Relações entre o público e o privado e a formação de professores no programa jovem de futuro do Instituto Unibanco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/259137 |
Resumo: | Este artigo analisa as implicações para a formação de professores das parcerias entre o público e o privado na educação. Os dados apresentados são da pesquisa que estuda a parceria entre o Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro em redes públicas de Ensino Médio no Brasil que é parte da pesquisa CNPq “Implicações da relação público-privada para a democratização da educação”, realizada pelo Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação. As principais fontes foram documentos vinculados ao tema. O referencial teórico-metodológico parte do pressuposto de que a política educacional não é, simplesmente, determinada pelas mudanças que estão ocorrendo na redefinição do papel do Estado, mas é parte constitutiva dessas mudanças. Portanto, é importante analisar a política educacional atual no contexto da redefinição do papel do Estado, que está inserida em um movimento maior do capitalismo em que, na tentativa de superar sua crise, foram estabelecidas como estratégias principais o neoliberalismo, a globalização, a reestruturação produtiva e a terceira via. Estratégias que acabaram redefinindo as fronteiras entre o público e o privado, tanto na alteração da propriedade (público não estatal), quanto ao que permanece na propriedade estatal, mas passa a ter a lógica do mercado, reorganizando os processos de gestão (quase-mercado). Esse processo tem implicações nas políticas educacionais e, mais especificamente, na parceria público-privada, que acaba por redefinir o conteúdo das políticas públicas de educação. É a lógica privada mercantil no sistema público influenciando a gestão, o currículo das escolas e a formação dos professores. Dessa forma, analisaremos, neste artigo, como ocorre a formação dos professores na proposta do Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro, abordando o conteúdo da proposta de gestão do programa.Escolhemos pesquisar o Instituto Unibanco por ter atu ação nacional, mas são muitas as parcerias que influenciam redes públicas de educação atualmente no Brasil. |
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Peroni, Vera Maria Vidal2023-06-17T03:38:03Z20141982-8632http://hdl.handle.net/10183/259137000980602Este artigo analisa as implicações para a formação de professores das parcerias entre o público e o privado na educação. Os dados apresentados são da pesquisa que estuda a parceria entre o Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro em redes públicas de Ensino Médio no Brasil que é parte da pesquisa CNPq “Implicações da relação público-privada para a democratização da educação”, realizada pelo Grupo de Pesquisa: Relações entre o Público e o Privado na Educação. As principais fontes foram documentos vinculados ao tema. O referencial teórico-metodológico parte do pressuposto de que a política educacional não é, simplesmente, determinada pelas mudanças que estão ocorrendo na redefinição do papel do Estado, mas é parte constitutiva dessas mudanças. Portanto, é importante analisar a política educacional atual no contexto da redefinição do papel do Estado, que está inserida em um movimento maior do capitalismo em que, na tentativa de superar sua crise, foram estabelecidas como estratégias principais o neoliberalismo, a globalização, a reestruturação produtiva e a terceira via. Estratégias que acabaram redefinindo as fronteiras entre o público e o privado, tanto na alteração da propriedade (público não estatal), quanto ao que permanece na propriedade estatal, mas passa a ter a lógica do mercado, reorganizando os processos de gestão (quase-mercado). Esse processo tem implicações nas políticas educacionais e, mais especificamente, na parceria público-privada, que acaba por redefinir o conteúdo das políticas públicas de educação. É a lógica privada mercantil no sistema público influenciando a gestão, o currículo das escolas e a formação dos professores. Dessa forma, analisaremos, neste artigo, como ocorre a formação dos professores na proposta do Instituto Unibanco através do Programa Jovem de Futuro, abordando o conteúdo da proposta de gestão do programa.Escolhemos pesquisar o Instituto Unibanco por ter atu ação nacional, mas são muitas as parcerias que influenciam redes públicas de educação atualmente no Brasil.This paper aims to analyze the implications for teacher training partnerships between the public and private education. The data presented are from the research that studies the partnership between Institute Unibanco by Program Jovem de Futuro in public networks of high school in Brazil that is part of the research CNPq “Implications of public-private relationship to the democratization of education” conducted by Research Group: Relations between the Public and the Private in Education. The main sources were documents related to the issue. The methodological theoretical framework assumes that educational policy is not simply determined by the changes taking place in redefining the role of the state, but is an integral part of these changes. Therefore, it is important to analyze the current educational policy in the context of redefining the state’s role, which is part of a larger movement of capitalism that, in trying to overcome its crisis; have been established as key strategies neoliberalism, globalization, restructuring productive and the third way. Strategies that ended up redefining the boundaries between public and private, both in change of ownership (public non-state), as to what remains in state ownership, but is replaced by the logic of the market, reorganizing management processes (quasi- market) .This process has implications for educational policy, and more specifically, the public-private partnership, which ultimately redefine the content of public education policies. It is the private market logic in the public system influencing the management, the curriculum of schools and teacher training. Thus, we will analyze in this paper, as in the training of teachers in the proposal of the Institute Unibanco through the Program Jovem de Futuro, addressing the contents of the pro gram management proposal. We chose to search Instituto Unibanco because it is national presence, but there are many other partnerships that influence public networks of education today in Brazil.application/pdfporRevista @mbienteeducação. São Paulo. Vol. 7, n. 3, (set./dez. 2014), p. 537-551Política educacionalFormação de professoresPublicPrivateTeacher trainingRelações entre o público e o privado e a formação de professores no programa jovem de futuro do Instituto UnibancoRelations between the public and the private and teacher training in youth of future program of the Unibanco Institute info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000980602.pdf.txt000980602.pdf.txtExtracted Texttext/plain42917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259137/2/000980602.pdf.txt0ac3b04470e58cfb321b12a504fd3b3fMD52ORIGINAL000980602.pdfTexto completoapplication/pdf354841http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259137/1/000980602.pdfbaf01581eb013126547980b6788ccd39MD5110183/2591372023-12-24 04:26:51.031526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259137Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-24T06:26:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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