A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Neusa Chaves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereyra, Miguel Angel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/204744
Resumo: A gestão democrática, como modo de organização da escola pública, pode ser traduzida, em sua historicidade contemporânea, como uma ação coletiva que exige mudanças na estrutura autocrática e hierárquica da unidade escolar. Neste artigo analisamos o processo de construção da legislação sobre gestão escolar democrática em contextos de reformas educacionais locais, tomando por base os casos brasileiro e espanhol. Metodologicamente, entendemos a legislação educacional como documentos que incorporam discursos revestidos de autoridade legítima, especialmente de Estado, que difundem concepções de mundo fruto de disputas por hegemonia no campo das políticas educacionais. Em termos de resultados, nosso estudo aponta que, ao longo do processo de produção de legislação para a gestão escolar democrática, os dois países que investigamos apresentam avanços e recuos em relação tanto à especificação dos atores escolares que deveriam participar nos processos de tomada de decisões sobre as questões escolares, quanto sobre quais seriam as instâncias de participação na gestão escolar.
id UFRGS-2_5cbf87c01ff50022cdd5eca5507f8602
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204744
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Batista, Neusa ChavesPereyra, Miguel Angel2020-01-22T04:09:59Z20201068-2341http://hdl.handle.net/10183/204744001110445A gestão democrática, como modo de organização da escola pública, pode ser traduzida, em sua historicidade contemporânea, como uma ação coletiva que exige mudanças na estrutura autocrática e hierárquica da unidade escolar. Neste artigo analisamos o processo de construção da legislação sobre gestão escolar democrática em contextos de reformas educacionais locais, tomando por base os casos brasileiro e espanhol. Metodologicamente, entendemos a legislação educacional como documentos que incorporam discursos revestidos de autoridade legítima, especialmente de Estado, que difundem concepções de mundo fruto de disputas por hegemonia no campo das políticas educacionais. Em termos de resultados, nosso estudo aponta que, ao longo do processo de produção de legislação para a gestão escolar democrática, os dois países que investigamos apresentam avanços e recuos em relação tanto à especificação dos atores escolares que deveriam participar nos processos de tomada de decisões sobre as questões escolares, quanto sobre quais seriam as instâncias de participação na gestão escolar.Democratic management as a way of organizing the public school can be translated in its contemporary historicity as a collective action that demands changes in the autocratic and hierarchical structure of the school unit. In this article we analyze the process of constructing legislation on democratic school management in contexts of local educational reforms, based on Brazilian and Spanish cases. Methodologically, we understand educational legislation as documents that incorporate discourses coated with legitimate authority, especially of the State, and that spread conceptions of the world as a result of disputes over hegemony in the field of educational policies. In terms of results our study points out that throughout the process of producing legislation for democratic school management, the two countries investigated present advances and retreats regarding the specification of the school actors who should participate in the decision-making processes on the issues, as well as on the instances of participation in school management.La gestión democrática, como modo de organización de la escuela pública puede ser traducida, en su historicidad contemporánea, como una acción colectiva que exige cambios en la estructura autocrática y jerárquica de la unidad escolar. Este artículo analiza el proceso de construcción de la legislación sobre gestión escolar democrática en contextos de reformas educativas locales, tomando como base los casos brasileño y español. Metodológicamente, entiende la legislación educativa como documentos que incorporan discursos revestidos de autoridad legítima, especialmente de Estado, que difunden concepciones de mundo fruto de disputas por hegemonía en el campo de las políticas educativas. En términos de resultados el estudio apunta que, a lo largo del proceso de producción de legislación para la gestión escolar democrática, los dos países investigados presentan avances y retrocesos en relación tanto con la especificación de los actores escolares que deberían participar en los procesos de toma de decisiones sobre las cuestiones escolares cuanto sobre cuáles serían las instancias de participación en la gestión escolar.application/pdfporEducation policy analysis archives. Arizona. Vol. 28, n. 2 (2020), p. 1-28Política educacionalGestão democráticaDemocratic ManagementPublic SchoolEducational ReformsEducational LegislationComparative EducationBrazilGestión DemocráticaEscuela PúblicaReformas EducativasLegislación EducativaBrasilEducación ComparadaA gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e EspanhaThe democratic management of the public school in contexts of local educational reforms : a comparative study between Brazil and SpainLa gestión democrática de la escuela pública en contextos de reformas educativas locales : estudio comparado entre Brasil y EspañaEstrangeiroinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110445.pdf.txt001110445.pdf.txtExtracted Texttext/plain108980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204744/2/001110445.pdf.txt416726c49c749510235c8f728006ac5dMD52ORIGINAL001110445.pdfTexto completoapplication/pdf423802http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204744/1/001110445.pdfa920eb327fd0cd01dc0fd1329a564424MD5110183/2047442021-03-09 04:26:11.35763oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204744Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-03-09T07:26:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The democratic management of the public school in contexts of local educational reforms : a comparative study between Brazil and Spain
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La gestión democrática de la escuela pública en contextos de reformas educativas locales : estudio comparado entre Brasil y España
title A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha
spellingShingle A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha
Batista, Neusa Chaves
Política educacional
Gestão democrática
Democratic Management
Public School
Educational Reforms
Educational Legislation
Comparative Education
Brazil
Gestión Democrática
Escuela Pública
Reformas Educativas
Legislación Educativa
Brasil
Educación Comparada
title_short A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha
title_full A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha
title_fullStr A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha
title_full_unstemmed A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha
title_sort A gestão democrática da escola pública em contextos de reformas educacionais locais : estudo comparado entre Brasil e Espanha
author Batista, Neusa Chaves
author_facet Batista, Neusa Chaves
Pereyra, Miguel Angel
author_role author
author2 Pereyra, Miguel Angel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Neusa Chaves
Pereyra, Miguel Angel
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Gestão democrática
topic Política educacional
Gestão democrática
Democratic Management
Public School
Educational Reforms
Educational Legislation
Comparative Education
Brazil
Gestión Democrática
Escuela Pública
Reformas Educativas
Legislación Educativa
Brasil
Educación Comparada
dc.subject.eng.fl_str_mv Democratic Management
Public School
Educational Reforms
Educational Legislation
Comparative Education
Brazil
dc.subject.spa.fl_str_mv Gestión Democrática
Escuela Pública
Reformas Educativas
Legislación Educativa
Brasil
Educación Comparada
description A gestão democrática, como modo de organização da escola pública, pode ser traduzida, em sua historicidade contemporânea, como uma ação coletiva que exige mudanças na estrutura autocrática e hierárquica da unidade escolar. Neste artigo analisamos o processo de construção da legislação sobre gestão escolar democrática em contextos de reformas educacionais locais, tomando por base os casos brasileiro e espanhol. Metodologicamente, entendemos a legislação educacional como documentos que incorporam discursos revestidos de autoridade legítima, especialmente de Estado, que difundem concepções de mundo fruto de disputas por hegemonia no campo das políticas educacionais. Em termos de resultados, nosso estudo aponta que, ao longo do processo de produção de legislação para a gestão escolar democrática, os dois países que investigamos apresentam avanços e recuos em relação tanto à especificação dos atores escolares que deveriam participar nos processos de tomada de decisões sobre as questões escolares, quanto sobre quais seriam as instâncias de participação na gestão escolar.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-01-22T04:09:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.driver.fl_str_mv Estrangeiro
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/204744
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1068-2341
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110445
identifier_str_mv 1068-2341
001110445
url http://hdl.handle.net/10183/204744
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Education policy analysis archives. Arizona. Vol. 28, n. 2 (2020), p. 1-28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204744/2/001110445.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204744/1/001110445.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 416726c49c749510235c8f728006ac5d
a920eb327fd0cd01dc0fd1329a564424
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487422294556672