As construções geométricas no ensino dos quadriláteros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berti, Carine Muraro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/66857
Resumo: Este trabalho consiste em uma proposta para o estudo da Geometria Euclidiana, especificamente dos quadriláteros, com alunos do Ensino Fundamental, utilizando as construções geométricas com régua e compasso e o software GeoGebra. A fundamentação teórica utilizada para o desenvolvimento da prática baseia-se na teoria de van Hiele que permite analisar a aprendizagem e a formação de conceitos geométricos dos sujeitos participantes, de acordo com os níveis de compreensão e as fases de aprendizagem. Apresentamos um breve estudo sobre o processo histórico do ensino de Geometria e do Desenho Geométrico, assim como, alguns episódios que contribuíram para o seu gradual abandono. Ainda, acrescentamos algumas observações a respeito das orientações propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Por último, descrevemos a prática desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, e a análise de algumas atividades envolvendo as construções geométricas dos quadriláteros. Com a fundamentação teórica utilizada e as análises dos encontros, observamos nos alunos um avanço do 1o Nível para o 2º Nível de van Hiele, pois foi possível perceber que os alunos analisavam e identificavam as figuras geométricas pelas suas propriedades. Identificamos aspectos positivos ao aliar materiais concretos com um recurso tecnológico: a régua e o compasso por aprimorar a coordenação motora fina e os traçados do desenho e o software GeoGebra por proporcionar dinamismo às construções geométricas.
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