Fatores determinantes do sucesso em programas de educação corporativa a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weiblen, Bruno
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/4538
Resumo: This present study aims to identify the critical success factors in corporate distance education programs, based on the case study of SICREDI, Cooperative Credit System with more than 10.000 employees and 1.000 units around Brazil. The study characterizes itself as descriptive-exploratory, due to the no validation of research instruments to measure the critical success factors in distance education, being mostly quantitative. Thus, the present study seeked, through the application of Reeves´ model (1997) and adapted by Joia (2005), to identify the relation of the 10 dimensions (constructs), defining and characterizing the variables, with the dependent variable success (goals achievement). The results founded showed 35% of relation with the factors Motivation Source, Structural Flexibility, Pedagogical Philosophy and Cultural Sensibility with the dependent variable success (goals achievement). The study is aligned with Joia and Costa (2005) in the factor Motivation Source and with Joia and Lima (2007) at the factor Pedagogical Philosophy. Otherwise, the few research developed till now with the present model show that the projects change in each company when referring to the factors that lead to success in distance education initiatives. Therefore, is necessary, by the limitations of case studies (used in all the researches with the present model), to proceed with multi-cases with a higher number of organizations and respondents, permitting, then, the theory consolidation about the critical success factors in corporate distance education programs.
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The results founded showed 35% of relation with the factors Motivation Source, Structural Flexibility, Pedagogical Philosophy and Cultural Sensibility with the dependent variable success (goals achievement). The study is aligned with Joia and Costa (2005) in the factor Motivation Source and with Joia and Lima (2007) at the factor Pedagogical Philosophy. Otherwise, the few research developed till now with the present model show that the projects change in each company when referring to the factors that lead to success in distance education initiatives. Therefore, is necessary, by the limitations of case studies (used in all the researches with the present model), to proceed with multi-cases with a higher number of organizations and respondents, permitting, then, the theory consolidation about the critical success factors in corporate distance education programs.O presente estudo tem por objetivo identificar os fatores determinantes do sucesso em programas de educação corporativa a distância, com base no estudo de caso do SICREDI, Sistema Cooperativo de Crédito com mais de 10.000 colaboradores e 1.000 unidades no Brasil. O estudo caracteriza-se por ser de natureza descritivoexploratória, devido a não validação de instrumentos para mensuração dos fatores críticos de sucesso em educação a distância, sendo eminentemente quantitativo. Dessa forma, o trabalho em questão buscou, através da aplicação do modelo de Reeves (1997) e adaptado por Joia (2005), identificar a relação das 10 dimensões (constructos), com a definição e caracterização das variáveis, com a variável dependente sucesso (atingimento dos objetivos). Os resultados encontrados mostraram uma relação de 35% dos fatores Fonte de Motivação, Flexibilidade Estrutural, Filosofia Pedagógica e Sensibilidade Cultural com a variável dependente sucesso (atingimento dos objetivos). O trabalho alinha-se com Joia e Costa (2005) no fator Fonte de Motivação e com Joia e Lima (2007) no fator Filosofia Pedagógica. Entretanto, as poucas pesquisas realizadas até então com o presente modelo mostram que os projetos mudam em cada empresa no que se refere aos fatores que levam ao sucesso das iniciativas de educação a distância. Dessa forma, é necessário, pelas limitações dos estudos de caso (usados em todas as pesquisas com o modelo), proceder-se com estudos multi-casos com um número bem maior de organizações e respondentes, podendo-se então, começar-se a consolidação da teoria acerca dos fatores chaves do sucesso em educação corporativa a distância.application/pdfporUniversidade Federal de Santa MariaPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoUFSMBRAdministraçãoEducação corporativaEducação a distânciaFatores chaves de sucesso em e-learningCorporate educationDistance educationE-learningE-learning critical success factorsCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOFatores determinantes do sucesso em programas de educação corporativa a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisLöbler, Mauri Leodirhttp://lattes.cnpq.br/7320669188854401Grohmann, Márcia Zampierihttp://lattes.cnpq.br/6154967504992274Brodbeck, Angela Freitaghttp://lattes.cnpq.br/2129889838494421http://lattes.cnpq.br/5725668431871520Weiblen, Bruno600200000006400500300300300d9244443-77bd-4792-9922-767bfd048f0965adbbf5-fd5a-4bb0-af54-2d057a39993ed61dd7ca-ee78-4e0f-9a59-d1f47811d1c7221ed8ae-d980-4b22-b13a-d10db34c5209info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMORIGINALBRUNOWEIBLEIN.pdfapplication/pdf1851598http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4538/1/BRUNOWEIBLEIN.pdf8e18a0d425593723a83515a252b54433MD51TEXTBRUNOWEIBLEIN.pdf.txtBRUNOWEIBLEIN.pdf.txtExtracted texttext/plain173822http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4538/2/BRUNOWEIBLEIN.pdf.txt1017929673f9e45923f7f23046aaf9bfMD52THUMBNAILBRUNOWEIBLEIN.pdf.jpgBRUNOWEIBLEIN.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4900http://repositorio.ufsm.br/bitstream/1/4538/3/BRUNOWEIBLEIN.pdf.jpg5a064df56d99a042f4914eab3ca2f5abMD531/45382023-05-03 09:41:14.772oai:repositorio.ufsm.br:1/4538Repositório Institucionalhttp://repositorio.ufsm.br/PUBhttp://repositorio.ufsm.br/oai/requestopendoar:39132023-05-03T12:41:14Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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