A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/273780 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais interligou a pesquisa teórica à prática docente do Estágio Curricular na busca de caminhos para aproximar a arte à vida dos alunos, quando a partir de observações percebi um afastamento considerável entre os dois. Visou pensar formas possíveis para aproximá-los, a partir de teorias articuladas a pensadores que enxergam a arte e a educação como um processo que dialoga com a vida e, a partir disso, estabelecem conexões e relações que possibilitam uma experiência mais profunda da trajetória do aprendizado, colocando o resultado de qualquer ação, como segundo plano. A fim de provocar aos alunos experiências estéticas, por meio de proposições articuladas por uma estética relacional ao longo das aulas, busca reconhecer, na prática do estágio, indícios da aproximação dos alunos com a arte. Para pensar questões relacionadas à experiência, busquei dois autores já consagrados na área, John Dewey e Jorge Larrosa. Para acrescentar à arte conceitos relacionais que a ampliam para além do objeto final, trouxe noções sobre estética relacional, a partir de Nicolas Bourriad. Para os temas de ensino e aprendizado, apoiei-me em ideias de Silvio Gallo e Luis Camnitzer que dialogam com esses conceitos por meio do protagonismo e valorização do aprendizado único do indivíduo. Para costurar algumas ideias no tocante à prática do estágio, encontrei em Stela Barbieri confiança para justificar um caminho de aprendizado mais aberto e subjetivo e, em Virgínia Kastrup, ideias para pensar a experiência estética como um exercício para ampliação do pensamento. Por fim, a partir de Andrea Hofstaetter e Mirian Celeste Martins foram desenvolvidas algumas ideias sobre objeto propositor e jogo, que foram ferramentas fundamentais para esse processo. |
id |
UFRGS-2_5c3e43cc916f4e7edcda905f5a036310 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273780 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Forell, Fernanda MoraesRosa, Aline Nunes da2024-03-19T05:04:31Z2024http://hdl.handle.net/10183/273780001198381Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais interligou a pesquisa teórica à prática docente do Estágio Curricular na busca de caminhos para aproximar a arte à vida dos alunos, quando a partir de observações percebi um afastamento considerável entre os dois. Visou pensar formas possíveis para aproximá-los, a partir de teorias articuladas a pensadores que enxergam a arte e a educação como um processo que dialoga com a vida e, a partir disso, estabelecem conexões e relações que possibilitam uma experiência mais profunda da trajetória do aprendizado, colocando o resultado de qualquer ação, como segundo plano. A fim de provocar aos alunos experiências estéticas, por meio de proposições articuladas por uma estética relacional ao longo das aulas, busca reconhecer, na prática do estágio, indícios da aproximação dos alunos com a arte. Para pensar questões relacionadas à experiência, busquei dois autores já consagrados na área, John Dewey e Jorge Larrosa. Para acrescentar à arte conceitos relacionais que a ampliam para além do objeto final, trouxe noções sobre estética relacional, a partir de Nicolas Bourriad. Para os temas de ensino e aprendizado, apoiei-me em ideias de Silvio Gallo e Luis Camnitzer que dialogam com esses conceitos por meio do protagonismo e valorização do aprendizado único do indivíduo. Para costurar algumas ideias no tocante à prática do estágio, encontrei em Stela Barbieri confiança para justificar um caminho de aprendizado mais aberto e subjetivo e, em Virgínia Kastrup, ideias para pensar a experiência estética como um exercício para ampliação do pensamento. Por fim, a partir de Andrea Hofstaetter e Mirian Celeste Martins foram desenvolvidas algumas ideias sobre objeto propositor e jogo, que foram ferramentas fundamentais para esse processo.application/pdfporArtes visuaisEstética relacionalEnsino : AprendizagemExperiênciaArte : VidaA experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2024Artes Visuais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001198381.pdf.txt001198381.pdf.txtExtracted Texttext/plain92499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273780/2/001198381.pdf.txt42af920e9225d9623a29c0f87bbe69c2MD52ORIGINAL001198381.pdfTexto completoapplication/pdf6171391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273780/1/001198381.pdff68c95d9d902492033498ad57ff3fba0MD5110183/2737802024-03-20 04:48:56.472018oai:www.lume.ufrgs.br:10183/273780Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-03-20T07:48:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos |
title |
A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos |
spellingShingle |
A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos Forell, Fernanda Moraes Artes visuais Estética relacional Ensino : Aprendizagem Experiência Arte : Vida |
title_short |
A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos |
title_full |
A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos |
title_fullStr |
A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos |
title_full_unstemmed |
A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos |
title_sort |
A experiência de uma arte propositiva : caminhos de aproximação entre arte e a vida dos alunos |
author |
Forell, Fernanda Moraes |
author_facet |
Forell, Fernanda Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Forell, Fernanda Moraes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rosa, Aline Nunes da |
contributor_str_mv |
Rosa, Aline Nunes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes visuais Estética relacional Ensino : Aprendizagem Experiência Arte : Vida |
topic |
Artes visuais Estética relacional Ensino : Aprendizagem Experiência Arte : Vida |
description |
Este trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Artes Visuais interligou a pesquisa teórica à prática docente do Estágio Curricular na busca de caminhos para aproximar a arte à vida dos alunos, quando a partir de observações percebi um afastamento considerável entre os dois. Visou pensar formas possíveis para aproximá-los, a partir de teorias articuladas a pensadores que enxergam a arte e a educação como um processo que dialoga com a vida e, a partir disso, estabelecem conexões e relações que possibilitam uma experiência mais profunda da trajetória do aprendizado, colocando o resultado de qualquer ação, como segundo plano. A fim de provocar aos alunos experiências estéticas, por meio de proposições articuladas por uma estética relacional ao longo das aulas, busca reconhecer, na prática do estágio, indícios da aproximação dos alunos com a arte. Para pensar questões relacionadas à experiência, busquei dois autores já consagrados na área, John Dewey e Jorge Larrosa. Para acrescentar à arte conceitos relacionais que a ampliam para além do objeto final, trouxe noções sobre estética relacional, a partir de Nicolas Bourriad. Para os temas de ensino e aprendizado, apoiei-me em ideias de Silvio Gallo e Luis Camnitzer que dialogam com esses conceitos por meio do protagonismo e valorização do aprendizado único do indivíduo. Para costurar algumas ideias no tocante à prática do estágio, encontrei em Stela Barbieri confiança para justificar um caminho de aprendizado mais aberto e subjetivo e, em Virgínia Kastrup, ideias para pensar a experiência estética como um exercício para ampliação do pensamento. Por fim, a partir de Andrea Hofstaetter e Mirian Celeste Martins foram desenvolvidas algumas ideias sobre objeto propositor e jogo, que foram ferramentas fundamentais para esse processo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-19T05:04:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/273780 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001198381 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/273780 |
identifier_str_mv |
001198381 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273780/2/001198381.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/273780/1/001198381.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
42af920e9225d9623a29c0f87bbe69c2 f68c95d9d902492033498ad57ff3fba0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224679163166720 |