resultado de qualquer ação, como segundo plano. A fim de provocar aos alunos experiências estéticas, por meio de proposições articuladas por uma estética relacional ao longo das aulas, busca reconhecer, na prática do estágio, indícios da aproximação dos alunos com a arte. Para pensar questões relacionadas à experiência, busquei dois autores já consagrados na área, John Dewey e Jorge Larrosa. Para acrescentar à arte conceitos relacionais que a ampliam para além do objeto final, trouxe noções sobre estética relacional, a partir de Nicolas Bourriad. Para os temas de ensino e aprendizado, apoiei-me em ideias de Silvio Gallo e Luis Camnitzer que dialogam com esses conceitos por meio do protagonismo e valorização do aprendizado único do indivíduo. Para costurar algumas ideias no tocante à prática do estágio, encontrei em Stela Barbieri confiança para justificar um caminho de aprendizado mais aberto e subjetivo e, em Virgínia Kastrup, ideias para pensar a experiência estética como um exercício para ampliação do pensamento. Por fim, a partir de Andrea Hofstaetter e Mirian Celeste Martins foram desenvolvidas algumas ideias sobre objeto propositor e jogo, que foram ferramentas fundamentais para esse processo.application/pdfporArtes visuaisEstética relacionalEnsino : AprendizagemExperiênciaArte : VidaA experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198381.pdf.txt001198381.pdf.txtExtracted Texttext/plain92499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273780/2/001198381.pdf.txt42af920e9225d9623a29c0f87bbe69c2MD52ORIGINAL001198381.pdfTexto completoapplication/pdf6171391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273780/1/001198381.pdff68c95d9d902492033498ad57ff3fba0MD5110183/2737802024-03-20 04:48:56.472018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273780Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T07:48:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
title A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
spellingShingle A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
Forell, Fernanda Moraes
Artes visuais
Estética relacional
Ensino : Aprendizagem
Experiência
Arte : Vida
title_short A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
title_full A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
title_fullStr A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
title_full_unstemmed A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
title_sort A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
author Forell, Fernanda Moraes
author_facet Forell, Fernanda Moraes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forell, Fernanda Moraes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rosa, Aline Nunes da
contributor_str_mv Rosa, Aline Nunes da
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Estética relacional
Ensino : Aprendizagem
Experiência
Arte : Vida
topic Artes visuais
Estética relacional
Ensino : Aprendizagem
Experiência
Arte : Vida
description Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais interligou a pesquisa teórica à prática docente do Estágio Curricular na busca de caminhos para aproximar a arte à vida dos alunos, quando a partir de observações percebi um afastamento considerável entre os dois. Visou pensar formas possíveis para aproximá-los, a partir de teorias articuladas a pensadores que enxergam a arte e a educação como um processo que dialoga com a vida e, a partir disso, estabelecem conexões e relações que possibilitam uma experiência mais profunda da trajetória do aprendizado, colocando o resultado de qualquer ação, como segundo plano. A fim de provocar aos alunos experiências estéticas, por meio de proposições articuladas por uma estética relacional ao longo das aulas, busca reconhecer, na prática do estágio, indícios da aproximação dos alunos com a arte. Para pensar questões relacionadas à experiência, busquei dois autores já consagrados na área, John Dewey e Jorge Larrosa. Para acrescentar à arte conceitos relacionais que a ampliam para além do objeto final, trouxe noções sobre estética relacional, a partir de Nicolas Bourriad. Para os temas de ensino e aprendizado, apoiei-me em ideias de Silvio Gallo e Luis Camnitzer que dialogam com esses conceitos por meio do protagonismo e valorização do aprendizado único do indivíduo. Para costurar algumas ideias no tocante à prática do estágio, encontrei em Stela Barbieri confiança para justificar um caminho de aprendizado mais aberto e subjetivo e, em Virgínia Kastrup, ideias para pensar a experiência estética como um exercício para ampliação do pensamento. Por fim, a partir de Andrea Hofstaetter e Mirian Celeste Martins foram desenvolvidas algumas ideias sobre objeto propositor e jogo, que foram ferramentas fundamentais para esse processo.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-19T05:04:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/273780
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001198381
url http://hdl.handle.net/10183/273780
identifier_str_mv 001198381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273780/2/001198381.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273780/1/001198381.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42af920e9225d9623a29c0f87bbe69c2
f68c95d9d902492033498ad57ff3fba0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224679163166720