Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/270376 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso objetiva servir como um estudo teórico acerca da temática da avaliação de textos escritos no contexto escolar por meio da exploração das características, das vantagens e das desvantagens de três formas de fornecer feedback para orientar futuras reescritas: os bilhetes orientadores, a grade de avaliação e a avaliação entre pares. Por meio do estudo aqui realizado, tem-se, também, como finalidade que os docentes possam refletir sobre a melhor forma de dar feedback em seu contexto de ensino, objetivando a proficiência escrita de seus alunos. Além disso, defende-se que qualquer um dos tipos de feedback explorados neste trabalho só estará a serviço de uma formação para a cidadania caso tenha como pressuposto a reescrita dos textos, já que é somente com novas oportunidades de prática que os alunos poderão atingir a proficiência nos diversos gêneros que circulam nas esferas sociais e, assim, serem cidadãos críticos e participativos na sociedade da qual fazem parte. |
id |
UFRGS-2_5c5c523a6f7cb403a9486feb32201b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270376 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Hensel, Maria Cláudia da SilvaSchoffen, Juliana Roquele2023-12-19T03:25:10Z2023http://hdl.handle.net/10183/270376001189732O presente trabalho de conclusão de curso objetiva servir como um estudo teórico acerca da temática da avaliação de textos escritos no contexto escolar por meio da exploração das características, das vantagens e das desvantagens de três formas de fornecer feedback para orientar futuras reescritas: os bilhetes orientadores, a grade de avaliação e a avaliação entre pares. Por meio do estudo aqui realizado, tem-se, também, como finalidade que os docentes possam refletir sobre a melhor forma de dar feedback em seu contexto de ensino, objetivando a proficiência escrita de seus alunos. Além disso, defende-se que qualquer um dos tipos de feedback explorados neste trabalho só estará a serviço de uma formação para a cidadania caso tenha como pressuposto a reescrita dos textos, já que é somente com novas oportunidades de prática que os alunos poderão atingir a proficiência nos diversos gêneros que circulam nas esferas sociais e, assim, serem cidadãos críticos e participativos na sociedade da qual fazem parte.The present study aims to serve as a theoretical exploration about the evaluation of written texts in the school context through the exploration of the features, the advantages, and the disadvantages of three ways of providing feedback to guide future rewrites: guiding notes, assessment rubrics, and peer assessment. The goal of this study is also to prompt educators to reflect upon the ideal type of feedback to adopt in their classes aiming to enhance their students' writing proficiency. Furthermore, it is intended to demonstrate that any of the types of feedback explored in this work will only contribute to citizenship education if they are based on the assumption of text rewriting, as it is only through new practice opportunities that students can achieve writing proficiency in the various genres circulating in the social spheres. This way, they can become critical and participative citizens in the society to which they belong.application/pdfporAvaliação da aprendizagemEnsino : Lingua portuguesaReescritaAvaliaçãoFeedbackRewritingFeedbackGuiding notesAssessment rubricsPeer assessmentAvaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2023Letras: Português e Inglês: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001189732.pdf.txt001189732.pdf.txtExtracted Texttext/plain104363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270376/2/001189732.pdf.txt3863c8c9e28280fffbc33a217158fe7cMD52ORIGINAL001189732.pdfTexto completoapplication/pdf511674http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270376/1/001189732.pdf0832198f8daf54de515dc2081ba35903MD5110183/2703762023-12-20 04:22:53.000374oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270376Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-20T06:22:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos |
title |
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos |
spellingShingle |
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos Hensel, Maria Cláudia da Silva Avaliação da aprendizagem Ensino : Lingua portuguesa Reescrita Avaliação Feedback Rewriting Feedback Guiding notes Assessment rubrics Peer assessment |
title_short |
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos |
title_full |
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos |
title_fullStr |
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos |
title_full_unstemmed |
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos |
title_sort |
Avaliação de textos na escola : um estudo sobre feedback com vistas à reescrita de textos |
author |
Hensel, Maria Cláudia da Silva |
author_facet |
Hensel, Maria Cláudia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hensel, Maria Cláudia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Schoffen, Juliana Roquele |
contributor_str_mv |
Schoffen, Juliana Roquele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem Ensino : Lingua portuguesa Reescrita Avaliação Feedback |
topic |
Avaliação da aprendizagem Ensino : Lingua portuguesa Reescrita Avaliação Feedback Rewriting Feedback Guiding notes Assessment rubrics Peer assessment |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Rewriting Feedback Guiding notes Assessment rubrics Peer assessment |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso objetiva servir como um estudo teórico acerca da temática da avaliação de textos escritos no contexto escolar por meio da exploração das características, das vantagens e das desvantagens de três formas de fornecer feedback para orientar futuras reescritas: os bilhetes orientadores, a grade de avaliação e a avaliação entre pares. Por meio do estudo aqui realizado, tem-se, também, como finalidade que os docentes possam refletir sobre a melhor forma de dar feedback em seu contexto de ensino, objetivando a proficiência escrita de seus alunos. Além disso, defende-se que qualquer um dos tipos de feedback explorados neste trabalho só estará a serviço de uma formação para a cidadania caso tenha como pressuposto a reescrita dos textos, já que é somente com novas oportunidades de prática que os alunos poderão atingir a proficiência nos diversos gêneros que circulam nas esferas sociais e, assim, serem cidadãos críticos e participativos na sociedade da qual fazem parte. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-19T03:25:10Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/270376 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001189732 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/270376 |
identifier_str_mv |
001189732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270376/2/001189732.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270376/1/001189732.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3863c8c9e28280fffbc33a217158fe7c 0832198f8daf54de515dc2081ba35903 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447355447574528 |