Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/143179
Resumo: Com o surgimento da Sociedade do Conhecimento, as práticas de Recursos Humanos passaram por muitas transformações, sobretudo no que diz respeito às ações de capacitação. Tais mudanças pretendem manter as organizações competitivas no mercado contemporâneo, e despertam o debate sobre novas demandas por qualificação e formação continuada da força de trabalho. Paralelamente, as novas tecnologias desenvolvidas a partir do século XX produziram alternativas para gerir o conhecimento nas organizações, bem como para treinar e desenvolver os empregados. Com isso, nos útimos anos, a Educação a Distância (EaD) vem surgindo como uma das mais importantes e modernas ferramentas de transmissão do conhecimento e democratização da informação. Considera-se que para que essa modalidade de ensino não seja um problema para a organização e para que sejam alcançados os objetivos esperados, tal metodologia deve ser projetada, implantada e gerenciada adequadamente. Nesse sentido, este trabalho busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: que ações podem ser tomadas afim de aumentar a probabilidade de sucesso da EaD no contexto organizacional? Por meio da investigação na literatura, buscou-se trazer ao conhecimento elementos que possam auxiliar a conhecer e solucionar as principais dificuldades e barreiras enfrentadas quando da utilização da EaD, permitindo identificar quais são os fatores críticos de sucesso na implantação e gestão dessa modalidade de ensino no contexto organizacional. Por fim, este trabalho também buscou levantar as principais contribuições dos profissionais da Psicologia neste processo. A partir da revisão bibliográfica, foi possível identificar as principais barreiras e dificuldades da implantação e gestão da EaD, bem como ações para minimizá-las, e algumas das contribuições do psicólogo nesse contexto. Trata-se de uma temática de grande relevância e que deve ser pesquisada em profundidade, devido ao fato de que atualmente a capacitação de pessoas nas organizações assume um papel de diferencial no mercado.
id UFRGS-2_5d316eda914461477d6f7c6f7ddf07ff
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143179
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Mendonça, Clarissa Gonçalves PereiraEccel, Cláudia Sirangelo2016-07-02T02:24:17Z2015http://hdl.handle.net/10183/143179000993177Com o surgimento da Sociedade do Conhecimento, as práticas de Recursos Humanos passaram por muitas transformações, sobretudo no que diz respeito às ações de capacitação. Tais mudanças pretendem manter as organizações competitivas no mercado contemporâneo, e despertam o debate sobre novas demandas por qualificação e formação continuada da força de trabalho. Paralelamente, as novas tecnologias desenvolvidas a partir do século XX produziram alternativas para gerir o conhecimento nas organizações, bem como para treinar e desenvolver os empregados. Com isso, nos útimos anos, a Educação a Distância (EaD) vem surgindo como uma das mais importantes e modernas ferramentas de transmissão do conhecimento e democratização da informação. Considera-se que para que essa modalidade de ensino não seja um problema para a organização e para que sejam alcançados os objetivos esperados, tal metodologia deve ser projetada, implantada e gerenciada adequadamente. Nesse sentido, este trabalho busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: que ações podem ser tomadas afim de aumentar a probabilidade de sucesso da EaD no contexto organizacional? Por meio da investigação na literatura, buscou-se trazer ao conhecimento elementos que possam auxiliar a conhecer e solucionar as principais dificuldades e barreiras enfrentadas quando da utilização da EaD, permitindo identificar quais são os fatores críticos de sucesso na implantação e gestão dessa modalidade de ensino no contexto organizacional. Por fim, este trabalho também buscou levantar as principais contribuições dos profissionais da Psicologia neste processo. A partir da revisão bibliográfica, foi possível identificar as principais barreiras e dificuldades da implantação e gestão da EaD, bem como ações para minimizá-las, e algumas das contribuições do psicólogo nesse contexto. Trata-se de uma temática de grande relevância e que deve ser pesquisada em profundidade, devido ao fato de que atualmente a capacitação de pessoas nas organizações assume um papel de diferencial no mercado.application/pdfporPsicologia organizacionalEducação a distânciaFatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Organizacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993177.pdf000993177.pdfTexto completoapplication/pdf731080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/1/000993177.pdf6ae0c76da9cd891c1ba2a753137c9b52MD51TEXT000993177.pdf.txt000993177.pdf.txtExtracted Texttext/plain79138http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/2/000993177.pdf.txte4bfc7873d2e7f3197bfc812c10cc911MD52THUMBNAIL000993177.pdf.jpg000993177.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/3/000993177.pdf.jpgca736d8fc9131d3cff24a5ad4e74bc9bMD5310183/1431792022-09-18 04:48:28.642876oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143179Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-09-18T07:48:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
title Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
spellingShingle Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira
Psicologia organizacional
Educação a distância
title_short Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
title_full Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
title_fullStr Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
title_full_unstemmed Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
title_sort Fatores críticos de sucesso da educação a distância no ambiente corporativo
author Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira
author_facet Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Clarissa Gonçalves Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eccel, Cláudia Sirangelo
contributor_str_mv Eccel, Cláudia Sirangelo
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia organizacional
Educação a distância
topic Psicologia organizacional
Educação a distância
description Com o surgimento da Sociedade do Conhecimento, as práticas de Recursos Humanos passaram por muitas transformações, sobretudo no que diz respeito às ações de capacitação. Tais mudanças pretendem manter as organizações competitivas no mercado contemporâneo, e despertam o debate sobre novas demandas por qualificação e formação continuada da força de trabalho. Paralelamente, as novas tecnologias desenvolvidas a partir do século XX produziram alternativas para gerir o conhecimento nas organizações, bem como para treinar e desenvolver os empregados. Com isso, nos útimos anos, a Educação a Distância (EaD) vem surgindo como uma das mais importantes e modernas ferramentas de transmissão do conhecimento e democratização da informação. Considera-se que para que essa modalidade de ensino não seja um problema para a organização e para que sejam alcançados os objetivos esperados, tal metodologia deve ser projetada, implantada e gerenciada adequadamente. Nesse sentido, este trabalho busca responder a seguinte pergunta de pesquisa: que ações podem ser tomadas afim de aumentar a probabilidade de sucesso da EaD no contexto organizacional? Por meio da investigação na literatura, buscou-se trazer ao conhecimento elementos que possam auxiliar a conhecer e solucionar as principais dificuldades e barreiras enfrentadas quando da utilização da EaD, permitindo identificar quais são os fatores críticos de sucesso na implantação e gestão dessa modalidade de ensino no contexto organizacional. Por fim, este trabalho também buscou levantar as principais contribuições dos profissionais da Psicologia neste processo. A partir da revisão bibliográfica, foi possível identificar as principais barreiras e dificuldades da implantação e gestão da EaD, bem como ações para minimizá-las, e algumas das contribuições do psicólogo nesse contexto. Trata-se de uma temática de grande relevância e que deve ser pesquisada em profundidade, devido ao fato de que atualmente a capacitação de pessoas nas organizações assume um papel de diferencial no mercado.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-07-02T02:24:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/143179
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993177
url http://hdl.handle.net/10183/143179
identifier_str_mv 000993177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/1/000993177.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/2/000993177.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/143179/3/000993177.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ae0c76da9cd891c1ba2a753137c9b52
e4bfc7873d2e7f3197bfc812c10cc911
ca736d8fc9131d3cff24a5ad4e74bc9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224512015958016